"Se quiserem, me derrubem", diz Temer a jornal

brasil
22.05.2017, 10:04:00
Atualizado: 22.05.2017, 10:43:18

"Se quiserem, me derrubem", diz Temer a jornal

Em entrevista a "Folha de S. Paulo", peemedebista confronta os opositores e diz que "renunciar seria admissão de culpa"

O presidente Michel Temer afirmou novamente, desta vez em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo" publicada na edição desta segunda-feira (22), que não irá renunciar ao mandato. Segundo ele, renunciar seria assumir culpa. "Se quiserem, me derrubem, porque, se eu renuncio, é uma declaração de culpa”, afirmou.

Temer enfrenta a maior crise política de seu mandato, desencadeada pelas delações dos empresários e donos da JBS, Joesley e Wesley Batista, que o citam e o tornaram alvo de um inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de organização criminosa, corrupção passiva e obstrução à justiça.

Assista aos vídeos da delação de Joesley Batista, dono da JBS

De acordo com o inquérito, Joesley gravou a conversa de uma reunião com o presidente no Palácio do Jaburu, no dia 7 de março, na qual, segundo o procurador-geral da República Rodrigo Janot, demonstra que Temer consentiu o pagamento de propina mensal por Joesley para a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, preso pela Lava Jato em Curitiba.

'Não renunciarei', diz Michel Temer em pronunciamento após gravação (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)

Ingenuidade e inocência 

O encontro aconteceu à noite, fora da agenda oficial do presidente, mas, segundo Temer, “não é ilegal porque não é da minha postura ao longo do tempo. Talvez eu tenha de tomar mais cuidado. Bastava ter um detector de metal para saber se ele tinha alguma coisa ou não, e não me gravaria". Questionado pelo jornal acerca da conversa, Temer afirmou que o diálogo foi induzido e negou o conhecimento de que Joesley era investigado. 

"Tenho demonstrado com relativo sucesso que o que o empresário fez foi induzir uma conversa. Insistem sempre no ponto que avalizei [apoiou] um pagamento para o ex-deputado Eduardo Cunha, quando não querem tomar como resposta o que dei a uma frase dele em que ele dizia: ‘olhe, tenho mantido boa relação com o Cunha’. 'Mantenha isso’”, explicou ele, referindo-se que à "boa relação" o que disse para manter. 

Em sua explicações, Temer negou, ainda, que tenha deixado de agir quanto ao relato dos crimes cometidos por Joesley durante o encontro no Palácio do Jaburu, no qual o empresário contou que vinha utilizando juízes e um procurador infiltrados em seu benefício.

“Eu ouço muita gente, e muita gente me diz as maiores bobagens que eu não levo em conta. Ele foi levando a conversa para um ponto, as minhas respostas eram monossilábicas”, insistiu ele pela sua inocência.

De acordo com Temer, a sua culpa no caso é a "ingenuidade". "Fui ingênuo ao receber uma pessoa naquele momento", disse em entrevista à "Folha de S. Paulo".

Rodrigo Rocha Loures

Filmado com uma mala com R$ 500 mil entregue por um executivo da JBS, o assessor de Temer, Rodrigo Rocha Loures também é investigado no mesmo inquérito do STF, juntamente com o ex-senador Aécio neves. Temer, no entanto, assumiu que ao receber R$ 500 mil, Loures "errou, evidentemente". Mas se limitou a dizer que o gesto não é "aprovável" e que o assessor é alguém de "muita boa índole". 

Temer, Aécio e Rocha Loures serão investigados em um mesmo inquérito no STF


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/harmonia-recebe-ludmilla-e-ferrugem-em-gravacao-de-dvd-no-wetn-wild/
Gravação acontece na estreia d'A Melhor Segunda Feira do Mundo, no dia 6 de janeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-juice-wrld-morre-aos-21-anos-nos-estados-unidos/
Ele sofreu convulsão no aeroporto; artistas lamentam
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fotografa-faz-ensaios-para-negros-a-preco-acessivel-no-reconcavo/
Ellen Katarine também é trancista, dreadmaker e estudante de História na UFRB
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thiaguinho-chora-ao-cantar-musica-que-escreveu-para-fernanda-souza-veja/
Cantor começou a se emocionar durante a canção 'Deixa Tudo Como Está'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dancarino-morre-e-outras-duas-pessoas-ficam-feridas-em-ataque-de-faccao/
Três homens e uma mulher em um carro atiraram contra moradores em São João do Cabrito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-se-finge-de-gato-e-mia-embaixo-da-cama-para-nao-ser-achado-por-policiais/
Ele é suspeito de ter participado de um latrocínio em Fortaleza
Ler Mais