Satélite: Articuladores políticos estimam eleger de 29 a 32 vereadores da base de ACM Neto

satélite
06.08.2016, 12:43:00
Atualizado: 07.08.2016, 16:47:10

Satélite: Articuladores políticos estimam eleger de 29 a 32 vereadores da base de ACM Neto

Fechadas as coligações proporcionais entre os 14 partidos aliados ao prefeito ACM Neto, os articuladores políticos do Palácio Thomé de Souza estimam eleger de 29 a 32 vereadores da base nas eleições deste ano. No grupo DEM-PRB-PMB, a previsão é de conquistar até dez cadeiras na Câmara Municipal. A chapa PV-Solidariedade tem possibilidade de emplacar cinco parlamentares; a PTB-PPS, de três a cinco.

Entre as siglas que sairão sozinhas, o número de eleitos pelo PMDB deve ficar em três ou quatro. Já o PSDB e PSC, ainda segundo os cálculos dos estrategistas democratas, abocanhariam, respectivamente, três e duas vagas no Legislativo. Sobre o PHS, legenda até então considerada nanica, aposta-se em uma bancada com quatro parlamentares a partir de 2017. O restante seria distribuído por outros partidos de menor expressão: PEN, PTC, PSDC.

Régua e compasso
Na contabilidade do Thomé de Souza, a grande surpresa ficou por conta do PHS. Sem capilaridade eleitoral, o partido foi alvo de um processo intenso de fortalecimento desde o início do ano, estimulado por ACM Neto e operado diretamente pelo deputado estadual Bruno Reis (PMDB), candidato a vice do democrata. Para que ganhe expressão nas urnas, o peemedebista levou para o PHS os vereadores Isnard Araújo e Cátia Rodrigues. Para completar, lançou a candidatura de um nome de peso junto aos eleitores da periferia: o cantor Igor Kannário, visto como grande puxador de votos.  A operação  teve como objetivo transformar o PHS no novo PTN, que rompeu a aliança com Neto e se aliou ao governador Rui Costa (PT).

Mar de almirante
Depois de dias de pressão, ameaça de ruptura da aliança com o PRB e insatisfações de concorrentes ao posto de vice, ACM Neto conseguiu a meta traçada desde quando iniciou as negociações com os partidos que o apoiam: manter a coesão entre os aliados e evitar que houvesse mágoas entre os preteridos na corrida interna. Em conversa com a Satélite na semana passada, o prefeito afirmou que sua única preocupação era impedir o clima de “vencedores e vencidos, para que no dia seguinte à escolha, todos estivessem trabalhando juntos”. Já a vice-prefeita Célia Sacramento preferiu lançar candidatura própria à prefeita de Salvador pelo PPL.

Regra três
Fora da lista de cotadas para a vice do candidato do PP à prefeitura de Salvador, Cláudio Silva, a engenheira civil Dinamene Meirelles (PR) deve ser confirmada, em breve, para o lugar. Evangélica ligada à Assembleia de Deus, Dinamene pertencia ao PSC e havia concorrido à Câmara de Vereadores, mas estava distante da política. No entanto, virou opção após a  desistência da cantora Gilmelândia e da presidente PR-Mulher, Kátia Bacelar.

Fartura no Oeste
Um dos principais apoiadores do candidato democrata a prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, o deputado estadual Pablo Barrozo (DEM) voltou animado da convenção que confirmou, anteontem, o correligionário na disputa. Para explicar o motivo de tanta expectativa positiva, mostrou à coluna as imagens do evento, acompanhado por uma multidão. “Não tenho dúvidas de que ele vencerá. Além da aceitação popular, as pesquisas indicam isso”, disse.

"O postulante à Câmara será favorecido também ao associar sua imagem a um prefeito muito bem avaliado",  José Carlos Aleluia Deputado federal do DEM, ao avaliar a contrapartida para os cerca de 650 candidatos a vereador que vão fazer campanha para ACM Neto. 

Pílula
Pista livre: Enquanto acham muito difícil vencer em Camaçari,  cardeais do PT têm certeza de que, com a deputada Moema Gramacho, retomarão o poder em Lauro de Freitas.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/aos-6-anos-chines-impressiona-por-incrivel-habilidade-cortar-cabelo/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/parentes-de-menina-morta-por-padrasto-desconfiavam-de-abusos/
Ágatha, 2 anos, foi enterrada nesta manhã; mãe não compareceu ao enterro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/acusado-de-injuria-isidorio-falta-a-audiencia-de-conciliacao-com-daniela-mercury/
Cantora ingressou com queixa-crime contra o deputado por injúria após ser chamada por ele de 'escrava de satanás'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/alok-sofre-acidente-no-mar-durante-lua-de-mel-e-engessa-o-pe/
Ele estava praticando wakeboard nas Ilhas Maldivas com a mulher
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fabio-assuncao-faz-acordo-com-a-la-furia-dinheiro-vai-pra-dependentes-quimicos/
‘Jamais passou pela cabeça censurar’, disse ator em pronunciamento; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/oscar-2019-anuncia-indicados-veja-lista-completa/
Pantera Negra, Nasce Uma Estrela, Roma e Bohemian Rhapsody são cotados a Melhor filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-desespero-de-baleado-pela-pm-em-portao-cade-minha-filha-eu-amo-ela/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-ultimo-suspiro-foi-no-meu-colo-diz-mae-de-menina-morta-por-padrasto/