Seis internos ficam feridos durante revista na Cadeia Pública

Dois deles permanecem internados no Hospital Geral do Estado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2018 às 20:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Seis internos da Cadeia Pública, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, ficaram feridos durante uma revista realizada na unidade na tarde desta terça-feira (13). Quatro deles tiveram pequenos ferimentos, passaram por atendimento e já estão de volta às celas e outros dois permanecem internados no Hospital Geral do Estado (HGE). 

De acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap), um preso foi atendido pela própria Central Médica Penitenciária e os outros cinco socorridos para o HGE, sendo que três deles já foram atendidos e retornaram à unidade prisional. Outros dois permanecem internados. No entanto, a Seap não soube informar o estado de saúde deles.

Ainda de acordo com informações da secretaria, os presos ficaram feridos após resistirem à realização de uma revista na unidade, que seria algo comum dentro da rotina do sistema prisional. A Seap informou também que, para realização da revista, conta com o apoio da Polícia Militar (PM), que usa armamentos não letais. "Os presos quiseram impedir a revista e foi necessário o uso de armamento não letal, como bomba de gás", informou a Seap, acrescentando que vai apurar se houve excessos. Procurada, a PM ainda não se posicionou.

A revista é acompanhada por uma equipe da Seap, pela direção da unidade, agentes pentenciários e integrantes do Batalhao de Guarda da PM, que fica dentro da unidade.

Vice-presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sisnspeb), Fernando Fernandes informou que as revistas nas unidades prisionais são rotineiras. "Não é incomum os presos se rebelarem, principalmente quando eles têm algo a esconder. Na situação de hoje, alguns tiveram queimaduras provocadas por granadas de gás e tiros de borracha", informou.