Santos anuncia suspensão de contrato com atacante Robinho

Condenado em primeira instância na Itália pelo estupro de uma mulher, jogador diz que quebrou vínculo 'para focar nas coisas pessoais'

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2020 às 19:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Ivan Storti/Santos FC

Robinho não será mais jogador do Santos. Nesta sexta-feira (16), o clube anunciou que, em comum acordo com o atacante, suspendeu a validade do contrato, que havia firmado no dia 10 de outubro. A decisão vem após a reportagem publicada pelo site ge.com, que revelou gravações e detalhes da sentença do jogador pelo estupro coletivo de uma mulher na Itália. 

O contrato de Robinho com o Santos era válido por cinco meses, até o fim do Campeonato Brasileiro. Ele chegou a ser registrado na CBF, mas ainda não tinha data marcada para estrear. Nas redes sociais, o jogador gravou um vídeo e também falou sobre a suspensão do contrato."Com muita tristeza no coração, venho falar para vocês que tomei a decisão junto do presidente de suspender meu contrato neste momento conturbado da minha vida. Meu objetivo sempre foi ajudar o Santos Futebol Clube. Se de alguma forma estou atrapalhando, é melhor que eu saia e foque nas minhas coisas pessoais. Para os torcedores do Peixão e aqueles que gostam de mim, vou provar minha inocência", disse Robinho.

Transcrições das gravações de conversas telefônicas, publicadas pelo site, mostram que Robinho sabia que a jovem de origem albanesa estava alcoolizada. Além disso, a polícia italiana instalou um grampo no carro do jogador, que conseguiu captar conversas que, para a Justiça do país europeu, são "auto acusatórias".

Entre elas, uma resposta do atleta sobre a investigação: "Estou rindo porque não estou nem aí, a mulher estava completamente bêbada, não sabe nem o que aconteceu". Robinho foi condenado pela Justiça italiana a nove anos de prisão por violência sexual de grupo contra a jovem.

Após a publicação da matéria, conselheiros e patrocinadores do Santos pressionaram para que o clube desistisse da contratação. Caso contrário, empresas parceiras ameaçaram rescisões dos contratos ou suspensão dos pagamentos até que houvesse o julgamento em segunda instância na Itália.

A Orthopride foi a primeira a se posicionar, ainda antes dos desdobramentos dessa sexta-feira (16), e a única que rompeu com o Peixe. A Brahma informou que teve seu contrato de patrocínio com o Santos encerrado no dia 1º de outubro de 2020, e que não retomaria as conversas pela renovação com Robinho no clube.