Seja mais influente: cinco lições práticas para se tornar decisivo no trabalho

Boa interação com os colegas, capacidade de ouvir o outro e uma reputação positiva são algumas das habilidades mais valorizadas pelas empresas

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 6 de agosto de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ilustração: Morgana Miranda/ CORREIO

Ainda que não seja chefe, ele consegue convencer a todos que estão a sua volta. A boa interação com os colegas, a qualidade no trabalho que apresenta e a postura quando se posiciona são determinantes. Por isso, o profissional influente consegue levar adiante suas ideias e sugestões e, de quebra, conquistar aquela ‘moral’ no ambiente corporativo. 

O CORREIO listou cinco lições práticas que podem ajudá-lo a se tornar decisivo na empresa que trabalha. Segundo o gerente da Michael Page para o mercado do Nordeste, Marcelo Botelho, a primeira delas é ser generoso na escuta. “A influência deve ser encarada como uma virtude de desenvolvimento e não meramente de convencimento das pessoas. Ela deve ser positiva, voltada para a empresa e não apenas para o benefício individual”.

Também é preciso ter empatia e se colocar no lugar do outro. “A capacidade de cumprir corretamente as tarefas, ser justo e adaptado à convivência é um dos segredos para criar um sentido de influência realmente concreto e respeitado pelos colegas”, completa Botelho.

Poderosa aliada

A coordenadora de Recursos Humanos da Luandre Soluções em RH, Carolina Silva, concorda que o profissional influente se destaca no grupo não só pelas ideias, mas pela postura e pela reputação que possui. O senso de coletividade é outra habilidade fundamental.

“Embora a influência seja algo importante, ela não deve ser só uma habilidade, mas sim ser entendida como algo natural que provém de atitudes que contribuem com o trabalho do todo e do próprio profissional. Quem é influente na empresa costuma dar ideias com potencial macro, que beneficiam o conjunto”.

Não basta mostrar trabalho, habilidade e comprometimento por um curto período de tempo. É preciso manter e consolidar esse comportamento, como alerta ainda a especialista. “Ele deve entender que este poder de influência que foi conquistado pode ser perdido caso ele comece a arriscar sua reputação. Sabemos que o “poder de influência” não é algo fixo e sim mutável. É algo que precisa ser muito bem cuidado ao longo da trajetória do profissional”.    

CONQUISTE SEU LUGAR

1.Reputação  Para ser influente, a postura deve ser positiva. Tanto o seu trabalho, quanto a sua personalidade devem falar muito bem de você. 

2. Postura  Outra característica importante é passar confiança. Ter segurança quanto ao que diz e ser verdadeiro também.  

3. Ideias  É preciso pensar na empresa como um todo e trazer soluções nesse sentido.  O profissional influente costuma dar ideias com potencial macro, apresentar dados e situações coerentes com o mundo real. 

4. Habilidade de ouvir Cultive a habilidade de ouvir. Isso significa escutar, de fato, o que o outro tem a dizer.  

5. Relacionamento interpessoal  A maneira como consegue interagir com os colegas de trabalho é mais uma habilidade, independente da área que trabalha ou do cargo ocupado.