Satélite: Na pista de corrida

satélite
15.11.2015, 09:27:00

Satélite: Na pista de corrida

A dois meses e meio da chegada do ano eleitoral, pelo menos 15 deputados estaduais ou federais baianos aparecem na lista de pré-candidatos a prefeito em 2016. Na Assembleia, são nove os parlamentares que estão na pré-temporada da disputa, seis deles pela base aliada ao governador Rui Costa (PT). Os petistas Joseildo Ramos, Luiza Maia e Zé Neto, respectivamente, surgem no páreo em Alagoinhas, Camaçari e Feira de Santana. Destes, apenas Zé Neto é nome certo na urna. Ramos, embora tenha outro desejo, lidera com folga as sondagens feitas pelo partido e será convocado em risco de vitória dos adversários. Já Luiza Maia é uma alternativa da sigla ao seu marido, o deputado federal Luiz Caetano, e também ao atual prefeito, Ademar Delgado. Os outros três governistas são Sargento Isidório (Pros), em Salvador; Fabrício Falcão (PCdoB), em Vitória da Conquista; e Roberto Carlos (PDT), em Juazeiro.

Grid de largada
A ala da oposição na Assembleia tem três parlamentares praticamente garantidos na sucessão do ano que vem. Herzem Gusmão (PMDB), que trava com o PT um dos duelos políticos mais duros do interior baiano, tem grandes chances de vencer em Vitória da Conquista, terceiro maior colégio eleitoral do estado. Outro oposicionista com possibilidades reais de derrotar os governistas é Augusto Castro (PSDB), o pré-candidato mais bem ranqueado em Itabuna. O democrata Pablo Barrozo, por sua vez, é a aposta do prefeito ACM Neto (DEM) para tentar retirar o domínio dos aliados petistas em Barreiras.

Parada federal
Pela Câmara dos Deputados, dois dos seis pré-candidatos são do PCdoB: Alice Portugal, em Salvador; Davidson Magalhães, em Itabuna. Ambos ainda dependem de costuras com o governo, mas garantem presença na disputa. Além de Caetano em Camaçari, o PT terá outro nome na corrida. Moema Gramacho se prepara para tentar retomar o comando de Lauro de Freitas, com boas chances de vencer o atual prefeito, Márcio Paiva (PP). Antônio Brito (PTB) recentemente transferiu o domicílio eleitoral para Jequié de olho na prefeitura , enquanto Mário Negromonte Júnior (PP) sonha com Paulo Afonso.

Ação e reação
A chapa do principal candidato da oposição à presidência da OAB na Bahia, o advogado Carlos Rátis, reagiu duramente à publicação dos resultados de uma pesquisa sobre a disputa, feita na edição de ontem. Em nota, a Mais OAB atribuiu a divulgação dos dados a uma ação do atual presidente da entidade, Luiz Viana Queiroz, “para tentar confundir os advogados baianos frente à crescente adesão à candidatura” de Rátis. Como também foi noticiado na ocasião, os números atestaram a competitividade da chapa. A Satélite esclarece que publicou o levantamento por considerá-lo relevante do ponto de vista jornalístico, como tem sido a tônica da cobertura sobre a eleição na Ordem.

Sujeira virtual
Em meio aos toques de recolher originados em boatos pelo WathsApp, leitores relataram à coluna a disseminação de um áudio com alertas sobre um improvável novo confisco da poupança pela presidente Dilma Rousseff (PT). Na gravação, um homem relembra os primeiros dias do governo Fernando Collor de Mello em 1990, quando o então presidente determinou a retenção de grande parte dos investimentos aplicados em bancos naqueles loucos anos de hiperinflação e especulação. Ao mesmo tempo, a voz recomenda às pessoas que saquem logo todo dinheiro e paguem as dívidas. Das duas, uma: ou a boataria vem da turma da saidinha bancária enfraquecida com a crise ou de administradoras de crédito preocupadas com a inadimplência. 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/el-camino-filme-de-breaking-bad-ja-esta-disponivel-na-netflix/
Produção acompanha o que aconteceu com Jesse Pinkman após o fim da série
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/roger-machado-e-contundente-sobre-racismo-precisamos-sair-da-fase-da-negacao/
Técnico do Bahia fala com firmeza de um problema pouco abordado no futebol brasileiro; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/irma-dulce-nao-e-idolo-e-um-ideal-diz-padre-antonio-maria/
No Vaticano, ele cantou música que fez em homenagem à Santa Dulce dos Pobres
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maior-dia-da-minha-vida-diz-musico-que-voltou-a-ver-apos-rezar-para-irma-dulce/
Ele participou de cerimônia da canonização e interagiu com o Papa Francisco
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-10-horas-de-vigilia-fieis-comemoram-canonizacao-de-dulce-no-largo-de-roma/
Primeira miraculada, Cláudia Araújo chegou ao Santuário na noite deste sábado (12)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/de-salvador-1a-miraculada-de-dulce-acompanha-canonizacao/
Cláudia Araújo está desde ontem às 18h em vigília no Santuário de Irmã Dulce
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-tudo-o-que-aconteceu-na-canonizacao-de-irma-dulce/
CORREIO acompanhou do Vaticano e mostra bastidores da canonização na Itália e em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/artistas-ensaiam-apresentacoes-para-canonizacao-de-irma-dulce-veja-video/
Margareth Menezes, Waldonys e José Maurício receberam as últimas orientações
Ler Mais