Satélite: Dilma perdeu para Aécio em apenas cinco cidades na Bahia

satélite
27.10.2014, 11:19:00
Atualizado: 27.10.2014, 13:28:49

Satélite: Dilma perdeu para Aécio em apenas cinco cidades na Bahia

Na capital, a petista teve mais 900 mil votos, índice de aproximadamente 67%, contra os 48% recebidos em 5 de outubro

Radiografia eleitoral baiana
O resultado do segundo turno em Salvador e nos dez grandes colégios eleitorais do interior do estado - onde estão concentrados cerca de um terço dos 10,1 milhões de votos da Bahia - foram um dos principais fatores para o aumento expressivo obtido pela presidente Dilma Rousseff (PT) no quarto estado mais populoso do país. Na capital, a petista teve mais 900 mil votos, índice de aproximadamente 67%, contra os 48% recebidos em 5 de outubro. No restante da lista das maiores cidades baianas, Dilma ganhou em nove delas.

Em três, descontando brancos, nulos e o percentual de abstenção, a presidente obteve índice superior a 70%: Lauro de Freitas, Juazeiro e Jequié. Em outras quatro, acima de 60%. Foram elas Feira de Santana, Camaçari, Barreiras e Alagoinhas. No total, a petista perdeu apenas em cinco dos 417 municípios baianos: Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães, Itapetinga, Vitória da Conquista e Buerarema

Aperto e folga
Em dois municípios do ranking das cidades com maior eleitorado, Dilma Rousseff ganhou com margem mais apertada. Em Itabuna, no Sul do estado, ela obteve 52,5%, ante 47,5% de Aécio Neves (PSDB). Em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul, a diferença foi de cerca de 55% a 45%. Dilma foi bem ainda em municípios médios, como Porto Seguro, Paulo Afonso, Valença, Senhor do Bonfim e Santo Antônio de Jesus.

Ninhos de tucano
Assim como em 2010, o eleitorado de Vitória da Conquista, terceiro maior do estado, deu a única vitória a Aécio Neves entre os dez redutos eleitorais cobiçados do interior. Na cidade do Sudoeste da Bahia, o tucano obteve 50,5% dos votos válidos. O candidato tucano venceu ainda em Buerarema, onde já havia faturado no primeiro turno, e em mais três: Eunápolis, Itapetinga e Luís Eduardo Magalhães.

Acima do esperado
A performance de Dilma Rousseff no estado deixou os petistas baianos com um sorriso de orelha a orelha. Nas previsões mais otimistas, o governador Jaques Wagner e o eleito, Rui Costa, apostavam em obter algo entre 3,5 milhões e 4,2 milhões de votos, patamar alcançado pela presidente no primeiro turno. No entanto, ela ultrapassou a marca de 5 milhões - índice de 70%, ante os 61% de 5 de outubro. Em termos percentuais e numéricos, Aécio Neves obteve performance melhor que a da rival. Praticamente dobrou a quantidade de votos recebidos no turno anterior - 2,1 milhões, contra 1,2 milhão.

Alívio no fim
Depois de erros, críticas e desconfianças, os dois maiores institutos de pesquisa conseguiram salvar a pele no fim do jogo eleitoral. O Datafolha praticamente cravou no sábado o resultado das urnas. O Ibope, apesar de ter apontado folga maior, descartou o empate técnico e acertou o vencedor um dia antes.

Sem peso
Rui Costa embarca hoje em viagens de férias pós-eleitoral, com uma mala bem mais leve na bagagem. Primeiro, pela certeza de poder governar com uma aliada no governo federal. Segundo, pela liberdade em nomear sua equipe, já que não precisará empregar companheiros cujo emprego dependia da vitória petista.

Pílula
A pergunta que não quer calar: depois da vitória consolidada de Dilma Rousseff, como será que vai se comportar o mercado financeiro a partir de hoje? Continuar em viés de queda ou seguir as boas e velhas oscilações de sempre?

Seguiremos na oposição. Identificados com os 50 milhões de brasileiros que disseram sim à mudança Antonio Imbassahy, líder do PSDB na Câmara dos Deputados,em postagem ontem pelo Twitter




Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/de-arrepiar-jovens-percursionistas-fazem-apresentacao-no-centro-historico/
Dança, moda e artes plásticas também fazem parte do Coisas do Sim, do Projeto Axé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/paraguai-extradita-brasileiro-acusado-de-liderar-contrabando-de-cigarro/
Preso desde março de 2019, Luiz Henrique Boscatto foi entregue à PF na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/papa-manda-mensagem-as-familias-das-vitimas-de-brumadinho/
Pontífice lembrou 1 ano da tragédia, completado neste sábado (25)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-que-e-entenda-o-brexit-o-divorcio-do-reino-unido-da-uniao-europeia/
Prazo final para saída dos britânicos do bloco é dia 31 de janeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cena-de-terror-diz-jovem-que-salvou-irma-de-ser-atingida-por-predio-em-narandiba/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lore-improta-e-taby-lancam-nova-musica-pipoca-veja-clipe/
O balé da produção é composto por crianças da periferia de Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vanessa-da-mata-faz-show-de-novo-disco-na-concha-acustica/
Apresentação acontece neste domingo (26), às 19h, e também relembra sucessos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-que-esperar-de-regina-duarte/