São Paulo terá 2º turno entre Doria e França

Dória teve 32% e França 21% dos votos válidos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2018 às 23:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Agência Brasil e Marcos Corrêa/Agência Brasil

Depois de muita disputa em torno do segundo lugar, o ex-prefeito João Doria (PSDB) e o governador Márcio França (PSB) concorrerão ao  governo do estado de São Paulo no segundo turno. Com 99,99% das urnas apuradas, Doria está com 32,20% e França, com 21,83% dos votos válidos. Fernando Skaf (MDB) ficou em terceiro, com 21,38%. Em quarto, ficou o petista Luiz Marinho, com 12,83%.

França foi a grande surpresa da eleição no estado. Ele seguia uma trajetória de melhora nas pesquisas do Ibope, mas estava atrás de Paulo Skaf (MDB) até o último levantamento, no sábado, atrás cerca de 12 pontos. 

A eleição em São Paulo não tinha segundo turno há 16 anos. A última vez em que isto ocorreu foi entre o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) e o petista José Genoíno. Na sequência, os tucanos levaram três eleições consecutivas no primeiro turno, com José Serra (2006), e Alckmin (2010 e 2014). 

Embora esteja no segundo turno e tenha alcançado o primeiro lugar na votação deste domingo, 07, o número de votos alcançados por Doria - 6,3 milhões - foi o menor de um candidato do PSDB ao governo do Estado desde 1998, quando Mário Covas passou para a segunda etapa, em segundo lugar, com 3,8 milhões de votos, contra Paulo Maluf.

Doria e França rivalizam desde o início da campanha, com provocações e ataques durante os debates na TV. Em abril, Doria chegou a chamar o oponente de "Márcio Cuba", tentando colar nele a imagem de ‘esquerdista’. O tucano também fez vídeos criticando o candidato do PSB. Já França insistia na ideia de que Doria abandonou os eleitores ao deixar a Prefeitura antes de cumprir o mandato para disputar o governo do Estado.

Perfis

João Doria é ex-prefeito de São Paulo, eleito em 2016. Tem 58 anos e é formado em jornalismo e publicidade. Foi apresentador de televisão, com programas na TV Bandeirantes, Manchete e Rede TV! Empresário, tem um grupo de marketing que promove eventos e iniciativas culturais e publicações.

Em 2003, fundou o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), entidade com 1,7 mil empresas filiadas. Foi secretário de Turismo da capital paulista na gestão do então prefeito Mário Covas e presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) no governo do presidente José Sarney.

Márcio França, atual governador do estado de São Paulo, é advogado e professor, foi vereador, prefeito, deputado federal, secretário de estado e vice-governador. Nasceu em Santos, em 23 de junho de 1963. Começou sua carreira política como líder estudantil na Faculdade de Direito de Santos. É filiado ao PSB há 30 anos, seu único partido. 

França foi eleito vereador por dois mandatos em São Vicente (1989-1996). Em 1997 foi eleito prefeito e, depois, eleito e reeleito deputado federal (2007 a 2014). Também foi secretário de Turismo do Estado de São Paulo no governo de Geraldo Alckmin e vice-governador. Assumiu o estado com a saída de Alckmin para disputar a eleição presidencial.