Secretária municipal exigia propina para liberação de imóveis em Camaçari

Outras seis pessoas que participavam do esquema criminoso comandado pela secretária e pelo marido, dentre elas quatro servidores públicos, foram denunciadas

Publicado em 8 de fevereiro de 2018 às 19:54

- Atualizado há um ano

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano de Camaçari, Juliana Franca Paes, foi denunciada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) por exigir propina para liberação de imóveis em Camaçari. De acordo com a denúncia, a secretária e o marido dela, Aridã de Souza Carneiro, chefiavam uma quadrilha que exigia propinas de empresas e investidores interessados na aprovação de empreendimentos imobiliários de médio e alto luxo no município.

A denúncia, bem como o pedido de decretação da prisão preventiva da secretária à Justiça, foram feitos pelo promotor de Justiça Everardo Yunes nesta quinta-feira (8). Ela foi denunciada pelos crimes de associação criminosa, corrupção passiva e peculato.

Outras seis pessoas que participavam do esquema criminoso comandado pela secretária e pelo marido, dentre elas quatro servidores públicos, foram denunciadas e também responderão a uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

Eles também utilizavam-se, indevidamente, dos nomes de pessoas detentoras de cargos eletivos para obter com maior facilidade as vantagens econômicas ilegais, afirma o promotor.

Juliana Paes e Aridã Carneiro ainda são acusados de utilizar em proveito próprio um veículo caminhonete de propriedade do município de Camaçari, que foi recebido como doação em uma contrapartida de licenciamento de um empreendimento. Um relatório técnico da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública comprovou que o veículo ficava à disposição do marido da secretária municipal, que o utilizava em atividades pessoais.