São Paulo Fashion Week começa com desfile de Lilly Sarti

Principal semana de moda da América Latina apresentará as coleções de 31 marcas até sexta-feira

  • Foto do(a) author(a) Gabriela Cruz
  • Gabriela Cruz

Publicado em 22 de outubro de 2018 às 07:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Agência Fotosite/Divulgação

A edição 46 do São Paulo Fashion Week começou no início da noite de domingo, 21, com o desfile Outono-Inverno 2019 da grife Lilly Sarti, realizado na entrada do Farol Santander, no centro da capital paulista. Para mostrar a coleção inspirada nos anos 80, as irmãs Lilly e Renata Sarti resgataram lembranças afetivas de quando eram crianças e viam a mãe, Sofia, sempre dando um toque pessoal e fora do padrão ao look.

Um time de tops formado por Isabeli Fontana, Carol Trentini, Carol Ribeiro e Shirlei Malmann conduziu o desfile, que misturou várias referências estéticas da dupla, bem do jeito “edge e despretensioso” da mãe delas de vestir no que diz respeito a combinações. Foi assim com tudo junto e misturado que a coleção Heritage (herança, em inglês) foi apresentada.

O resultado foi uma sucessão de looks para vários momentos, como um guarda-roupa deve ser. Alfaiatarias para as reuniões de trabalho, vestidos sensuais com estampas de animal print e transparência para a balada, calças alternadas com saias que iam do comprimento mini ao midi, tudo com perfume setentinha e um quê de interior - dado pelas franjas, botas e chapéus de cowboy presentes em diversos momentos do desfile. 

A cartela de cores trouxe amarelo, ocre, azuis, rosas e vermelhos, off white e preto. A modelagem confortável, solta do corpo, deu aos looks uma sofisticação despojada bem atual, reforçada pela escolha dos materiais: couro (muitas vezes bordado), veludo cotelê, organza, crepe, chiffon de seda, jeans, tricô, moletom e algodão. Além das botas e chapéus, a composição dos looks trouxe brincos e correntes banhados em ouro fosco e bolsas de couro texturizado.

TRAN[SP]POSIÇÃO O São Paulo Fashion Week chega à edição 46 inaugurando um novo ciclo, após a venda, anunciada no semestre passado, de parte do evento para o grupo IMM Esporte e Entretenimento, do fundo de investimento árabe Mubadala, responsável no Brasil pelo UFC, Rio Open e Cirque de Soleil. A empresa divide o comando da semana de moda com o grupo InBrands, dono da Ellus, Salinas, Richards e VR, entre outras grifes.

A partir do tema Transposição, o SPFWN46, apresentado pelo Banco Santander e Jeep, vai ocupar, até a próxima sexta-feira, dois importantes territórios criativos na cidade de São Paulo: sua nova casa, o espaço Arca, um galpão na Vila Leopoldina, vai receber a maior parte da programação, com exceção de alguns desfiles, como os de Gloria Coelho e Lilly Sarti, e das masterclasses que integram a programação do Projeto Estufa e ocorrem no Farol Santander, no centro da cidade.

"É a vontade de expandir fronteiras e ir além, ressignificar espaços a partir da criatividade alinhado à vocação de São Paulo para as novas economias, integrando e conectando a cidade com os grandes centros de inovação do mundo,” diz Paulo Borges, idealizador e diretor criativo do SPFW. 

Projeto Estufa O Projeto Estufa é uma plataforma para revelar e apresentar novas formas de criar, distribuir e produzir. Novas economias, fronteiras da tecnologia, materiais, outros mindsets e comportamentos são temas de masterclasses no Farol Santander com desdobramento em conversas e apresentações no espaço ARCA. A programação vai de terça a quinta-feira e inclui masterclasses, mesas redondas, feiras de startups, desfiles e labs. 

Estreias Quatro marcas entram para o calendário da semana de moda: Piet, Cacete Company, Torino e Bobstore, além dos sete nomes que integram a programação do Projeto Estufa: Aluf, Ão, Helena Pontes, Korshi 01, Lucas Leão, Mipinta e Victor Hugo Mattos. 

Calendário

22.10 – Segunda-feira

15h00 – Osklen

16h30 – Patricia Viera

17h30 – Torinno

19h00 – Modem

20h30 – João Pimenta (feminino)

23.10 – Terça-feira

13h00 – Reinaldo Lourenço

14h30 – Aluf (Projeto Estufa)

14h45 – Lucas Leão (Projeto Estufa)

16h00 – PatBo

17h30 – Top 5

19h00 – Amir Slama

20h30 – Ronaldo Fraga

24.10 – Quarta-feira

12h30 – Gloria Coelho

14h30 – Helena Pontes (Projeto Estufa)

14h45 – Ão (Projeto Estufa)

15h00 – Korshi 01 (Projeto Estufa)

16h30 – Beira

18h00 – Lino Villaventura

20h00 – Bobstore

25.10 – Quinta-feira

14h30 – Victor Hugo Mattos (Projeto Estufa)

14h45 – Mipinta (Projeto Estufa)

16h30 – Two Denim

18h00 – Cotton Project

19h00 – Apartamento 03

20h00 – Handred

26.10 – Sexta-feira

15h30 – Cacete Company

16h30 – João Pimenta (masculino)

18h00 – Piet

19h00 – Ratier

20h30 – Água de Coco

*A jornalista viajou a São Paulo a convite do SPFW