Segunda teve Pabllo Vittar, Ivete, Daniela, Kannário e muito mais

Veja tudo o que aconteceu no quinto dia de Carnaval em Salvador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de março de 2019 às 12:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A segunda-feira (3) foi cheia de atrações: entre os circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande), o quinto dia de Carnaval na capital baiana teve Ivete Sangalo, Pabllo Vittar, Cláudia Leitte, Daniela Mercury, Kannário, Psirico, Bell Marques, Luiz Caldas, Harmonia do Samba, Armandinho, Dodô e Osmar e muito mais! Veja tudo que rolou

***

23h20 ● Atração internacional Lali e Pabllo no trio elétrico Pabllo Vittar trouxe para o trio do Bloco da Pabllo a popstar argentina Lali Espósito, cantora, atriz e compositora argentina que estreou na carreira artística protagonizando a novela infantil Rincón de Luz, em 2003, aos 11 anos de idade. Hoje em carreira solo, ela também interpretou Marianella no fenômeno mundial, Quase Anjos, e integrou o grupo pop Teen Angels.

***

23h01 ● Então diga que valeu...

***

22h53 ● Luiz Caldas leva neto para o trio Luiz Caldas e o neto, Luiz Vicente Acompanhado de Luiz Vicente, seu neto de apenas 6 anos, o cantor Luiz Caldas comanda a pipoca em seu 49º carnaval. A canção da vez é Anunciação, de Luiz Caldas.

***

22h41 ● A pipoca de Luiz Caldas está animadíssima!

***

22h29 ● Pode chegar Kill, do Chiclete com Banana (Foto: JC Pereira/AG News) A pipoca do Chiclete saiu há pouco do Farol da Barra. Depois da notícia do cancelamento do desfile do trio de Denny, Kill, vocalista da banda convidou os foliões do bloco DD no Comando para se juntarem à pipoca chicleteira.

"A gente recebeu a notícia agora e está torcendo para que não seja nada grave e que Denny se recupere logo. Se o folião do bloco de Denny quiser acompanhar o Chiclete, a nossa pipoca vai abraçar vocês com o maior carinho".

***

22h15 ● Oya tetêeeeeeeeeee

***

22h07 ● Agora a Pabllo Vittar foi longe demais Olha o tanto de gente só na frente do trio ***

21h58 ● Chiclete na boca A pipoca do Chiclete com Banana já está pronta para sair. Quem vai? Os chileteiros fiéis marcam presença. ***

21h52 ● Arrasa, Pabllo! Pabllo Vittar (Foto de JC Pereira-AgNews) "A nossa voz ainda vai chegar muito longe", em rápida parada em frente ao Camarote Axé Brasil, a cantora Pabllo Vittar exaltou a alegria do público LGBTQI+.

***

21h47 ● Tem de tudo Os fiéis da Igreja Batista Missionária da Independência Conhecida pelos mais religiosos como a Festa da Carne, momento em que o homem se entrega aos pecados e aos vícios mudanos, o Carnaval, para os fiéis da Igreja Batista Missionária da Independência, é o momento certo para evangelizar. Há 20 anos eles se encontram no Circuito Batatinha para fazer diversas atividades, como dança, recreação e orações.

***

21h42 ● Eita! Pabllo Vittar (Foto de JC Pereira-AgNews) Começa a rebolar! Vestida de mulher gato, Pabllo Vittar inicia seu desfile no circuito Barra-Ondina. Alegria comendo no centro aqui no Farol da Barra.

***

21h35 ● Com fortes dores no peito, Denny não puxa bloco hoje O cantor Denny Denan, ex-vocalista da Timbalada O cantor Denny Denan, ex-vocalista da Timbalada, sofreu uma dor torácica momentos antes de desfilar no circuito Dodô (Barra/Ondina).  De acordo com nota oficial, o artista se encontra em um hospital da capital baiana. Clique aqui e leia a notícia completa.

***

21h30 ● Entra em beco, sai em beco O grupo Filó foi um dos vários que desfilaram ao longo da noite pelo Circuito Batatinha Entre a Rua da Oração e o Largo do Terreiro de Jesus, as bandas de sopro e os blocos carnavalescos se concentram para, de lá, descerem as ladeiras do Pelourinho arrastando os foliões que, mesmo pelo horário, não esboçam nenhum cansaço. O grupo Filó foi um dos vários que desfilaram ao longo da noite pelo Circuito Batatinha, acompanhado pela banda de sopro Os Franciscanos.

***

21h26 ● Delícia A foliã Luara Costa Quem anda pelos circuitos de carnaval já percebeu que um prato vem fazendo sucesso pela festa: o pirão de aipim. Normalmente algo entre carne do sol, calabresa, bacon ou tudo isso junto.

Com um ponto de venda na Rua Afonso Celso, pertinho do Beco da Off, o bacharel em letras Hebert Breno, 26, avisa logo:  quem passa em sua barraca não esquece.

O pratinho de pirao sai a R$ 8 e ele conta que consegue vender cerca de dois panelões por dia, o que rende cerca de 120 porções. Ele também tem coxinhas e hambúrgueres, mas nada faz tanto sucesso quanto o pirão.

A foliã Luara Costa, 23, aprovou o pirão e disse que vai marcar o ponto. Segundo ela, que saiu para a rua todos os dias, o prato é uma espécie de santo para "enfrentar a cachaça".

