Sarau das Pretas lança livro com trabalhos de 30 mulheres

Resultado de concurso, publicação do coletivo paulista será apresentada em live sábado (25)

Publicado em 23 de julho de 2020 às 05:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Realizado em São Paulo, o Sarau das Pretas lança neste sábado (25) o livro Narrativas Pretas, resultado do concurso literário realizado pelo coletivo. A escolha da data faz alusão ao Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha e o evento será online, no Facebook do grupo, em uma live com participação das artistas Bia Ferreira e Doralyce. 

A publicação reúne 30 mulheres, sendo 20 autoras contempladas no concurso, escritoras homenageadas, as avaliadoras da obra e as integrantes do sarau. E combina textos inéditos de quem participou e venceu o concurso lançado em novembro com textos dos convidados.  As escritoras Ingrid Martins,  Nayla Aauri e Aiê Antonio foram as três primeiras colocadas no concurso, respectivamente. 

Com organização das escritoras Débora Garcia e Elizandra Souza, a obra reúne textos  inéditos de mulheres que se autodeclaram negras e/ou LGBTQIA+. “Queremos promover a imagem e os trabalhos destas mulheres, que não tiveram ainda a chance de mostrá-los. O concurso é uma das ações do Sarau das Pretas, que leva por onde passa diversas narrativas neste contexto. Pautando o protagonismo da mulher negra como um ato cultural e político”, afirmam as organizadoras.

O Sarau das Pretas foi criado em março de 2016, tem como integrantes Débora Garcia, Elizandra Souza, Jô Freitas, Taissol Ziggy e Thata Alves e realiza apresentações e atividades que reúnem um grande público disposto a vivenciar e compartilhar reflexões que as mulheres expressam por meio da arte.    Nesta primeira edição literária, o Coletivo homenageia as autoras Miriam Alves e Luz Ribeiro, destaques da literatura feminina negra de diferentes gerações.  Sábado, das 18h às 20h, no Facebook/saraudaspretas. Vendas do livro no site www.saraudaspretas.com.br.