Salvador vai aplicar vacina contra covid-19 em adolescentes de escolas municipais

Prefeitura inicia imunização nesta quarta (6), voltada para jovens entre 12 a 17 anos que ainda não receberam nenhuma dose

Publicado em 5 de outubro de 2021 às 20:36

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Jefferson Peixoto/Secom

A Prefeitura de Salvador informou que vai aplicar a primeira dose da vacina contra a covid-19 em escolas da rede municipal de ensino nesta quarta-feira (06). O objetivo da ação é atender aos adolescentes entre 12 a 17 anos que ainda não iniciaram o ciclo vacinal. 

A ação é uma parceria entre as secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Educação (Smed). Ao todo, 319 instituições de ensino da capital serão contempladas, de forma escalonada, a partir de quarta. Nesses locais foram identificados adolescentes que ainda não se vacinaram com a primeira dose. Para ter acesso ao imunizante é necessário ter o nome na lista da SMS. 

A aplicação da primeira dose está suspensa, nesta quarta-feira (6), para pessoas com 18 anos ou mais; para gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, além dos jovens de 12 a 17 anos com e sem comorbidades ou deficiência. 

A aplicação da 2ª dose da Oxford, Pfizer e CoronaVac segue em ritmo normal. Os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e pacientes em hemodiálise com nome na lista da SMS também seguem com acesso à 3ª dose nesta quarta. 

Pessoas que completaram o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisam fazer uma nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente. As equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para vacinar esse público.   

Para aqueles que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa. Para realizar o cadastro, basta acessar o site www.saude.salvador.ba.gov.br/fale-com-a-ouvidoria/. É necessário informar nome completo, CPF, data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose, nome da vacina, local em que tomou a primeira e telefone de contato.  

Após o cadastro, é preciso aguardar o contato da SMS informando dia e local da vacina. Aqueles que já fizeram o cadastro, mas ainda não receberam contato da Ouvidoria da Saúde, devem aguardar a comunicação para o agendamento.

Confira os locais de imunização na quarta-feira:

2ª DOSE OXFORD

PROGRAMADA PARA ATÉ O DIA 31 DE OUTUBRO – 8H ÀS 16H

As pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 31 de outubro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Vila Militar (Dendezeiros), FBDC Brotas, Faculdade Universo (Avenida ACM) e Unijorge (Paralela). 

Pontos fixos: USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), FBDC Brotas, USF Curralinho, USF Pirajá, UBS Nelson Pihauy Dourado (Águas Claras) e USF San Martim III.  

2ª DOSE CORONAVAC

PROGRAMADA PARA ATÉ O DIA 7 DE OUTUBRO – 8H ÀS 16H

Todas as pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 7 de outubro de 2021 já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thru: Uninassau (Pituba) 

Pontos fixos: UBS Pelourinho, USF Terreiro de Jesus, USF Alto de Coutos II, USF Itacaranha, USF Rio Sena, USF Cajazeiras XI, USF Fazenda Grande III, USF Itapuã, USF Mussurunga, UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF Joanes Leste, USF Ursula Catharino (Garcia), USF Estrada das Barreiras, USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Prof. Guilherme Rodrigues da Silva (Arenoso), UBS Castelo Branco, USF São Marcos, USF Vila Nova de Pituaçu, USF San Martim I, UBS Marechal Rondon, UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Mario Andrea (Sete Portas), USF Candeal Pequeno, UBS Cesar de Araújo (Boca do Rio) e USF Parque de Pituaçu.

2ª DOSE PFIZER

PROGRAMADA PARA ATÉ O DIA 31 DE OUTUBRO – 8H ÀS 16H

As pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 31 de outubro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Parque de Exposições (Paralela), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina e Shopping Bela Vista. 

Pontos fixos: USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Tubarão, USF Cajazeiras X, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), Universidade Católica do Salvador – Campus Pituaçu, USF Federação, CSU Pernambués e Shopping Bela Vista. 

3ª DOSE

PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 28 DE ABRIL – 8H ÀS 16H

A aplicação da terceira dose será administrada em idosos com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 28 de abril de 2021. Antes de se dirigirem aos postos devem conferir se o nome está na lista do site da SMS.

Para este público também está disponível o serviço Vacina Express, assim como para os indivíduos acamados ou com dificuldade de locomoção. Não é necessário realizar um novo cadastro no sistema quem já teve acesso ao serviço, a equipe retornará automaticamente. O site é o vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br.

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Arena Fonte Nova (Nazaré) e FBDC Cabula. 

Pontos fixos: USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II, USF Beira Mangue, USF Fernando Filgueiras, USF Vale do Matatu, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), USF São Cristóvão, USF Eduardo Mamede (Mussurunga) e USF Imbuí. 

3ª DOSE

PACIENTES EM HEMODIÁLISE QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 7 DE SETEMBRO – 8H ÀS 16H

Podem se dirigir ao ponto aqueles que receberam a 2ª dose até o dia 7 de setembro de 2021. É necessário ter o nome na lista do site da SMS.  

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Arena Fonte Nova (Nazaré) e FBDC Cabula. 

Pontos fixos: USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II, USF Beira Mangue, USF Fernando Filgueiras, USF Vale do Matatu, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), USF São Cristóvão, USF Eduardo Mamede (Mussurunga) e USF Imbuí. 

3ª DOSE

TRABALHADORES DA SAÚDE QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 28 DE ABRIL – 08H ÀS 16H 

Podem se dirigir ao ponto aqueles que receberam a 2ª dose até o dia 28 de abril de 2021. É necessário ter o nome na lista do site da SMS.  

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Arena Fonte Nova (Nazaré) e FBDC Cabula. 

Pontos fixos: USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II, USF Beira Mangue, USF Fernando Filgueiras, USF Vale do Matatu, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), USF São Cristóvão, USF Eduardo Mamede (Mussurunga) e USF Imbuí.