São João é santo bom para aquecer as vendas na Bahia no período de festas

Por Flávio Oliveira

  • Foto do(a) author(a) Flavio Oliveira
  • Flavio Oliveira

Publicado em 19 de junho de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Festas populares – além de um bem cultural – também são importantes em sua dimensão econômica. Prova disso é que mesmo em um ano até aqui mais ou menos, grandes redes supermercadistas fazem projeções otimistas para o período de São João, uma festa tipicamente nordestina e, no caso da Bahia, mais forte no interior que na capital. A rede Assaí Atacadista, por exemplo, anunciou aguardar um crescimento de 25% nas vendas nos estados do Nordeste graças ao aumento da procura por produtos sazonais. Os campeões de vendas no período são pipoca, canjica, farofa, flocão de milho, fubá, paçoca, snacks, amendoim, especiarias como canela e cravo, aguardente, vinho, cervejas e descartáveis como guardanapo, papel toalha e copos.  Já o Gbarbosa calculou em 10 % o aumento nas suas vendas neste mês e prevê comercializar mais de 140 toneladas de espigas de milho, 100 toneladas de laranjas, 3,9 toneladas de batata doce, 40 toneladas de tangerina ponkam, 18 toneladas de aipim, 4 toneladas de amendoim e 3 toneladas de coco seco. As lojas da marca também vão vender pratos títpicos já prontos. A ideia é que para dar conta da demanda terá de produzir 15 toneladas de bolos, um crescimento de 15% em relação ao ano passado. A Perini, que também aposta suas fichas em pratos prontos, estima em 20% o crescimento nas vendas. Para alcançar a meta, além do apelo da época, a marca está oferecendo desconto de 30% nos bolos de carimã, aipim, milho, tapioca e até no de milho verde cremoso. Por sua vez, o Walmart comunicou acreditar que as vendas de cerveja cresçam 25% até a final da Copa e a de  pipoca 15% até o final de junho. 

Gronola Low Carb

Após aumentar em 45% o faturamento entre os anos de 2015 e 2017, a Tia Sônia – com sede em Vitória da Conquista – segue apostando em tendências do mercado de alimentação saudável e está lançando a Granola Low Carb (baixo teor de carboidratos). O produto, de composição vegana, ainda tem como atrativos  teor zero de glutén, lactose, conservantes e açúcares. Adoçada com  Xylitol (ingrediente natural e com baixo índice glicêmico), a nova granola é feita a base de ingredientes como  sementes de abóbora, girassol e gergelim, lascas de coco torrado, óleo de coco extra virgem, amêndoas e castanha de caju selecionadas. O produto ganhou duas embalagens diferentes, de 180g, e em embalagem Zip Pak (que mantém a crocância do produto por mais tempo após abri-lo) de 250 gramas. A Granola Low Carb se junta ao portfólio de mais de 80 produtos fabricados e vendidos pela Tia Sônia.   

Nova arma contra o Câncer

A Diagnoson a + traz para Salvador o uso de inteligência artifiicial para testes de diagnósticos e personalização do tratamento de câncer. O exame Oncofoco – fruto de parceria entre a IBM Watson Health  e o Grupo Fleury, controlador da clínica soteropolitana – provê informações por meio de inteligência artificial para auxiliar a tomada de decisão médica na assistência personalizada dos pacientes com casos de câncer complexos. Trata-se de um sequenciamento de DNA que usa computação cognitiva para auxiliar médicos a identificar medicamentos e ensaios clínicos relevantes para cada paciente. O teste é apresentado em duas versões: o Oncofoco Ampliado, capaz de avaliar as alterações existentes em 366 genes, e o Oncofoco, que avalia 72 genes. O exame é direcionado a pacientes oncológicos que, em geral, já estão em fase metástatica, não respondem ao tratamento padrão e necessitam de uma alternativa terapêutica. O prazo para a entrega do laudo customizado é de até 15 dias. O custo é de R$ 5.200 para o Oncofoco e R$ 8 mil para o Oncofoco Ampliado.  O exame deve ser contratado, mesmo em Salvador, por meio da plataforma Fleury Genômica (www.fleurygenomica.com.br), canal que possibilita compras online de exames genéticos, além de assessoria médica personalizada para a investigação de diagnósticos mais complexos.

