Segunda edição do Bike Fuzuê terá concurso de fantasias e prêmios

Festa gratuita será realizada durante o Fuzuê, dia 18, a partir das 15h, no circuito Orlando Tapajós

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 04:00

- Atualizado há um ano

Ação volta a acontecer no Carnaval e deve reunir cerca de 300 ciclistas (Foto: Divulgação)Dizem que o Carnaval de Salvador é um espaço para todos os tipos de público. Para provar essa teoria, a prefeitura resolveu levar os ciclistas para o meio da folia. As magrelas vão abrir o Fuzuê deste ano, primeiro dia de Pré-Carnaval na cidade. A festa é gratuita e será realizada no dia 18, no circuito Orlando Tapajós (de Ondina para a Barra).Batizada de Bike Fuzuê, a pedalada será entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra. Para participar, basta estar de bicicleta e fantasiado. Os ciclistas vão se concentrar na Praça Bahia Sol, em Ondina, a partir das 14h. Depois, seguirão até o Clube Espanhol e, às 15h, começa o desfile. Durante o evento haverá um concurso de fantasia, com premiações.Crianças aprendem a andar de bicicleta no Festival da Primavera  (Foto: Max Haack/Agecom)Essa será a segunda edição da festa. A primeira aconteceu em 2015 e reuniu cerca de 200 ciclistas. No ano passado, não houve. Segundo o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, o evento terá algumas novidades este ano e a expectativa de público é um pouco maior.

"A primeira edição foi realizada no Furdunço. Esse ano ela será durante o Fuzuê, que é uma festa sem equipamentos eletrônicos, como trios elétricos, com fanfarras e que, por tanto, está mais próximo dos ciclistas. Esse ano também teremos algumas premiações, como kits da Skol e a entrega de uma bicicleta para a melhor fantasia. Esperamos reunir mais de 300 ciclistas no local", afirmou.

O Bike Fuzuê também será o abre alas do bloco do Sarapa, um grupo de fanfarra que este ano vai homenagear o designer Pedrinho da Rocha, famoso por ter criado os tradicionais abadás dos blocos carnavalescos de Salvador.Foliões durante o Furdunço (Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO)PremiaçõesDurante o Bike Fuzuê será realizado um concurso para escolher as três melhores fantasias. O primeiro colocado ganhará uma bicicleta. Os outros dois serão premiados com kits da Skol. Segundo a Saltur, a composição dos kits e a comissão julgadora do concurso ainda estão sendo definidos.

O júri será composto por um jornalista ou representante de canais de comunicação, um artista plástico e um representante do cicloativismo em Salvador. A ação é uma iniciativa do Movimento Salvador Vai de Bike junto a grupos de pedal da cidade. Segundo alguns ciclistas, apesar de a prefeitura estar organizando o evento pela segunda vez, algo similar já era realizado antes."Todos os anos nós nos reunimos para pedalar no Carnaval, mas era um grupo menor. O importante dessas ações é que elas dão visibilidade aos ciclistas e mostram para a população a importância de pedalar", afirmou a ciclistas Lucia Saraiva, do grupo Amigos de Bike. Ciclistas durante a pedalada pelada realizada em março de 2016 (Foto: Betto Jr/ CORREIO)O músico Helder Guido, 33 anos, é integrante do grupo Pedal da Vila, que reúne cerca de 60 ciclistas. Todas as segundas e quartas-feiras, eles percorrem entre 30 e 35 km, em diferentes bairros da cidade. Ele acredita que eventos como o Bike Fuzuê podem incentivar outras pessoas a usarem a magrela e listou os benefícios do exercício.

"O evento é importante porque é uma mensagem para que as pessoas usem mais a bicicleta. Pedalar traz muitos benefícios para a saúde, faz a gente economizar, porque deixamos o carro em casa, e ganhar tempo, porque não precisamos ficar procurando por vaga para estacionar nem presos em engarrafamentos. Além de fazermos novos amigos, uma nova família", afirmou.Após o Bike Fuzuê, os participantes vão se reunir no Barra Grill, na Barra, para assistir a Banda de Ciclistas - um grupo musical formado por quatro ciclistas que cantam músicas sobre a consciência de usar a bicicleta.