Seis assaltantes invadem Ufba, rendem vigilantes e arrombam caixa eletrônico

Além de quantia em terminal bancário, bandidos levaram equipamentos do Instituto de Ciência e Saúde (ICS), no Canela

Publicado em 11 de março de 2017 às 16:19

- Atualizado há um ano

Um grupo armado rendeu os vigilantes do Instituto de Ciência e Saúde (ICS) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Vale do Canela, em Salvador, e conseguiu acessar um terminal bancário que funcionava dentro da unidade, além de equipamentos de audiovisual.

Segundo informações da Polícia Federal (PF), que investiga o caso, a invasão ocorreu por volta das 22h40 desta sexta-feira (10), quando um porteiro e um segurança foram surpreendidos por seis criminosos. De acordo com a assessoria da Ufba, o grupo conseguiu arrombar o terminal eletrônico bancário. A quantia roubada não foi divulgada.

Além disso, conforme a PF, os assaltantes ainda conseguiram levar três data-show (projetores de imagem) e mais três televisores que estavam em salas da unidade. Prédio do Instituto de Ciência e Saúde (ICS), no Canela, alvo de criminosos (Foto: Ufba/Divulgação)De acordo com a assessoria da Polícia Militar, policiais do 18ª Batalhão da PM (Centro Histórico) foram acionados para atender a ocorrência de arrombamento às instalações de uma unidade da Ufba. No local, o vigilante confirmou o fato e informou aos PMs que já havia acionado a Polícia Federal, instituição responsável pela gestão de segurança do local.

Segundo a PF, a ocorrência só foi comunicada por volta de 1h15 deste sábado. Logo depois, foram enviados ao local dois peritos, um papiloscopista e um agente para realização de perícia. Nenhum suspeito havia sido identificado ou preso até a tarde deste sábado.

Em nota, a Ufba lamentou o ocorrido e disse que irá tomar providências para evitar outros incidentes do tipo. “A Reitoria informa à comunidade universitária que todas as providências cabíveis para a apuração do caso já foram tomadas, e as autoridades policiais encontram-se à frente das investigações", diz o comunicado.

DesativaçãoA instituição também reforçou que manterá a política de desativação dos terminais bancários nos campi, como medida de segurança. "Paralelamente, ressalta que a desativação dos terminais eletrônicos em todas as unidades da UFBA foi uma das medidas prioritárias anunciadas no âmbito da nova política de segurança da Universidade, no final do ano passado. A desativação já foi concluída em todas as outras Unidades Acadêmicas da UFBA e, no ICS, embora já notificada, a instituição bancária ainda não havia realizado a retirada”, completa a nota.

A decisão de desativar as unidades bancárias em todas as unidades da Ufba foi anunciada após uma tentativa de assalto ao posto bancário do Banco do Brasil da Escola Politécnica, na Federação, em outubro do ano passado. Na ocasião, oito homens invadiram o local, fizeram seguranças e estudantes reféns por três horas na tentativa de explodir dois terminais bancários no pátio da unidade.