Aeroporto: Obras avançam

Quem passa pelo bambuzal do Aeroporto de Salvador já pode notar o avanço dos trabalhos da primeira fase de melhorias do terminal. Dali já dá para notar as obras de adequação da pista auxiliar e a construção da área de segurança (RESA - Runway End Safety Area) com padrão internacional. Segundo a Vinci, concessionária que administra o aerporto, a RESA tem aproximadamente 90 metros e o objetivo de reduzir o risco de dano à aeronave em casos de pouso com toque antes da cabeceira e ultrapassagem da cabeceira oposta, facilitando a movimentação de equipes de salvamento e de combate a incêndio. As obras da primeira fase de melhorias é uma exigência do eital de licitação do aeroporto. A previsão é a de que esteja concluída até outubro do ano que vem e represente um investimento de R$ 600 milhões. Segundo a Vinci, todas as obras esta fase serão executadas sem em interferir na operação e programação de voos do aeroporto. Ainda de acordo com a concessionário, estas obras devem gerar até 800 empregos.

Franquia de estética quer crescer na Bahia

O setor de estética é dos poucos imune a crises no Brasil. Com este cartão de visita a rede  EmagreSee está a procura de investidores baianos. A empresa estabeleceu a meta de abrir 500 novas unidades nos próximos 5 anos, sendo 25 delas em terras baianas. Atualmente, a rede conta com 42 unidades em todo o Brasil, duas delas em Salvador, e até dezembro a rede deverá alcançar o número de 100 unidades vendidas. Há um ano no mercado de franquias, a marca já atingiu um faturamento de R$ 12 milhões e pretende se consolidar como a maior franquia de estética do país. São três modelos de franquias, o Premium exige uma área mínima de 280 m² e um investimento inicial incluindo capital de giro de R$ 508 mil. A promessa é de um retorno entre 12 e 24 meses.  No modelo Satandard, a área e o invesimento mínimos são de 160m² e  R$ 371 mil para o mesmo prazo de retorno. O último modelo é o Slim, que tem o mesmo prazo de retorno que os demais, precisa de um área de pelo menos 60m² e de um investimento de R$ 203 mil, incluindo o capital de giro.  

FIQUE POR DENTRO

Sabores Juninos – Delícias típicas da ceia junina foram transformadas em sabores de sorvete pela Sorveteria da Barra. Em caráter temporário, a loja vai vender gelados de milho verde, canela, paçoca, pé de moleque e tapioca. A sorveteria, uma das mais tradicionais da Bahia, também aproveita da época festiva para lançar o seu serviço de delivery. 

Flores - O último dia 12 trouxe números muito positivos para as floriculturas de Salvador segundo o banco Itau Unibanco. A Rede, empresa de meios de pagamento eletrônicos da instituição financeira, registrou aumento de 42% no faturamento do segmento na comparação com o mesmo dia do ano passado. O crescimento é ainda mais expressivo considerando as vendas totais na semana do Dia dos Namorados, 77% ante 2017. 

Fusões em queda - O número de fusões e aquisições na Bahia teve uma queda de 75% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos primeiros três meses de 2018, foi realizada uma única operação no estado contra quatro do ano anterior. Os dados constam da pesquisa realizada trimestralmente pela KPMG com 43 setores da economia brasileira. Com relação ao tipo de transação realizada no primeiro trimestre deste ano e o setor, a operação foi do tipo doméstica, ou seja, envolvendo apenas empresas brasileiras e aconteceu no segmento de hotel e restaurante.

SuperBahia – Considerada a maior feira do setor mercadista do Nordeste, a SuperBahia vai acontecer entre  17 a 19 de julho, na Arena Fonte Nova. A expectativa para este ano é a de gerar R$ 260 mi em negócios. Paralelamente, acontecerá no mesmo evento o VI Fórum de Fortalecimento do Varejo Supermercadista, que tem como objetivo desenvolver estratégias entre supermercadistas e indústria para melhorar os resultados das empresas e o atendimento ao consumidor. 

Santander em Teixeira de Freitas - O Santander abru uma agência em Teixeira de Freitas, município do Extremo Sul da bahia. A nova unidade faz parte do plano de interiorização do banco que, ainda neste ano, pretende inaugurar agências em 28 municípios onde ainda não está presente no País. Segundo a superintendente executiva da rede Base do Santander, Iracema Félix, a presença do Banco em Teixeira de Freitas busca proporcionar ao mercado local a oferta de produtos e serviços bancários desde os mais corriqueiros - como abertura de conta, pagamentos, saques e depósitos – até os mais estruturados. Uma das apostas da instituição fnaceira para o município é a sua linha de mcirocrédito, que disponibiliza até R$ 60 mil para pequenos empreendedores. 

Flávio Oliveira é editor de economia e negócios do CORREIO