Salvador terá dois dias de pré-carnaval em novo circuito Orlando Tapajós

carnaval
24.11.2015, 11:10:00

Salvador terá dois dias de pré-carnaval em novo circuito Orlando Tapajós

Além do Furdunço, folião vai ganhar mais um dia de festa com Fuzuê, que levará ao público um carnaval acústico, com bandas de sopro, percussão e batucada

Para fazer o esquente do Carnaval de 2016 a prefeitura organizou dois dias de festa no novo circuito Orlando Tapajós, que será montado na avenida Oceânica, entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra. O pré-carnaval será realizado na semana que antecede a festa oficial, nos dias 30 e 31 de janeiro. Os desfiles acontecem a partir das 15h.

Além do domingo do Furdunço, que acontece no dia 31 de janeiro desde 2014, o folião vai ganhar mais um dia de festa. No sábado (30), será realizado o Fuzuê, que trará para o público um carnaval acústico, com bandas de sopro, percussão e batucada.

Além do Furdunço, pré-carnaval ganha Fuzu
 (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

Os grupos culturais desfilarão no chão, sem carro de som e sem cordas. A ideia, segundo a prefeitura, é fazer uma releitura dos carnavais de época e trazer um novo público para curtir na rua. "Neste dia está totalmente proibido trio elétrico e qualquer tipo de música eletrônica. Nossa ideia é fazer um sábado acústico, de percussão, com música em sua forma genuína e tradicional", disse o prefeito ACM Neto.

Tanto o Fuzuê quanto o Furdunço, que reúne bandinhas e fanfarras, contam com atrações gratuitas e sem cordas. As bandas terão como palco oficial o circuito Orlando Tapajós, que se estende do Clube Espanhol até o Largo do Farol da Barra pela avenida Oceânica. O nome do circuito é uma homenagem ao artista que revolucionou o trio elétrico. 

"É com muita satisfação que estou sendo homenageado nesse circuito. Agradeço ao prefeito por essa homenagem justa. Sou um artista carnavalesco de longas datas. Esse ano completo 60 anos de trio elétrico. Tenho muito orgulho. A minha mamãe dizia 'meu filho você é carnavalesco desde quando estava em minha barriga pq lá você pulava muito'. Ainda estou brincando, pulando e indo pra rua", afirmou Orlando.

Atrações
Entre as atrações confirmadas para o Fuzuê estão os grupos culturais Jacú, Barão, Saku, Cheio, Pierrô de Plataforma, Paraoano Sai Milhó, Kori Efan, As Kiviteiras, Mutuantes, Ganhadeiras de Itapuã, Commanches, mascarados de Maragogipe.

A atrações do Furdunço ainda não foram divulgadas. Segundo a prefeitura, estão em fase de escolha. As bandas e grupos têm até a próxima sexta-feira (27) para se candidatar ao evento. O edital de chamamento está disponível no site www.compras.salvador.ba.gov.br.

Antecipação da vinda dos turistas
De acordo com o prefeito ACM Neto, a ideia de fazer um Pré-Carnaval tem um apelo não só artístico, em oferecer opções culturais diferenciadas para os foliões, mas também em antecipar a chegada dos turistas em Salvador.

Vindo mais cedo para a capital, o turista consumiria mais nos estabelecimentos soteropolitanos, gerando, consequentemente, mais renda para a cidade. “É uma aposta da prefeitura que a gente consiga antecipar a vinda do turista, aumentando a movimentação de todo setor de serviços envolvido na indústria turística da cidade”, disse o prefeito. 

A antecipação da programação carnavalesca é uma estratégia prefeitura para se beneficiar com o atual momento da economia brasileira, que enfrenta uma recessão. “Nosso objetivo é fazer com que possamos nos beneficiar nesse momento de alta do dólar, do turismo nacional, onde as pessoas estão se planejando para não sair do país, isso tem beneficiado muito os eventos em Salvador”, afirmou o presidente da Saltur, Isaac Eddington. A expectativa é que salvador receba 700 mil turistas durante o Carnaval.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas