Sebrae lança ferramenta que elabora plano de negócios em tempo real

Objetivo da plataforma é municiar o empreendedor de informações de qualidade e diminuir o risco de o negócio não dar certo

Publicado em 9 de março de 2017 às 15:52

- Atualizado há um ano

A unidade baiana do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae-Ba) empresas lançou ontem o Radar Sebrae, uma ferramenta para ajudar empreendedores na elaboração de seu plano de negócios em tempo real por meio de um site na internet ou por aplicativos para celular e tablet. Justificativas para o lançamento não faltam. Durante a apresentação do produto, o diretor de atendimento do Sebrae-Ba, Franklin Santos, lembrou que no  Brasil 23,4% das empresas  abertas no país fecham as portas em um prazo de até 2 anos, índice que faz com que o país  perca R$ 22,3 bilhões por ano.

A ideia do  Radar, segundo explicou o presidente do Sebrae-Ba, Adhvan Furtado, é fornecer aos empreendedores informações de bancos de dados oficiais de forma gratuita e em linguagem simples que são importantes para diminuir a possibilidade de uma empresa não dar certo. "Um novo empreendedor tem ideia, iniciativa e dúvidas. Mesmo a gente recomendando tanto o planejamento, muitos deles não procuram ajuda, vão buscar informações no Google, onde as informações estão desestruturadas", afirmou.  "A ferramenta facilita o acesso à informação e ajuda na decisão de e como implantar um negócio", completou.

Furtado explicou que a base de dados do Radar Sebrae-Ba é formada por informações de órgãos oficiais, como IBGE, Receita Federal, Prefeituras. E que todas elas estão georrefenciadas. O georreferenciamento, inclusive, é essencial no funcionamento da plataforma, pois nela as informações podem ser acessadas a partir de duas situações. A primeira quando o empreendedor quer abrir um negocio mas não sabe qual, e a segunda quando já há decisão sobre o tipo de negócio,mas não há certeza em relação à melhor localização para a sua implantação. 

Diante de perguntas feitas pelo softwere, respondidas pelo empreendedor, o sistema vai montando um plano de negócios que, especialmente no segundo caso (quando não se sabe onde instalar a empresa), pode apontar o número da rua mais adequada para abrigar o empreendimento. O rápido e automático plano de negócios informa ainda o percentual de empresa do setor que fecharam as portas no último ano, quantas empresas atuam no mesmo segmento, quantas delas ficam no mesmo endereço, o hábito de consumo do público-alvo, entre outras. "O Sebrae-Ba entrou a era do 'Big Data' e mudou o paradigma do atendimento aos seus clientes. Agora fazemos a integração e manipulação da informação para oferecer aos empreendedores um atendimento mais focado na inteligência competitiva", resumiu Furtado. 

O Radar Sebrae-Ba pode ser acessado pelo endereço www.radarsebrae.com.br ou por aplicativos para celular.