Satélite: Bahiafarma venderá kits para detecção da dengue

Fábrica do governo do estado será o primeiro laboratório público do Brasil autorizado a produzir testes

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 5 de fevereiro de 2017 às 08:34

- Atualizado há um ano

A Bahiafarma vai se tornar nesta segunda-feira (05) o primeiro laboratório público do Brasil autorizado a criar e produzir diagnósticos rápidos para as três doenças mais comuns transmitidas por mosquitos, cientificamente conhecidas como arboviroses. Primeira a obter registros para comercializar testes de zika e chikungunya no país, a fábrica do governo do estado será autorizada nesta segunda pela Anvisa a vender seus dois kits para detecção da dengue.

Um identifica rapidamente o vírus pela presença do antígeno NS1, que aparece nas primeiras horas após a infecção se instalar. O outro reconhece o micro-organismo através do anticorpo, antes que o ciclo da doença se inicie. “Foi a maior surpresa para nós. É dificílimo conseguir o registro para os três tipos de arboviroses. Poucos laboratórios no mundo tiveram esse êxito. No Brasil, só um tinha conseguido, e ele é privado”, comemora o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias.

Sinal amareloO próximo passo da Bahifarma é a febre amarela. O laboratório está perto de concluir o desenvolvimento para teste rápido do vírus, que já provocou dezenas de mortes nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, com casos suspeitos também na Bahia e Tocantins. “Vamos atrás do registro para nossos kits de (detecção da) febre amarela. Acredito que, em março, a gente consiga autorização para atuar na esfera comercial”, acrescenta Ronaldo Dias. Desde que assumiu a Bahiafarma, há cerca de dois anos, Dias concentrou esforços no mercado de testes rápidos. A aposta deu certo. De lá para cá, o laboratório, que estava praticamente parado, virou o noivo cobiçado na área de Saúde do governo e, hoje, tem negócios milionários com o SUS.

Farinha poucaRachada desde a eleição na Câmara de Salvador, a oposição ao prefeito ACM Neto (DEM) na Casa trava uma disputa intensa pelo comando da recém-criada Comissão de Cultura. A ala majoritária - que inclui o líder da bancada, vereador José Trindade (PSL) - reivindica o posto para um de seus integrantes. Contudo, a ofensiva esbarra na resistência do novo presidente, Leo Prates (DEM). Lideranças da base aliada garantem que Prates trabalha para emplacar Silvio Humberto (PSB), ligados às vereadoras Martas Rodrigues (PT) e Aladilce Souza (PCdoB), adversárias do grupo de Trindade.

"Eu avisei que isso seria um tiro no pé da indústria local. Resultado: teve que voltar atrás",  José Carlos Aleluia, deputado federal pelo DEM da Bahia, sobre o recuo no reajuste do valor cobrado pelo metro quadrado nos distritos industriais sob administração do governo do estado, aplicado em dezembro.

Bons companheirosTrês novos nomes entraram na lista de derrotados na eleição do ano passado que ganharam cargos no governo do estado como prêmio de consolação. Chefe do Gabinete do ex-prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro (PP), Victor Roberto da Veiga Ferreira foi nomeado assessor técnico da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, pasta controlada pelos pepistas, assim como Edson Maciel, o Dinho (PP), ex-presidente da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso. Por fim, Robison Brandas (Pros), candidato derrotado à Câmara de Candeias, também garantiu uma assessoria técnica, só que na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

Prova dos 90Um levantamento feito a pedido da Satélite pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) na Bahia contradiz a euforia do secretário estadual do Turismo, José Alves, sobre o desempenho do setor na alta estação. Em cinco dos sete principais destinos baianos, apenas Porto Seguro atingiu 90% de ocupação hoteleira em janeiro, média atribuída por Alves para os roteiros do estado com maior fluxo no Verão. Abaixo de Porto está Praia do Forte, com 85%. Lençóis, coração da Chapada Diamantina, alcançou a terceira melhor marca, como 78%. Outros dois – Ilhéus e Salvador – patinaram em 70% e 68%, respectivamente. Morro de São Paulo e Itacaré não enviaram dados.