***

21h20 ● Novinhos e praieiros O estudante Arthur Lima e amigos Na segunda de Carnaval do Jammil, o estudante Arthur Lima (centro) veio de galera. "Desde sexta-feira a gente está  curtindo".

***

21h16 ● Intenso Thais (à esquerda) e as amigas No último dia no Carnaval de Salvador a turista piauiense Thais Freire (última à esquerda), garante que só para em Ondina. "Vou pular o Circuito inteiro. Hoje é intenso".

***

21h09 ● Praieiros

Praieiros, guerreiros e solteiros saindo do Farol da Barra sob o comando de Levi Lima e a banda Jammil e uma noites. "Que coisa linda minha Bahia", saudou o cantor.

***

21h04 ● Amigos unidos... Felipe Renan, Daniel Marcelino, Stephani Pedrotti e Leticia Xavier Vindos de cantos diferentes do país, os amigos Felipe Renan, Daniel Marcelino, Stephani Pedrotti e Leticia Xavier decidiram se juntar no Carnaval de Salvador. Na ordem, eles vieram de Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Registro (SP).

Danilo contou que eles já aproveitaram várias pipocas aqui na capital baiana: Saulo, Anitta, Aline Rosa, Margareth, Daniela... mas a mais esperada é a da Pabllo.

"Hoje eu só paro no chão, bebê!", contou Daniel, que é agrônomo e montou sua fantasia de cheerleader para ver a cantora.

***

21h ● Yukêeeeeeee

****

20h57 ● O Canto da Cidade

Adivinha como Daniela Mercury iniciou seu trajeto na Barra-Ondina hoje?

****

20h53 ● Do Ceará Anderson Carvalho, Paulo André  e Gláucio Silva Turistas de Fortaleza, Anderson Carvalho, Paulo André  e Gláucio Silva vieram para o Carnaval só para ver Daniela. "Ela é maravilhosa. Não tem para nenhuma outra", afirma Paulo André.

***

20h49 ● Daniela começou!

****

20h45 ● Representatividade importa Dênice Oliveira, Vitor Rodrigues, Samir Ricardo e Harry Lima O quarteto, ou melhor, o "squad" formado por Dênice Oliveira, Vitor Rodrigues, Samir Ricardo e Harry Lima, saiu do bairro de Pau da Lima para acompanhar a cantora Pabllo Vittar.  "Estamos aqui porque ela é maravilhosa e representa muito pra nós", contou Harry, que, junto com os amigos, saiu andando da estação da Lapa até a concentração do bloco.  "A gente ainda chegou mais rápido! E ainda vamos andar até a Ondina, viu?!", afirmou Dênice. Quem é doido de achar que representatividade não importa?

***

20h40 ● Só alegria Sandy e Vanessa, estudantes, na Boca do Rio: A estudante Sandy Nogueira, 18, veio do interior para ver a Àttooxxá. De Itagimirim, a jovem está hospedada na casa da amiga, a também estudante Vanessa de Jesus, 16, pertinho do palco do Carnaval da Boca do Rio. "Estou achando maravilhoso. A gente ama os meninos, fiquei muito feliz quando vi que iam tocar aqui", comemorou Sandy. Vanessa contou que a proximidade de casa facilita muito o acesso ao Carnaval, por ser menor de idade. "Oportunidade e tanta. Assistir ao show aqui mesmo, na paz e de boa, só alegria", completou.

***

20h32 ● Por amor a Daniela Os mineiros Cleiton Simonelli e Romulo Petersen Fãs da Rainha, os mineiros Cleiton Simonelli e Romulo Petersen acompanham o Carnaval da cantoraa desde a sexta-feira. "Ela é a rainha do Carnaval. Amamos Daniela Mercury!"

***

20h26 ● Não é não!

Postos da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e da Central de Flagrantes, localizados nos circuitos Dodô e Osmar, registraram cinco casos relacionados à importunação sexual, entre a quinta e segunda-feira de Carnaval. Clique aqui e saiba quem foram e o que fizeram os supostos assediadores.

***

20h18 ● Não esperou nem a Pabllo subir no trio O cabeleireiro Maurílio Neto chegou 18h Tem quem não espere o Carnaval chegar pra ser vadia, mas também tem gente que espera o Carnaval chegar para acompanhar Pabllo Vittar, cantora do hit Todo Dia, que faz a Pipoca da Pabllo nesta segunda-feira na Barra-Ondina.

E tem gente que chegou cedo, viu? É o caso do cabeleireiro Maurílio Neto, que desde as 18h está ao lado do trio.

"Vou até Ondina bem nervosa!", exclamou.

Com visual bem menininha, Maurílio chamou atenção ao lado do trio, onde a concentração já acontece. De body e meia-calça branca, ele faz o papel da Pabllo enquanto o trio não sai.

***

20h18 ● Tradição A médica Flávia Perez A médica Flávia Perez não abre mão da pipoca  de Armandinho, Dodô e Osmar: " A frequência, a qualidade da música, o Carnaval tradicional. Não tem como não ir atrás".

