Seleção usará cilindro de oxigênio para jogar em La Paz

Já classificado para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, o Brasil enfrenta a Bolívia na quinta-feira (5)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2017 às 11:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A passagem da Seleção Brasileira por La Paz será breve, de aproximadamente oito horas. O tempo, no entanto, será suficiente para que a comissão técnica do Brasil monte um esquema especial para os jogadores que entrarão em campo, quinta-feira (5), às 17h, contra a Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa 2018. Para tentar minimizar os efeitos da altitude, já que o estádio Hernando Siles fica 3.640m acima do nível do mar, cada titular receberá um cilindro de oxigênio no intervalo da partida.

Um dos coordenadores da ação é o fisiologista da Seleção, Luiz Antonio Crescente, que explicou como o "ar extra" ajudará os jogadores. "A altitude assusta muitas pessoas, mais por desconhecimento do que propriamente pela situação. Existem três efeitos que ela provoca: fisiológicos, mecânicos e clínicos. A nossa estratégia é para diminuir os clínicos: dor de cabeça, mal estar... Levaremos o que é necessário para evitar isso. O que falta lá em cima é ar. A densidade é menor, assim como a quantidade de oxigênio que entra no pulmão. Vamos levar onze cilindros, um para cada jogador que iniciar o jogo. A ideia é que os titulares possam usar o oxigênio para se recuperar mais rapidamente no intervalo", explicou em entrevista ao site do Globo Esporte.

O lado bom para os brasileiros é que, segundo estudos, os efeitos de estar em um local de altitude elevada só começam a aparecer depois de seis a oito horas após a exposição. 

"Não é imediato. Por isso vamos chegar em cima da hora e sairemos depois do jogo. Até mesmo para acelerar a recuperação de olho na partida contra o Chile. Em relação aos efeitos fisiológicos e mecânicos, precisaríamos de três semanas a um mês. É impossível. Por isso vamos minimizar os sintomas que sentimos quando estamos lá. Sabemos que os componentes existem e vamos enfrentá-los por mais que seja uma reação individual. Alguns vão sentir mais, outros nem tanto", continuou Crescente.

Líder das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, o Brasil já está classificado para o Mundial, além de estar garantido como cabeça de chave. Depois do confronto com os bolivianos, a Seleção encerra o torneio qualificatório contra o Chile, dia 10, no Allianz Parque, em São Paulo.

A provável escalação do Brasil para o jogo é Alisson, Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Alex Sandro; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.