Segundo suspeito de incêndio em Mercado de Cajazeiras se apresenta à polícia

Yan Carlos Silva Gregório, 18 anos, atribuiu incêndio ao adolescente que estava com ele no momento em que começaram as chamas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2017 às 12:34

- Atualizado há um ano

O segundo suspeito de ter participado do incêndio ao Mercado Municipal de Cajazeiras, Yan Carlos Silva Gregório, 18 anos, se apresentou à polícia na manhã desta quarta-feira (28). Após se apresentar, ele foi liberado pela polícia.

Na 13ª Delegacia (Cajazeiras), Yan acusou o adolescente de 17 anos, que se apresentou nesta terça (27), de ter colocado fogo no mercado. De acordo com o delegado titular em exercício Roberto Alves, no depoimento, Yan contou que eles estavam bebendo desde as 16h, e que decidiram entrar no mercado de Cajazeiras para continuar bebendo.

Como o estabelecimento estava fechado, eles escalaram o muro para conseguir entrar. Lá dentro, continuaram a beber. Ainda de acordo com o delegado, Yan contou que, em determinado momento, foi ao banheiro e quando retornou já encontrou um box pegando fogo. Nesta terça, o adolescente havia afirmado que a responsabilidade do incêndio era de Yan. "Em realidade os dois praticaram o crime, o motivo é o vandalismo", disse Roberto Alves.

O adolescente foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e Yan foi liberado. Ele vai responder por incêndio criminoso, com agravante por ser um bem público. "Eles podem pegar de três a seis anos, mas com agravante pode ir até 10 anos de reclusão", explicou o delegado.

Nesta terça, o adolescente contou ao delegado que ele e Yan Carlos arrombaram um boxe de artesanato do Mercado. No local, eles encontraram uma garrafa de cachaça. Em seguida, a dupla arrombou outro boxe, que fica ao lado, onde encontraram o isqueiro. Eles colocaram fogo em um banco e empurraram o objeto em chamas para dentro do primeiro boxe arrombado, dando início ao incêndio. 

O incêndioO Mercado de Cajazeiras foi atingido por um incêndio que começou na noite do dia 18 de junho, um domingo. O fogo se concentrou no segundo piso, onde ficam cerca de 70 dos 133 boxes que existem no espaço. Segundo o Corpo de Bombeiros, 20 deles foram atingidos pelas chamas.

O fogo atingiu o teto do mercado, e as telhas terão que ser trocadas, obra que ficará a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Parte da fachada também sofreu avarias e terá que ser recuperada. 

Leia mais: Mercados de Salvador vão ganhar grades e câmeras de segurança

Desde a ocasião, existia a suspeita de que o incêndio tenha sido provocado de forma criminosa. Alguns permissionários acreditam que bandidos tenham colocado fogo no local para forçar os trabalhadores a retornarem para a Rotatória da Feirinha, de onde foram retirados há dois anos, quando o mercado foi inaugurado. 

No dia 21, o primeiro piso, que não foi destruído pelas chamas, voltou a funcionar. Além disso, cerca de 20 boxes do primeiro andar do Mercado de Cajazeiras foram disponibilizados para os permissionários afetados. De acordo com o subsecretário de Ordem Pública (Semop), Beto Farias, os equipamentos vão ficar disponíveis para os comerciantes que não tiveram perda total ou que estocavam as mercadorias em outro espaço.