***

20h13 ● Tá com calor, querida? O circuito Dodô (Barra-Ondina) está pegando fogo com o trio Armandinho, Dodô e Osmar! ***

20h11 ● À toa no Asa

Quem aí tá à toa? Durvalino começa o desfile do Me Abraça no circuito Barra-Ondina. "Dedico esse show aos meus fãs que sempre me incentivam a fazer o meu melhor, o melhor Carnaval do mundo no meu bloco do coração".

***

20h11 ● Guitarra baiana na concentração Armandinho, Dodô e Osmar: o trio tá quase pronto A pipoca de Armandinho, Dodô e Osmar já está se preparando para sair. Quem vai seguir os acordes da guitarra baiana?

***

20h06 ● Crocodilo na Grécia! Daniela chegou! (Foto: Célia Santos) Daqui a pouco Daniela desfila no último dia do bloco Crocodilo, em 2019. A Rainha recebe dois convidados especiais: os cantores Silva e Gloria Groove.

***

20h01 ● A tempo da estreia Gilmara quase ficou sem fantasia para seu primeiro ano no Ilê Gilmara Araújo foi uma das foliãs que quase se prejudicou com a falsificação de vouchers para trocar pelas fantasias do Ilê Aiyê. Ela está em seu primeiro ano no bloco: "Saí muito frustrada da sede no sábado. Cheguei 14h e entrei na fila. Quando deu 17h, a direção avisou que não teria roupa para todo mundo pois algumas pessoas tinham falsificado os vouchers e as fantasias estavam contadas", relatou. Ela conseguiu pegar sua roupa a tempo para participar do desfile desta segunda-feira no Campo Grande: "A direção falou com todo mundo que tinha os vouchers verdadeiros para ir hoje na sede. Felizmente consegui minha roupa para meu primeiro ano no bloco"

***

19h57 ● Quebra aê! Olha o Asa aê! O Me Abraça já tá na rua!

***

19h54 ● Bem família Julia, Cíntia e os filhos na Boca do Rio Os moradores da Boca do Rio comemoram um "Carnaval tranquilo", ao qual podem trazer os filhos. As autônomas Julia Francisca Pereira, 43, e Cíntia Souza, 30, trouxeram as crias, Guilherme Pereira, 6, e Alexsandro Souza, 4, respectivamente. "Pra quem não gosta de ir pro Centro, é otimo. E eles se divertem também", comentou Júlia, confessando que já curtiu muito a folia nos circuitos oficiais.

***

19h52 ● 'Não faço parte de facção nenhuma', diz Igor Kannário Igor Kannário e Comando da Paz: a treta continua (Fot o: AgNews) A pipoca de Igor Kannário veio para o seu quinto ano consecutivo no circuito do Campo Grande, nesta segunda-feira (4), com ameaça de falta de segurança. Mas a "maior pipoca do mundo", como o próprio chama, passou arrastando o mesmo mundo de gente de sempre.

Mais uma vez, assim como na última sexta-feira (1), o pagodeiro se vestiu com uma roupa que lembra a de um policial, só que desta vez branca. No ombro direito, a mesma frase "Comando da Paz" - nome de uma das maiores facções criminosas de Salvador.

Sobre estar fazendo ou não alusão a uma entidade criminosa, Kannário falou de cima do trio, em frente aos camarotes das TVs: "Não faço parte de facção nenhuma. Eu estou vestido de comandate da paz. Eu peço paz. Parem de inventar conversa com nome de homem".

O receio à segurança do bloco começou por conta do cantor ter se vestido de 'policial do futuro' na pipoca da última sexta-feira. A roupa tinha nos ombros a frase 'Comando da Paz'.

A atitude rendeu críticas de entidades que representam os policiais e do deputado estadual Capitão Alden (PSL), militante da categoria. O CORREIO também recebeu mensagens de policiais militares criticando o cantor.

Clique aqui e leia a reportagem completa.

***

19h49 ● Attooxxa de boa

Olha como tá de boa na lagoa o show da Attooxxa no Carnaval da Boca do Rio...

***

19h43 ● Para quem quer ver o Ilê passar A concentração do Ilê está na Vitória A concentração do Ilê Aiyê está na saída do Corredor da Vitória, e não na Rua Araújo Pinho, no Canela. Cenário do momento é esse. Nem sinal do carro do Ilê e pouca gente até o momento.

***

19h36 ● Nossa Senhora das Drag Queens! Sandra Farias: vencedora da categoria luxo A pernambucana Sandra Farias, 41 anos, carregou na passarela 120 quilos de pedras, lantejoulas e penas de faisão real. Foi preciso oito meses e oito pessoas para construir a fantasia que mede cinco metros de altura e seis de largura. Ela levou o primeiro lugar na categoria luxo pela sexta vez. Para trazer todo o material para o 22º Concurso de Fantasia LGBT do Carnaval de Salvador, que acontece na Praça Municipal, no Centro Histórico, ela precisou desmontá-lo em várias partes e embarcar em uma viagem de ônibus e outra de avião.

***

19h28 ● Mete Dança

Fã do grupo Attooxxa, a pensionista Luana de Carvalho, 29, disse que veio pra meter dança. "Onde eles vão eu vou atrás. Perto de casa, então, é comigo", disse, sem parar de dançar.

