Sede dos 'caveiras' é inaugurada e novo comandante toma posse

Criado em 2014, Bope atua no atendimento de ocorrências policiais de alta complexidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2018 às 15:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Polícia Militar inaugurou nesta sexta-feira (6) a sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). No mesmo dia o novo comandante da unidade tomou posse. 

A nova sede do Bope foi inaugurada na Rua 15 de Janeiro, s/nº, Caji, Lauro de Freitas. Além da entrega das novas instalações, na solenidade foi realizada a passagem de comando. O major Clédson Souza, antigo subcomandante, assumiu o Bope no lugar do coronel Paulo Coutinho, que foi nomeado comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

“Nosso propósito é continuar o excelente trabalho que já vem sendo feito com a tropa, aprimorando as técnicas para alcançarmos novos resultados. É uma unidade especializada em atender situações mais complexas, por isso são policiais preparados para atuar em situações diversas, a exemplo de lidar com explosivos”, disse o major.  

Ainda na solenidade foram entregues 100 novas pistolas da marca Glock – consideradas com "sistema único de segurança, funcionalidade e precisão" -, além da entrega de 30 moedas comemorativas a militares e civis que contribuíram, de forma significativa, com o Bope. 

Bope Criado em dezembro de 2014, o Bope é uma unidade especializada que atua no atendimento de ocorrências policiais de alta complexidade, no gerenciamento de crises e na capacitação da tropa da PMBA e de outras forças. Realiza ações antibombas, anti e contra terror, ocupação de pontos sensíveis e críticos para restauração da ordem, gerenciamento de crises envolvendo refém, intervenções em estabelecimentos prisionais, operações de combate ao crime organizado, entre outras.

A tropa do Bope atua em pronto-emprego, ou seja, para ser empregada a qualquer momento que seja acionada, e se destaca por intervir, de forma rápida, em ocorrências não convencionais e pela qualificação técnica. Desde a sua fundação, já atendeu 150 ocorrências envolvendo explosivos.

Caveiras Para integrar o Bope, o policial militar passa por cinco meses de capacitação e avaliações (técnicas, médicas, físicas e psicológicas) no Curso de Operações Policiais Especiais (Copes). A próxima turma do Copes inicia na segunda-feira (9) com 60 alunos. Os policiais militares do Bope são conhecidos como “caveiras”.