Seis soldados da PM são presos após denúncia de policiais federais em Vitória da Conquista

bahia
24.11.2011, 13:49:00
Atualizado: 24.11.2011, 14:34:25

Seis soldados da PM são presos após denúncia de policiais federais em Vitória da Conquista

Dois policiais federais denunciaram os agentes à Justiça, alegando que eles teriam atrapalhado uma investigação no município de Ibicoara

Louise Lobato
Louise.Lobato@redebahia.com.br

Quatro soldados da Polícia Militar lotados na Companhia Independente de Policiamento Especial (Cipe-Sudoeste) e dois agente da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), de Brumado, foram presos por volta das 22h desta quarta-feira (24) por uma determinação da Justiça Federal.

Os quatro PMs da Cipe fazem parte de uma equipe que faz o policiamento preventivo a assaltos a banco em algumas cidades do sudoeste baiano. De acordo com um policial militar que preferiu não ser identificado, no dia 25 de outubro a Cipe recebeu uma denúncia de moradores do município de Ibicoara, localizado a 509 quilômetros de Salvador, sobre uma caminhonete da marca Mitsubishi, modelo L200. Dois homens armados dirigiam pela cidade a bordo desse veículo, fato que despertou a atenção dos moradores do local.

Uma viatura da Cipe com os quatro agentes se dirigiu ao local para investigar a denúncia e encontrou a caminhonete em uma estrada que liga os municípios de Ibicoara e Barra da Estiva. "Quando eles fizeram a abordagem do veículo, foi constatado que os ocupantes da L200 eram dois policiais federais, que alegaram estar fazendo uma investigação na cidade", informou o policial militar. 

Segundo a denúcia de um colega dos PMs presos, os policiais federais denunciaram o caso à Justiça, alegando que esses quatro agentes da Cipe do Oeste teriam atrapalhado a investigação, constrangendo os policias ao fazerem a abordagem.

"Eles entraram com esse pedido de prisão, que foi expedido, mas não teve fundamentação nenhuma, foi uma arbitrariedade. Nem os advogados de defesa, nem as associações, ninguém conseguiu entender esse mandado de prisão", concluiu o PM.

Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, que confirmou a prisão dos 6 militares, foi aberta uma sindicância para investigar o caso. O processo é interno e visa descobrir o que de fato aconteceu, além de apurar a conduta dos policiais no episódio.

Ainda segundo a assessoria, o juiz decretou a prisão preventiva dos policiais militares, "mas uma prisão preventiva implica que os envolvidos poderiam atrapalhar a investigação do caso, coagir testemunhas ou até mesmo fugir", declarou uma representante da assessoria. De acordo com a PM, o caso em questão não atende aos pré-requisitos necessários para o caráter preventivo da prisão dos agentes.

Apesar da assessoria da PM afirmar que seis agentes foram presos sob essa acusação e encaminhados apro 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Vitória da Conquista, a tenente Cícera Patrícia Azevedo Santana, que trabalha na unidade, confirmou apenas a custódia dos quatro agentes do CIPE no local.

Ainda segundo a tenente Cícera, ainda não há nenhum registro de prisão dos policiais da 34ª CIPM de Brumado. A assessoria da PM informou que eles devem estar a caminho do 9º Batalhão e por isso ainda não há o registro dos mesmos no local.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/capita-marvel-nem-estreou-e-ja-tem-homem-boicotando/
Tudo por causa de um pedido da protagonista, Brie Larson, por mais inclusão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luisa-sonza-sera-convidada-do-trio-de-ivete-sangalo-em-salvador/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pabllo-vittar-anuncia-clipe-de-buzina-para-antes-do-carnaval/
A música mais animada do mais novo disco da drag deve ser sua aposta para o Carnaval
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-da-tv-sai-de-baixo-chega-aos-cinemas/
Elenco é o mesmo do programa, com exceção de Cláudia Jimenez
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/falha-tecnica-deixa-trens-e-estacoes-do-metro-lotados/
CCR Metrô diz que falha foi provocada por vandalismo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fogo-em-piraja-comecou-em-espaco-alugado-pelo-sebrae/
Papéis, documentos e materiais de escritório foram atingidos pelas chamas; ninguém ficou ferido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-mercury-e-entrevistada-ao-vivo-sobre-carnaval-2019/
Cantora abre cobertura especial do CORREIO sobre a maior festa popular da Bahia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/inimigo-saiba-quem-e-o-diretor-da-globo-citado-por-bolsonaro-em-audio-vazado/
Discussão sobre reunião com representante de emissora derrubou Bebianno
Ler Mais