Samsung anuncia Galaxy Note 9 com S Pen mais poderosa

Caneta tem agora conexão Bluetooth, podendo controlar o aparelho de até dez metros de distância

Publicado em 9 de agosto de 2018 às 15:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A Samsung lançou nesta quinta-feira (9) o Galaxy Note 9, seu topo de linha que vem a caneta S Pen. O celular tem algumas das novidades do Galaxy S9+, anunciado em fevereiro, incluindo a câmera com abertura variável. A bateria é enome e há uma versão com 512 GB de armazenamento. 

A S Pen tem agora conexão Bluetooth, podendo controlar o aparelho de até dez metros de distância. Dá para usar a caneta para tirar selfie, passar slides em apresentação e até controlar a reprodução de um vídeo no YouTube apertando um botão lateral. A Samsung informou que 40 segundos de carga permitem que a caneta funcione por meia hora ou 200 pressionamentos.

O DeX, que transforma o celular em desktop, também teve um upgrade. Se antes era preciso ligar o aparelho a um dock para poder usar com um monitor, agora só é preciso um adaptador de USB-C para HDMI. O acessório é vendido separadamente. 

A versão que vem para o Brasil tem o processador Qualcoom Snapdragon 45. Fora isso, o telefone tem tela Super Amoled, com 6,4 polegadas, dual sim, câmera frontal de 8 megapixxels e a traseira dupla com 12 megapixels - a principal tem abertura variando de f/1,5 a f/2,4. A bateria tem capacidade de 4.000 mAh, acima do Galaxy S9+. 

O aparelho poderá ser comprado com 6GB de RAM e 128 GB de armazenamento ou 8 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. Com um microSD, dá para expandir para 1 TB de espaço. 

O aparelho chega nas cores azul, preto, cobre e lavanda. O Brasil não tem data marcada para início de vendas, nem preço sugerido. A Samsung fará um pré-registro para interessados de hoje até o dia 29. Nos EUA, onde foi o lançamento, o aparelho começa uma pré-venda a partir de amanhã com o modelo de entrada por 999 dólares e o mais avançado por US$ 1250. A venda direta e pelas operadoras lá começa em 24 de agosto.