Santo Antônio de Jesus mantém tradição das quadrilhas no São João

Quarto destino da websérie São João na Estrada mostra o aspecto dançante e festivo da badalada cidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2019 às 17:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Com pouco mais de 100 mil habitantes - o que a consolida como uma das maiores cidades do interior do estado -, Santo Antônio de Jesus (SAJ) é conhecida pelo festejo pop de grandes estrelas da música. Ao mesmo tempo, mantém a tradição das quadrilhas e é isso que mostra o quarto episódio da websérie São João na Estrada: o aspecto dançante e festivo das quadrilhas da cidade que fica a 190 quilômetros de Salvador.

"A quadrilha é uma manifestação cultural que expressa a dinâmica sociocultural do seu tempo. Considero a quadrilha uma encenação dançante, festiva, cantante e brincante que se apresenta notadamente nos períodos juninos, num contexto sociocultural específico do nordeste brasileiro", destaca o professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Jânio Roque Castro. Além do vídeo de SAJ, serão publicados vídeos sobre outros destinos do especial São João na Estrada, que visitou também as cidades de Amargosa, Cruz das Almas, Mucugê e Santo Antônio de Jesus.

A série São João na Estrada integra o projeto Correio 40 anos, que tem oferecimento do Bradesco, patrocínio do Hapvida e Sotero Ambiental, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, apoio de Vinci Airports, Senai, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Sebrae, Itaipava Arena Fonte Nova e Santa Casa da Bahia.

Para conferir todos os espisódios da websérie, acesse o site https://www.correio24horas.com.br/saojoaonaestrada/