Seis projetos que apoiam pacientes com câncer de mama em Salvador

CORREIO listou grupos que realizam ações; na capital baiana, sete baianas recebem o diagnóstico do câncer por dia

  • Foto do(a) author(a) Naiana Ribeiro
  • Naiana Ribeiro

Publicado em 22 de outubro de 2018 às 05:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Instagram

O apoio da família e de amigos, bem como de uma rede de pessoas que passaram pela mesma situação, ajuda - e muito - aos pacientes diagnosticados com câncer de mama. Só na Bahia, 2.870 novas mulheres são diagnosticadas com a doença por ano. Ou seja, diariamente, em média, sete baianas recebem o diagnóstico do câncer. 

Pensando nisso, o CORREIO listou seis projetos que realizam ações e atividades na capital baiana, apoiando pessoas que são vítimas da doença. Confira abaixo.

Seis projetos que apoiam pacientes com câncer de mama em SalvadorIvecan - Instituto Vencer o Câncer: Com sede no bairro do Monte Serrat (Rua Rio Negro, Avenida Boa Sorte, nº69), funciona das 9h às 16h e presta apoio aos diagnosticados com câncer de mama. Recebe palestras, bate-papos e outras atividades. Informações através da página no Facebook: fb.com/institutovencendoocancer. Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada (Gamma): O grupo de voluntários da Liga Bahiana Contra o Câncer atua desde 1985 junto às pacientes que tiveram câncer de mama assistidas no Hospital Aristides Maltez (HAM). Realiza ainda atividades como confecção de próteses, ações sócio-culturais como artesanato, biodança, coral,  teatro e yoga, entre outras. Também oferece tardes de beleza gratuitas às pacientes do Gamma. Infos: 3357-6800. NASPEC - Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer: Realiza ações e palestras sobre câncer de mama. Também ajuda com apoio de logística para recém-diagnosticados em Salvador. O órgão tem sede no fim da linha do Engenho Velho de Brotas (Rua Padre Luiz Figueira, 50). Mais informações pelo site www.naspec.org.br e pelo Instagram @naspecnucleo. Projeto Repartir: Trabalham na conscientização da população com ações específicas como exposições, flashmobs e entrega de lenços. Infos pelo Insta: @projetorepartir. Projeto Sakura: Idealizado por fisioterapeutas do Centro Estadual de Oncologia (Cican) e por pacientes que tiveram diagnóstico de câncer de mama, o grupo é uma rede de apoio para melhorar a autoestima  de quem passa ou passou pelo câncer. Tem encontros mensais. e realiza oficinas e  eventos   externos. Sábado (27) farão uma mesa redonda, às 9h, no Cican (Av. Vasco da Gama, s/nº). Infos pelo Insta @sakuraprojeto. Rede Por Você: Grupo de ex-pacientes e especialistas orienta e apoia mulheres jovens de até 40 anos com câncer de mama. Na sexta-feira (26), estarão no Shopping Vilas Boulevard, às 16h, com palestra sobre o universo. Também ajudam através dos telefones (71) 98884-2164, 98101-1794 e 99316-2671 e pelo Instagram @redeporvoce. Leia a reportagem principal: Mulheres com câncer de mama transformam doença em injeção de autoestima 

“A pessoa precisa ver que não está sozinha. O apoio da família e de amigos é essencial. Existem grupos de apoio, redes sociais, eventos, etc. Quando a gente se conecta com  pessoas que passaram pelo mesmo, fica menos doloroso”, destaca a publicitária Paula Dultra, 38, que decidiu criar o blog Mão na Mama para mostrar que é possível passar pela doença de forma leve. Isso aconteceu em 2011, quando teve câncer de mama.

Campanha estimula publicação de histórias

Há dez anos, o Outubro Rosa chegava de maneira organizada ao Brasil, com ações em diversas cidades, pelos braços da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). Com quase 60 mil novos pacientes surgindo anualmente, hoje  a entidade segue promovendo a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer de mama.

Para este ano, o tema da campanha nacional estimula a formação de redes de apoio. Sob o mote #CompartilheSuaLuta, a ação visa mostrar que pacientes e familiares podem encontrar em ONGs e mesmo junto a outras pessoas que entendem o que o paciente está vivendo a ajuda e a informação úteis para enfrentar o câncer e as bases para fazer uma transformação no cenário da doença no país. “Ter acesso a dados referentes ao câncer de mama, sabendo de seus direitos e possibilidades, também é parte do combate à doença. Com pacientes amparados, ampliamos sua visão política e social acerca da doença - assim, cada indivíduo torna-se um potencial agente transformador da realidade brasileira  e pode contribuir com seu engajamento”, reforça a presidente da Femama, a Dra. Maira Caleffi (Foto: Divulgação) Como parte da campanha, a Federação  também  desenvolveu o MAMAtch, aplicativo (app) que promove a formação de uma rede de interesse e informação relacionada ao câncer de mama, conectando pacientes, familiares, ONGs, profissionais de saúde e pessoas envolvidas no enfrentamento da doença. Clique aqui para fazer download do app para iOS e aqui para baixar no aparelho Android. Em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), a Mestiça criou o aplicativo 'MAMAtch [[publicidade]]