***

19h21 ● Attooxxa inicia os trabalhos na Boca do Rio. Foto Mauro Akin Nassor ***

19h16 ● Um astronauta no Me Abraça Tem astronauta no Me Abraça Já está tudo pronto para o bloco sair aqui do farol da Barra.

***

19h ● Uma fantasia não, um carro-alegórico

Camila Silva foi a primeira a pisar no palco do 22º Concurso de Fantasia LGBT do Carnaval de Salvador, na Praça Municipal, no Centro Histórico. Ela trouxe para a passarela, na categoria luxo, uma fantasia com a temática Iorubá. Ao todo foram investidos R$ 40 mil e penas de fasão e pedrarias.

***

18h55 ● 12 anos de Me Abraça Diogo Bellan e Beatriz Valente Os turistas de São Paulo Diogo Bellan e Beatriz Valente saem há 12 anos no Me Abraça e já estão aguardando Durvalino começar a animar a festa. "Durval é o melhor. Ele tem a melhor energia possivel", garante Diogo.

***

18h49 ● Folia em família! Juliana e Matheus Santos: mãe e filho no Carnaval A baiana de acarajé Juliana Santos, 39, sempre sai no Meu é Seu acompanhada do filho, o assessor parlamentar Matheus Santos, 19. "Venho há 15 anos. É o melhor cantor, a melhor animação, a melhor segunda-feira. Eu até saio em outros, como o Olodum, mas Xanddy é o preferido", contou Juliana, que disse preferir as músicas antigas. Para alegria dela, uma das primeiras canções interpretadas por Xanddy foi Mandei Meu Cavaco Chorar.

***

18h40 ● Fã do Harmonia A pedagoga Rose Santos A pedagoga Rose Santos sai no Meu é Seu desde 2010, como boa fã de Harmonia do Samba. "Toda segunda-feira estou lá no show deles. O diferencial da banda é a alegria. O repertório é maravilhoso, completo", elogiou.

***

18h30 ● Fechação! Leokret do Brasil abre o 22º Concurso de Fantasia LGBT do Carnaval de Salvador. No palco, montado na Praça Municipal, no Centro Histórico, 14 participantes vão disputar em duas categorias: originalidade e luxo. "Meu sonho sempre foi disputar esse concurso", diz a ex-vereadora que, neste ano, se limitará a analisar os candidatos.

Na categoria originalidade, será avaliado o grau de dificuldade que o participante teve para confeccionar a fantasia. Já o luxo, explica Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), leva quem apostar em muitas plumas, pedrarias e que, sobretudo, tenha investigado muito para a confecção da roupa.

O prêmio para o primeiro lugar na categoria luxo é de R$ 8 mil. Já para a originalidade a primeira colocada leva R$ 4 mil.

***

18h20 ● Pausa para matar a fome

Nem mesmo Bruna Marquezine resistiu à fome e ao acarajé! Ela foi flagrada na sacada do Expresso 2222, um dos pontos privilegiados da folia.  (Foto: Webert Belicio/ AgNews) 18h18 ● Coladas na corda!

As cordeiras Joseane Pereira, 19, e Ana Paula dos Santos, 34, estão na corda pela primeira vez. Desde que se inscreveram para o trabalho, pediram para ser escaladas para Ivete, de quem são fãs. " Foi uma maravilha. Foram três dias maravilhosos. Ela entra com uma energia e a gente entra no ritmo, não da nem tempo de ficar cansada", afirmou Ana Paula. Joseane elogiou o look da cantora no domingo. "Acho que hoje vai ser ainda melhor. Eu já chego para dormir pensando em vir para cá. Foi o primeiro ano, mas o primeiro de muitos". (Foto: Thais Borges/ CORREIO) 18h14 ● Alinne ousada

Cantora apostou em calcinha cavadíssima. No cropped, um basta contra a violência! (Foto: Daniel Delmiro/ AgNews) 18h07 ● Veveta chegou!"Quero saber quem está preparado para ir atrás do trio, para ir com Mainha. Vocês estão preparados? Pula, Coruja!", convocou, antes de cantar Teleguiado. (Foto: Dilson Silva/ AgNews) "Eu poderia cantar no banheiro. Deus além de me dar o presente de cantar, me deixou cantar para vocês. Quero ser a mais linda, mais poderosa, mais gostosa para vocês. Hoje é o último dia, mas é o primeiro do ano que vem", disse antes de puxar Bota Pra Ferver!18h03 ● Atraso justificado

"Deixa eu falar pra vocês! Estávamos no trio aguardando o trio da frente, que teve um probleminha técnico. Não achamos justo ficar tocando para pressionar. A gente tem que ter calma, respeito, porque a palavra chave é tolerância", disse Ivete sobre demora para subir no trio.

18h ● Passou rápido

Kannário pediu, em frente aos camarotes das emissoras, que parassem de inventar convesa com o nome dele. "Hoje eu sou o comandante da paz. Não defendo facção nenhuma. Eu peço paz. E parem de inventar conversa com o nome de um homem", exclamou. Diferentemente do habitual, não parou pra falar com ninguém. 

