Satélite: Cacá Leão renuncia à vaga no Conselho de Ética após pressão dos aliados de Cunha

satélite
18.05.2016, 08:14:00
Atualizado: 18.05.2016, 08:23:25

Satélite: Cacá Leão renuncia à vaga no Conselho de Ética após pressão dos aliados de Cunha

A pressão exercida sobre a bancada do PP pela tropa de choque do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pavimentou ontem a renúncia do deputado federal Cacá Leão à vaga de membro titular do Conselho de Ética. A decisão foi tomada durante reunião com o líder do partido na Casa, Agnaldo Ribeiro (PB), e deve ser oficialmente comunicada na sessão do colegiado  marcada para hoje. A saída de Cacá, tido como voto certo a favor do parecer que recomenda a cassação de Cunha, abre espaço para a chegada de um aliado do peemedebista, o deputado maranhense André Fufuca (PP). Em contrapartida, Cacá se livra de um pepino difícil de descascar. Filho do vice-governador João Leão e integrante da base de apoio ao Palácio de Ondina, o parlamentar criaria arestas com os parceiros políticos na Bahia caso seguisse a determinação da cúpula pepista de ajudar Cunha no Conselho de Ética. Por outro lado, a provável desobediência às ordens do comando partidário o levaria, inevitavelmente, ao isolamento interno.

Saída pela tangente
Procurado pela Satélite, Cacá Leão confirmou a renúncia, mas negou que tenha sido forçado pelos caciques do PP. O deputado disse ainda desconhecer qualquer tipo de acordo da sigla com os partidários de Eduardo Cunha. “Na verdade, estabelecemos desde o ano passado que haveria rodízio na titularidade dos colegiados da Câmara, incluindo o Conselho de Ética.  Fora isso, sou presidente da comissão que vai propor alterações no Código Brasileiro de Trânsito e isso requer, a partir de agora, minha atenção máxima”, justificou. Cacá descartou também que já havia definido posição contrária ao peemedebista, embora tenha antecipado a correligionários voto pela cassação.

Tábua de afogado
Mesmo com as manobras pró-Cunha no Conselho de Ética, deputados da bancada baiana em Brasília acham que, dificilmente, ele conseguirá escapar da degola. Uma eventual vitória do peemedebista na votação do parecer pelo colegiado, avaliam as fontes, não o protege contra a cassação. Isso porque o resultado no conselho só valerá se confirmada pelo plenário da Casa, onde a pressão popular sobre os 513 deputados terá fator decisivo. A única chance de Cunha seria uma reviravolta no parecer elaborado pelo relator do processo contra o presidente afastado da Câmara, Marcos Rogério (DEM-RO). Algo visto como improvável.

"Nos tornamos um poder menor, sem qualquer prestígio. A Câmara precisa eleger alguém que vai ser o primeiro na linha sucessória de Michel Temer. Chegamos a uma situação insustentável", José Carlos Aleluia , Deputado federal do DEM, ao cobrar novas eleições para a Presidência da Casa.

Pista dupla
Em conversas reservadas, aliados do senador Walter Pinheiro afirmam que, a julgar pelos seus últimos movimentos, o parlamentar está dividido entre o PDT e o PSD. No entanto, garantem que Pinheiro, de malas prontas para assumir a Secretaria Estadual de Educação, ainda não deu pistas sólidas sobre o destino político, mas disse que se manterá próximo ao PT da Bahia.

Caminho livre
Ao contrário de eleições anteriores, o deputado estadual Zé Neto (PT) assegurou a unidade do partido em torno de seu nome na disputa pela prefeitura de Feira de Santana.  A pré-candidatura do líder do governo na Assembleia, bem como a decisão de não realizar prévias este ano, serão anunciadas no próximo domingo, durante um evento na cidade.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/extremamente-arrependidos-diz-defesa-do-casal-que-agrediu-baiano-de-6-anos-no-df/
Advogado Rafael Pitzer informou que clientes receberam ameaças de morte
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-a-historia-de-joao-gabriel-goleiro-do-vitoria-ate-2021/
Cria da base, sergipano deixou a Toca em 2012; de volta, reencontrou ex-treinador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/empresario-baiano-acusado-de-sonegacao-milionaria-e-preso-no-rio/
Dívida de dono da antiga Sandpiper é de quase R$ 4 milhões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duda-beat-apresenta-sua-sofrencia-pop-pela-primeira-vez-em-salvador/
A pernambucana foi considerada a artista revelação do ano pela APCA
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mae-defende-mulher-que-agrediu-menino-baiano-no-afa-do-momento/
Ela usa como justificativa, ainda, que a criança teria xingado sua filha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/alunos-da-ufba-apresentam-purificador-de-agua-que-usa-luz-solar-para-investidores/
Projeto Aqualuz é um dos destaques de evento na USP, nesta sexta (14)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/casal-baiano-e-condenado-nos-eua-por-participar-de-sequestro-do-neto/
Carlos e Jemima Guimarães pegaram penas consideradas brandas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-da-para-acreditar-diz-mae-de-crianca-baiana-agredida-por-adultos-em-brasilia/
Vídeo mostra momento em que o pai segura o menino para que o filho bata  
Ler Mais