Seleção feminina é convocada para Torneio da França com novidades

Jucinara e Natascha são estreantes da lista, que tem as baianas Rafaelle e Formiga

Publicado em 18 de fevereiro de 2020 às 15:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A seleção brasileira feminina de futebol está convocada para o seu primeiro compromisso do ano. Nesta terça-feira (18), a técnica Pia Sundhage anunciou a lista com as 24 jogadoras que disputarão o Torneio Internacional da França, entre os dias 2 e 11 de março. O Brasil enfrentará a Holanda, o Canadá e a anfitriã em competição preparatória para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

A relação de Pia inclui desde as veteranas Marta, Cristiane e Formiga até duas estreantes: a goleira Natasha (que tem dupla nacionalidade, suíça e brasileira, e fez toda formação na Europa) e a lateral esquerda Jucinara. A zagueira Rafaelle e a volante Formiga são as baianas entre as convocadas.

"Uma jogadora sozinha não faz a defesa. Pelos números que vimos aqui, é preciso um trabalho coletivo. Jucinara é canhota e já teve experiência na Seleção. Eu estou muito feliz com a convocação dela", falou Pia, em entrevista coletiva na sede da CBF.

A lista, aliás, teve dobrada a quantidade de atletas que atuam no Campeonato Brasileiro. Na data Fifa anterior, em novembro de 2019, eram cinco jogadoras; agora, são dez.

"Isso significa uma mudança. Nós tivemos diversas jogadoras na Europa e agora elas voltam para o Brasil. Todas as partidas são transmitidas atualmente, o que é muito importante para mim. Desta vez passei mais tempo visitando clubes do Brasil do que da Europa", comentou a técnica.

O Brasil nunca subiu ao lugar mais alto do pódio no futebol feminino dos Jogos Olímpicos, mas Pia acredita que o sonho pode ser realizado em Tóquio-2020. "Acho que todo time que vai para os Jogos Olímpicos vai para conquistar a medalha de ouro. Pelas jogadoras que nós temos, há chance de ganhar. Mas está tudo muito nivelado". As melhores campanhas nacionais terminaram com a prata em Atenas-2004 e em Pequim-2008.

No Torneio Internacional da França, o Brasil tem como primeira oponente a Holanda, atual vice-campeã mundial e 8ª colocada no ranking da Fifa. A partida será no dia 4 de março, uma quarta-feira, no Stade du Hainaut, em Valenciennes. Lá, a seleção nacional tem boas lembranças: ganhou da Itália por 1x0 e se classificou às oitavas de final da Copa do Mundo feminina de 2019.

A adversária seguinte será a anfitriã da competição, a França - que eliminou o Brasil no Mundial do ano passado, nas oitavas. A partida será no dia 7, um sábado, no mesmo local da estreia. Por fim, encerra o torneio contra o Canadá, no dia 10 (terça-feira), no Stade de L'Epopée, em Calais.

As atletas convocadas:

Goleiras Aline - Tenerife (Espanha) Bárbara - Avaí/Kindermann Natascha - Paris FC (França)

Laterais Letícia Santos - Frankfurt (Alemanha) Tamires - Corinthians Jucinara - Levante (Espanha)

Zagueiras Bruna Benites - Internacional Erika - Corinthians Daiane - Tacón (Espanha) Rafaelle - Changchun Dazhong (China) Tayla - Santos

Meio-campistas Thaisa - Tacón (Espanha) Formiga - Paris Saint-Germain (França) Luana - Paris Saint-Germain (França) Andressinha - Corinthians Andressa Alves - Roma (Itália) Debinha - North Carolina Courage (Estados Unidos) Aline Milene - Ferroviária Duda - São Paulo

Atacantes Cristiane - Santos Ludmilla - Atlético de Madrid (Espanha) Marta - Orlando Pride (Estados Unidos) Geyse - Madrid (Espanha) Bia Zaneratto - Palmeiras