17h57 ● Teve gente deixando marquinha

Fãs de Estados como Sergipe e Ceará deixaram seus nomes no trio de Ivete, que sai já já do Farol da Barra 17h55 ● Jenifer está no trio de Ivete

O nome da musa do Carnaval 2019 é Mariana Xavier. E a Jenifer saiu do Tinder a convite da Schin e foi acompanhar Veveta em cima do trio em mais um dia de desfile do Coruja, hoje, na Barra. (Foto: Jean Amorim/ Divulgação) 17h59 - Mais fã de Mainha

O publicitário Fernando Costa, 25, sonhava em sair com Ivete. No ano passado, decidiu vir antes de saber que a cantora estava grávida. "Esse segundo ano aqui foi outra coisa. Ivete é tradicional do Carnaval e acompanho o trabalho dela há anos. Ela voltou do jeito que ela queria, com a família completa. É bom para ela, para os fãs e para Salvador". (Foto: Thais Borges/CORREIO) 17h50 ● Irmãs unidas

As irmãs Joice, 31, e Geisiane Correia, 39, fizeram a mesma maratona que a cantora: saíram no Coruja nos três dias de retorno de Mainha. "Ela voltou com mais brilho e eu sei porque acompanho todos os anos. O retorno foi todo diferente. O público estava animado, ela também é até o abada foi melhor", disse Geisiane. E o cansaço depois de três dias? "Somos professoras de Educação Física, então estamos acostumadas", contou Joice. Joice e Geisiane (Foto: Thais Borges/CORREIO) ***

17h48 ● Estreia no Carnaval

De Recife, a auxiliar administrativa Érica Priscila, 33, veio fazer sua estreia no Carnaval de Salvador nesta segunda. Fã de Ivete, veio realizar um sonho com o grupo de amigos recifenses. "Sou fã dela, acompanhei o retorno no Instagram e espero que hoje seja muito divertido". A cantora Raylla Souza, 30, por outro lado, esteve nos três dias com Ivete. "Foi perfeito. Ela passou a emoção dela. Passou a saudade dela, que encontrou com a bossa saudade". (Foto: Thais Borges/CORREIO) 17h47 ● Folião de Ivete

Morador de Connecticut, nos Estados Unidos, há 20 anos, o baiano Cláudio Almeida, 40, volta para a Bahia todo ano no Carnaval - sempre para ver Ivete. " Ano passado saí no Camaleao, que estava fazendo 40 anos, mas Ivete é Ivete. Ela voltou com garra e disposição para puxar o bloco. Ela sabe puxar bloco", disse Cláudio; que saiu nos três dias de bloco. (Foto: Thais Borges/CORREIO) 17h46 ● Olha essa pipoca!!

17h42 ● 'É no respeito, é no limte' (Foto: JC Pereira/Ag. News) ***

17h25  ● Kannário dá o recado"Essa parada aí está errada. Tão querendo me boicotar no Carnaval?", falou ele durante o desfile, ao ver mais confusões. "Estão fazendo tudo para ter uma tragédia aqui hoje mas Deus não vai deixar", disse o cantor mais cedo, pedindo respeito à "maior pipoca do Brasil".*** (Foto: Reprodução) De cima do trio, Kannário voltou a dar uma "bronca" na polícia. "Não agride o cara, não. O cara fez algo de errado, prende o cara, leva o cara. Segura a onda aí, meu velho. Não agride a população não que eu tô vendo tudo daqui"***

17h15 ● Kannário inicia desfile no Campo Grande

 Igor Kannário puxa novamente pipoca no Campo Grande. Ele novamente está fantasiado de Comandante da Paz, com a inscrição "Comando da Paz", que provocou muita polêmica, em uma braçadeira. A roupa hoje, contudo, é branca. O cantor prestou continência ao falar com a imprensa em cima do trio antes de inicar o desfile. Ele cantou uma música do Edcity, "Playboy passa mal" no início do desfile.

***

17h11 ● As filhas de Gandhy começam desfile"Diga não ao machismo e a todas as formas de violência contra a mulher. Respeite as mina", diz a locutora do trio.***

17h08 ● Em família!

A aposentada Silmara Borges, 63, sai no afoxé com a filha há quatro anos. A jovem, que também se chama Silmara,  tem 23 anos e Síndrome de Down. "Fiquei muito triste esse ano. Achei que não fôssemos sair. Depois falei com a presidente e ela disse que ia sair sim. A gente adora", contou a mãe. "Eu gosto muito de dançar, faz bem para a mente, para o corpo e para a alma", completou a filha. (Foto: Thais Borges/CORREIO) ***

17h

As Filhas de Ghandy se preparam para sair A socióloga Célia Lopes, 58, sai nas Filhas de Gandhy há quatro anos com um grupo de mulheres militantes. Esse ano, o bloco só desfila nesta segunda-feira, por dificuldades de patrocínio. "A mulher precisa de visibilidade e somos apaixonadas pelo afoxé, mas temos dificuldade com patrocínio. Desfilar nas Filhas é levar sua ancestralidade, sua luta, sua história de vida", diz (Foto: Thais Borges) ***

16h54 ● 'Uh, Fábio Assunção' (Foto: Marina Silva/ CORREIO) "Essa música está estourada em todo Brasil, não só Salvador. Então é importante dar um recado. Se beber não dirija. Vamos beber com responsabilidade. Vá buscar seu irmão, seu amigo, que bebeu. Isso que é mais importante" - Bruno Magnata***

16h40 ● Cheiro de Amor no Campo Grande

Vina Calmon começa desfile na Avenida. Atrás dela vem Igor Kannário. (Foto: JC Pereira/ AgNews) ***

