Salvador vai retomar vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos

Decisão da prefeitura segue a Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB)

Publicado em 17 de setembro de 2021 às 16:02

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: .

Salvador retoma neste sábado (18) a vacinação de adolescentes acima de 13 anos. A decisão da prefeitura segue a Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), desta sexta-feira (17), que discutiu a retomada após mudança no entendimento do Ministério da Saúde, que havia recomendado a suspensão da imunização de adolescentes entre 12 e 17 anos, exceto para os adolescentes com comorbidades.

"Com a recomendação da CIB, amanhã vamos retomar a vacinação dos adolescente com a galera de 13 anos ou mais. Então, meu povo, prepara o braço e #partiu vacina!", comemorou o prefeito Bruno Reis no Twitter.

Paralisação e filas A prefeitura chegou a suspender na quinta a vacinação desse público, mas o prefeito Bruno Reis criticou a recomendação do Ministério da Saúde hoje e afirmou que a retomada da imunização era avaliada.

“Eu considero essa decisão equivocada, mas todas as decisões que foram para vacinar, eu cumpri. E as que foram para não vacinar, eu também cumpri. Eu não vou manter a vacinação sem o respaldo legal, e sem ter a segurança necessária para a população”, disse. Ele aguardava justamente um posicionamento da CIB sobre o assunto.

“Tudo isso contribui para gerar ainda mais instabilidade nesse processo. Uma decisão como essa precisa ser previamente comunicada e tem que ser com bastante respaldo. Mas o que estamos vendo no Brasil hoje é uma confusão. O Ministério da Saúde toma uma decisão. A Anvisa é contra essa decisão. O Conass e o Conasems são contra essa decisão. As associações de imunização são contra essa decisão. O Ministério da Saúde, de forma isolada, tomou essa decisão”, lamentou o prefeito.

Decisão Na decisão, a CIB afirma que a vacinação nessa faixa é sustentada e justificada por evidências científicas, além de apoio de entidades nacionais e internacionais, como a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que manteve a autorização de uso da vacina da Pfizer para essa faixa etária.

"O Ministério da Saúde implementou unilateralmente decisões sem respaldo técnico e científico. Diferente da posição ministerial, a Bahia reuniu especialistas, a exemplo da presidente da Sociedade Baiana de Infectologia, Miralba Freire, bem como do diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Antônio Bandeira. Ambos refutam a iniciativa do Ministério da Saúde de suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidade ou deficiência permanente", afirma a secretária da Saúde da Bahia em exercício, Tereza Paim.

Outras entidades, como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), também se posicionaram contrárias a decisão do Ministério da Saúde.

Até esta sexta-feira, a Bahia vacinou 129.284 adolescentes com idade de 12 a 17 anos, sendo 109.704 sem comorbidades, 16.437 com comorbidades, 1.856 com deficiência permanente e 1.287 adolescentes gestantes e puérperas.