Secretário Estadual de Turismo destaca ações do governo para a Bahia

Domingos Leonelli defende qualificação de mão de obra e prospecção de voos como estratégias para atrair turista

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  • Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2013 às 13:52

- Atualizado há um ano

“Em breve, os pontos turísticos da Bahia serão o Farol da Barra, o Pelourinho e também a Feira de São Joaquim”, afirma o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli. Segundo ele, os turistas que vierem para a Copa do Mundo já conhecerão uma nova Feira de São Joaquim, com 36 mil metros quadrados e 3,5 mil comerciantes. A requalificação conta com investimentos de R$ 60 milhões, sendo metade custeada pelo governo da Bahia e o restante pelo governo federal, por meio do Ministério do Turismo.

A feira foi uma das ações da Setur destacadas por Leonelli no Fórum Agenda Bahia, que aconteceu na terça-feira na Arena Fonte Nova. Leonelli também citou a reforma do terminal náutico e dos projetos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), concentrados na Baía de Todos os Santos. O ponto mais destacado pelo secretário foi a qualificação profissional, principalmente na formação em línguas.Domingos Leonelli, secretário estadual do Turismo (Foto: Robson Mendes/CORREIO)“É essencial melhorar o atendimento ao turista. Sem perder a baianidade, o sorriso, esse calor humano, que são fundamentais. Precisamos fidelizar esse turista, e sem qualificação pode se perder e não ter essa fidelização”, defendeu Leonelli.

Ele também rebateu a crítica do sócio fundador da CVC, Guilherme Paulus, de que faltam espaços para eventos na cidade. “O Centro de Convenções de Salvador tem 40 anos e já tem muitos bons serviços prestados. Ainda hoje, temos eventos agendados até 2018”, disse.

De acordo com o secretário, o governo está montando uma licitação para terceirizar a gestão do espaço. “Vamos entregá-lo para a iniciativa privada, tornar essa gestão mais profissional”, explicou.

Uma outra ação destacada foi a construção de um oceanário em Salvador. O estudo de localização já foi concluído pela empresa Prado Valadares, que indicou oito possíveis localizações, ainda não divulgadas.

Voos

Leonelli também falou sobre os novos voos internacionais que passarão por aeroportos da Bahia (Salvador e Porto Seguro). Até abril de 2014 serão 33, para oito destinos: Miami, Frankfurt, Madri, Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, Córdoba e Lisboa. “Salvador se tornará um hub da Air Europa”, comemorou.

A quantidade de turistas que saem de Salvador para esses destinos foi o principal argumento usado na prospecção dos voos. Hoje, 17 voos operam na capital, para cinco destinos: Miami, Frankfurt, Madri, Buenos Aires e Lisboa. Os novos voos são da Aerolíneas Argentinas e da Air Europa. “Essa é a maior integração aérea entre o Nordeste do Brasil e os países íbero americanos”, completou.

Além desses, está sendo negociado o voo entre Lima (Peru) e Salvador. “Será um voo que sairá de Salvador, fará escala em Lima e seguirá para Los Angeles. Usamos como argumento a quantidade de turistas que Salvador envia para Machu Pichu”, disse.

Ainda sobre aviação, o secretário contou que Argentina e Estados Unidos são os principais emissores internacionais de turistas para a Bahia. Já entre os nacionais, destacam-se São Paulo e Minas Gerais. Ainda assim, quase a metade dos turistas que vem para a Bahia (5,2 milhões dos 11 milhões por ano) são os próprios baianos viajando pela Bahia.

5,7% do PIB

O setor turístico na Bahia movimenta em torno de R$ 7,8 bilhões por ano, o que equivale a 5,7% de todo o PIB do estado. “No Brasil, só o Rio Grande do Norte tem uma representatividade melhor. Lá, o turismo representa 6,2% do PIB. Mas a economia deles é muito menor do que a baiana”, defendeu o secretário Domingos Leonelli.

Os dados são da pequisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) de 2011. Ainda segundo o secretário, entre 2007 e 2012, 22 milhões de pessoas desembarcaram nos três aeroportos da Bahia: em Salvador, Porto Seguro e Ilhéus. “Isso representa um crescimento de 100% em relação ao período anterior”, disse. A Bahia, frisou Leonelli, é o principal destino turístico do Nordeste e o terceiro do país em desembarques aéreos internacionais. Para 2013, entre recursos captados, executados e em execução, são R$ 170 milhões em investimentos públicos.

Quanto à atração de investimentos privados, o último dado é do ano passado, quando foram atraídos R$ 5,7 bilhões. Entre 2007 e 2013 foram instalados 26 hotéis ou resorts de médio e grande porte no estado. Para incrementar o turismo na Bahia, Leonelli também destacou apostar mais no público gay, que “gasta mais e aproveita melhor o turismo”.[[saiba_mais]]