16h40 ● As Muquiranas passam pelo TCA

16h39 ● Filhos de Gandhy iniciam desfile"Beijar pode. Beijar à força, não. Não é não. Respeite as mina, cara!", está dizendo o narrador do Gandhy, no trio. (Foto: Thais Borges/ CORREIO) O vendedor Roberval Fernandes, 45, sai no Filhos de Gandhy há 23 anos, mas, esse ano vai acompanhar o filho e o irmão na corda. "Esse ano o bicho pegou, então só veio ele. Eu trazia desde pequeno, agora eu que não traga pra ver. Mas estou curtindo do mesmo jeito, vou com eles até o final", disse Roberval, sem fantasia. Sobre a nova indumentária, o irmão dele, o técnico em enfermagem Reginaldo Ferreira, 30, acredita que a discussão é necessária. "Precisamos debater, para não quebrar a tradição". Já Reginaldo Júnior (à esquerda), 15n filho de Reginaldo, sai desde os 8 e vem também com o amigo Luan da Silva, 14.

***

16h28 ● Tapete branco (e amarelo) na Barra

Sabe a tal polêmica da fantasia amarela do Gandhy? Para o professor Sérgio Bezerra (de bigode azul), 44, e para o gari Romeu Portela, 53, a discussão não passa de uma bobagem. "O Gandhy está homenageando o Mestre Moa do Katendê, que foi assassinado no ano passado. Ele criou o Badauê, que saía nessas cores. As pessoas não sabiam disso. Se soubessem, a  polêmica estaria desfeita", disse Sérgio. Romeu levou os dois netos para o desfile - Cauã, 12, e Matheus, 11. "Eles que pediram. Um saiu ano passado, i outro está vindo pela primeira vez. Garanto que vão até o fibal". (Foto: Thais Borges/ CORREIO) ***

16h18 ●  Marcio Victor foi pra galera!

O líder do Psirico se juntou aos foliões do bloco, que estão ENLOUQUECIDOS. O Rei Leão vai pegar você!"Ninguém vai tomar meu lugar nas Muquiranas"***

16h20 ●  Bell na Barra

Cantor dá início ao desfile do Camaleão. "Vamos juntos. Ontem foi em paz, tudo na paz. Nós estamos no topo do mundo. Boa sorte para todo mundo", desejou antes de sair.

***

16h16 ● Sonho realizado

A enfermeira Ádria Alecrim, 39, vai realizar hoje o sonho de acompanhar Bell Marques no Camaleão. "Sou de Irecê e estou me despedindo do Carnaval de Salvador, porque estou querendo coisas mais tranquilas. Espero que seja uma boa despedida", disse. A amiga,  também enfermeira Fabíola Carvalho, 39, veio acompanhá -la na realização do sonho. "Eu saía sempre com Bell no Nana, na época do Chiclete das antigas. Expliquei para ela vir de tênis, uma roupa folgada e se preparar para o circuito apertado", contou. Ádria está usando um tênis pela primeira vez na vida. "Prefiro salto", disse, aos risos. (Foto: Thais Borges/ CORREIO) ***

16h11 ● Sem tempo ruim

Não tem dedo machucado que atrapalhe! A cuidadora Luciene Muniz, 40, e a cabeleireira Edinduza Souza, 42, acompanham Bell há quatro anos no Camaleão. Antes, saíam com ele no Nana. "Já fomos no Vumbora, por isso os machucados. Hoje eu fico até manca, mas não deixo de ir até Ondina", brincou Luciene. "Por mim, saía todos os dias com Bell", completou Edinduza. (Foto: Thais Borges/ CORREIO) ***

16h01  ● Príncipe do Gueto

Igor Kannário acaba de chegar na Avenida. Ele puxa trio sem cordas, e ainda está descendo da van que o levou até o circuito.

***

15h54  ● É o Psi!

As Muquiranas colorem a avenida de rosa ao som do Psirico, de Marcio Victor. (Fotos: JC Pereira/ AgNews) ***

15h47 ●  Liberdade 

"Não à intolerância" é o tema da Mudança do Garcia no Carnaval 2019"A intolerância está simbolizada pelas baianas. São mulheres, negras, de religião africana, que sofrem muita intolerância" - Raimundo Badaró, um dos coordenadores da Mudança do Garcia (Foto: Daniela Leone/ CORREIO) ***

15h40 ●  Já tem movimento na Barra também

A comerciante Ivana Machado, 36, e o cabelereiro Fernando Pereira, 39, são fãs de carteirinha de Bell. No Carnaval, só saem com ele. "Me apaixonei com 12 anos, quando minha mãe me deixou vir para o Carnaval pela primeira vez. De lá para cá, nunca deixei", contou Ivana. Fernando disse que sempre faz uma massagem nos pés para ajudar na disposição do circuito. "E trago água de coco para hidratar". (Foto: Thais Borges/ CORREIO) ***

15h24 ● Ele vai de rosa!

