Segundo dia do Painel Digital traz a crença de união como revolução digital

Até este domingo (19), serão cinco mesas de diálogo e duas oficinas

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Santana
  • Fernanda Santana

Publicado em 18 de agosto de 2018 às 17:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO

Online ou Offline? Os dois e juntos, não há porque separar. É o que acreditam os palestrantes do segundo dia da primeira edição do Painel Atitude Digital, neste sábado (18), na Caixa Cultural. O evento é uma uma realização da Icontent, em parceria com o Portal iBahia, patrocinado pela Caixa. À frente da primeira mesa do dia, iniciada às 15h, os empreendedores Antonio Pita e Anderson Menezes, com mediação de Ítala Pita, explicaram o porquê da crença na união.

A questão surgiu após uma provocação de Ítala, co-fundadora e diretora de operações da start-up Vale do Dendê: "Vocês acreditam que é possível sobreviver sem o offline?". Poucos segundos de silêncio, a certeza era quase imediata. Um dos fundadores e codiretor da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, primeira agência de notícias sobre e das periferias de São Paulo, Anderson Meneses emendou: "A gente cresceu por conta da nossa rede online. O online ajuda. Mas o offline é preciso, não é dispensável. É importante criar o real".

O baiano Antonio Pita também sabe de inovação: um dos criadores da Diaspora Black, primeira rede de turismo destinada (mas não exclusiva) à população negra do país. A história da Diaspora foi brevemente contada pelo CORREIO em julho deste ano. Ele assume a fala:

“A tecnologia não se esgosta em si. É uma ponte. A experiência do estar nunca será substituível. Nossa missão é o encontro: a gente opera para encontros reais”. O trio, inclusive, trouxe como exemplo a experiência de outros influenciadores para reforçar a tese da importância da conexão. A internet, para Antônio, é meio para ampliar a produção de conhecimento. Mas, sobretudo: “Para trazer esses outros pontos de vista. Afinal, “internet é ampla e democráticas, mas existem camadas a serem desbravadas”.Aprender fazendo Outra conexão é considerada pelo Painel: junto à teoria, é preciso conhecer a prática. Até este domingo (19), são cinco mesas de diálogo e duas oficinas. Entre os temas que serão debatidos, estão: Big Bata, Cidades Inteligentes, Redes Colaborativas, Representatividade, Comunicação Digital, Influência, Aprendizado, Robótica, Interações Sociais e Comunidades. Neste sábado, os participantes foram apresentados ao universo da Robótica, ministrada pela pernambucana Roboliv.re, plataforma de desenvolvimento colaborativo. Foto: Evandro Veiga/CORREIO Para participar das oficinas, é preciso chegar às 13:30 e realizar cadastro – o limite de participantes de cada turma é de 15 pessoas. O criador da iniciativa, Henrique Forest falou sobre a inovação no ensino de robótica. A Roboliv.re ensina os alunos a aprenderem com os erros e acertos; rejeita modelos fixos. Assim, para ele: “Se perde o medo. Você perde o medo de ligar e queimar. Com as oficinas, despertamos o interesse para você ver que não queima [risos] [...]. A gente tenta fazer transformação social com a robótica. A robótica é transdisciplinar.”. O projeto é levar para escolas públicas ensinamentos de robótica, com patrocínio de empresas privadas. O coordenador digital da Roboliv.re, Marcos Egito, também acredita justamente nesse potencial da robótica: ensinar. “Com a tecnologia, é possível tornar menos tedioso [risos]. Você reinventa a lógica e as crianças não precisam ficar paradinhas ouvindo”, opina. Das escolas de Salvador para a sala onde era ministrada a oficina, o professor de português Joirison Lima, 46, atestava a importância da tecnologia na educação e vice-versa. Ao lado do jovem Rodrigo Arthur, 23, aprendia as primeiras lições de robótica. A intenção é levar para a aula os conhecimentos. “Eu sou leigo, mas minha curiosidade me trouxe aqui. E eu quero que meus alunos também tenham acesso a isso. Quero ligar as duas coisas”, disse. A revolução digital começa justamente na união.

Serviço 1ª Edição do Painel Atitude Digital Quando: 17, 18 e 19/08/2018 – (Sexta, Sábado e Domingo) Onde: Caixa Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, 57, Centro. Entrada Franca, observada a capacidade do espaço - Estacionamento gratuito ao lado nos dias 17 de agosto, a partir das 18h e 18 e 19 de agosto, a partir das 14h. Horários do evento: 17/08/2018 - a partir das 18 horas 18 e 19/08/2018 - a partir das 14 horas Classificação: Livre

*Com supervisão do editor Jorge Gauthier.