Márcio Victor saiu do camarim agora fantasiado de Muquiranas e atendeu à imprensa (Foto: Vitor Villar/CORREIO) Márcio Victor conversou com a imprensa antes de subir no trio do Muquiranas: "Já são 14 anos comandando esse bloco. É uma alegria desde que eu me visto, quando saio de casa, dos meus amigos do bloco e das mulheres que preparam a gente. É um prazer imenso me vestir de Muquiranas. Eu fico muito agradecido pelos associados gostarem e pedirem pela gente. É muito gostoso vestir de cabaré mas hoje é misturado com o Rei Leão", disse.

Sobre a música, que concorre à música do Carnaval, Márcio Victor disse: "Eu tô muito satisfeito com o carinho pela música. Ontem eu tive uma cena muito linda que foi uma criança de dois meses vestida de Rei Leão. Então eu já ganhei meu Carnaval com esse carinho. Eu já me considero um campeão pela música trazer de volta a máscara e a fantasia para a rua. Fiquei muito feliz com uma mensagem de Ivete dizendo que as crianças todas da casa dela ouvem a música".

***

15h22 ● Um mar de gente

Essa é a Mudança do Garcia! Presidente Bolsonaro é o principal alvo de críticas no desfile desse ano. (Foto: Marina Silva/CORREIO) ***

15h11 ● As oncinhas

✌✌✌ (Foto: Marina Silva/CORREIO) Mais da galera!

Sob sol forte, pipoca foi à loucura com Claudia Leitte (Fotos: Marina Silva/CORREIO) ***

15h05 ● Claudinha bagunceira (Foto: Marina Silva) ***

15h  ● "O que é que ta pegando?!"

Placas e estandartes dão vazão aos protestos na Mudança do Garcia (Foto: Marina Silva/CORREIO) ***

14h58  ● Folia e protesto

É a tradicional Mudança do Garcia chegando no Campo Grande! (Foto: Marina Silva/ CORREIO) ***

14h50 ● Pra não esquecer

Vocês acham que todo artista tem as músicas de cabeça, é? Em cada trio tem esses papéis pregados ao chão para que os cantores não esqueçam a letra. Este aqui é de Márcio Victor, do Psirico, que vai comandar o Muquiranas no Campo Grande. (Foto: Vitor Villar/ CORREIO) ***

14h49 ● Olha a chuva!

Previsão é de chuva no Campo Grande nesta segunda-feira (4). O céu está bem nublado e venta forte. Os trios já estão precavidos, com os instrumentos e computadores cobertos por plástico e um toldo pronto para ser aberto a qualquer momento. (Foto: Vitor Villar/ CORREIO) ***

14h46  ● Ta arrasando!

Claudia emenda um sucesso atrás do outro e leva folião pipoca à loucura na Avenida"Tem um sol pra cada um hoje. Sangue de Jesus tem poder"- Claudia Leitte reclamando do calor representa cada um que está em Salvador hoje debaixo dessa LUA (Foto: JC Pereira/ AgNews) ***

14h42 ● Lincoln e Duas Medidas

Banda puxa trio independente na Avenida e ainda hoje faz Carnaval dos Bairros, em Periperi. "Acho que o Carnaval é uma festa plural, que tem espaço para tudo e para todos. É lindo de ver que em cada canto da cidade tem uma festa abrilhantando este grande evento", comentou Lincoln. (Foto: Marina Silva/ CORREIO) ***

14h39  ● As meretrizes estão chegando...

A Avenida já se colore de rosa. São As Muquiranas chegando para curtir o Psirico! (Foto: Vitor Villar/ CORREIO) ***

14h30 ●  Quem já está com saudade?"A gente cantou sorvete e eu não vi sorvete nenhum, to derrentendo", disse Claudia Leitte, antes de puxar a sua aposta para o Carnaval, SaudadeA cantora não para de falar do calor e diz que poderia ter apostado em um biquini, para já mostrar a barriguinha. Hoje, o look homenageia, mais uma vez, a Amazônia. Ela está vestida de piranha-negra.

(Foto: Dilson Silva/ AgNews) ***

14h26 ●  Olha elaaaa!

Claudia Leitte já está começando o desfile no Campo Grande! Hoje ela puxa trio sem cordas :) (Foto: Reprodução/ Instagram) ***

14h20 ● "Se juntas já causa, imagina juntas"

As primas Viviane Costa, 24, e Larissa Costa, 13, vieram curtir a passagem da banda La Fúria pelo cicircuito Osmar. "Eles animam muito", declarou Viviane. Enquanto Magnata puxava o sucesso 'Fábio Assunção' a foliã pulava animada. "É a música do Carnaval. A melhor", declarou ***

14h16 ● Enquanto a chuva não cai...

A chuva de papel picado traz mais beleza ao desfile da La Fúria (Foto: Marina Silva/ CORREIO) ***

14h13 ● Quem vai no chão são elas!

Grupo de amigas quebra tudo com a La Fúria, no Campo Grande (Foto: Marina Silva/ CORREIO)

***

14h09 ● O Magnata faz...Ôe!

La Fúria puxa pipoca na Avenida (Foto: Marina Silva/ CORREIO) ***

14h05 ● É samba-reggae que chama! (Fotos: Marina Silva/ CORREIO) ***

14h ● Tem até berrante na Avenida (Foto: Marina Silva/ CORREIO) ***

13h57  ●  Olha a banda Didá aí! (Foto: Marina Silva/CORREIO) ***

13h51  ●  De geração em geração

Avó e neta juntas no Carnaval. Desde a criação do bloco que a dona de casa Maria Helena Santos, 62, curte a festa com a banda feminina. A neta, a estudante Stephanie Amorim, 18, conta porque segue escolhendo a Dida, "É um bloco que so tem mulher, então é muito mais tranquilo", diz. (Foto: Gabriel Amorim/ CORREIO) ***

13h50    ●  (Ainda) Tem solteira também

Ela veio de noiva pra ver se o futuro marido entende o recado e faz logo o pedido de casamento. "Ele não quis vir, ficou em casa. Mas eu vim assim porque quero casar logo", brincou a bioquímica Marlene Cerqueira, 55. Enquanto espera pelo pedido a noiva  folia quer curtir ao som de Ivete Sangalo e Márcia Short, as atrações mais aguardadas por ela. (Foto: Gabriel Amorim/ CORREIO) ***

13h35  ● Tem casal curtindo junto

São pelo menos cinco carnavais desde que o casal Edna Silva e Edvaldo Sacramento escolheram curtir o Bloco da Saudade. "É tranquilo, sai cedo, e ainda da tempo de pegar outro bloco depois", contou a foliã enumerando os motivos. O Bloco da Saudade veio logo depois de Carla Perez no Circuito Osmar (Foto: Gabriel Amorim/ CORREIO) ***

13h35  ● Na comissão de frente

O que não falta é animação pra essa galera! ***

13h30  ● Já tem Saudade na Avenida

Bloco da Saudade desfila no Ciurcuito Osmar (Campo Grande) (Foto: Marina Silva/ CORREIO) ***

13h14 ● Olha a selfie!

Microtrio ao fundo e todo mundo de peruca azul para sair bem na foto (Foto: Marina Silva/ CORREIO) ***

13h  ● Famosinha na área

A ex-BBB Jéssica está no trio de Cláudia Leitte! O desfile do bloco sem cordas começa às 13h30 Foto: Dilson Silva/AgNews ***

12h58  ● Microtrio 

Tem espaço pra microtrio também. Entre um trio e outro, foi a vez do microtrio 'Respeite as Mina', puxado pela sambista Juliana Ribeiro Foto: Marina Silva/CORREIO ***

12h44  ● Olha que coisa mais linda!

Fã de Carla Perez vai ao circuito, mesmo de cadeira de rodas, para acompanhar a loira. Isso é AMOR! Foto: Marina Silva/CORREIO ***

12h34  ● Close nas fofuras!

Será que elas estão curtindo? Os cliques são da nossa super fotógrafa Marina Silva :) (Foto: Marina Silva/CORREIO)

***

12h18 ● A Avenida é dos pequenos

Fantasia, bola de sabão, espuma e confete fazem a alegria da criançada na passagem do trio Algodão Doce, de Carla Perez, na Avenida. Para aguentar o calor, muita água mineral! (Foto: Marina Silva/ CORREIO) ***

12h15 ● Tranquilidade

Segundo Carnaval dos primos Lucas e Miguel de 5 anos. "É super tranquilo trazer eles pra a programação infantil e eles super se divertem", contou a professora Ariane Reis, mãe  de MIguel. E sabe o que ele mais gosta "Da espuma", disse rindo. Foto: Gabriel Amorim/CORREIO ***

12h ● Toda de prateado

Carla Perez entrou no Circuito Osmar puxando o Algodão Doce ao som de "Teleguiado", sucesso de Ivete Sangalo. Foto: Gabriel Amorim/CORREIO ***

11h45 ● Pequenos na folia

O motorista Uanderson Santos, 29,  e a autônoma Erica Santos, 29, trouxeram os gêmeos Uendell e Luana de 2 anos pra folia pela primeira vez. "A gente quer ensinar a eles essa tradição", contou o pai. Prontos pra curtir o desfile de Carla Perez, as crianças se divertiam antes mesmo do início. "Pra quem veio pela primeira vez eles estão curtindo muito", completou a mãe. Foto: Gabriel Amorim/CORREIO ***

11h45 ● Celebração na Palma da Mão - Banda Celebração e Convidados

Olha que alegria massa! Foto: Marina Silva/CORREIO ***

11h37 ● A dona da festa chegou!

Carla Perez já está no trio. Já já ela comanda a festa no Circuito Osmar (Foto: Dilson Silva/AgNews) ***

11h30 ● Olha quem chegou!

A dançarina Lore Improta é convidada especial do Algodão Doce, que desfilará com Carla Perez. Olha que linda! (Foto: Dilson Silva/AgNews) ***

11h ● Transportes para a folia

Antes de sair de casa, verifique como chegar e sair do circuito sem sufoco. Tem opção para quem vai de carro, táxi, mototáxi, carro, etc. Clique AQUI.

***

10h28 ● Tá com fome?

Quer bater aquele rango caprichado antes da folia? Dá pra pedir em casa. 

Delivery no Carnaval: veja lista com 22 restaurantes que estão funcionando

***

10h15 ● Shopping? Mercado? Cinema?

Tá pensando em fugir da folia. Se ligue, porque não é todo lugar que está aberto hoje. Confira os funcionamentos dos shoppings, cinemas e mais. É só clicar AQUI!

***

10h ● Bom dia, galera! 

Confira a programação dos circuitos, palcos e bairros para esta segunda (4)