Sem aviso: conheça o vulcão que pode ter causado tsunami na Indonésia

Mais de mil pessoas ficaram mortas ou feridas durante tsunami

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2018 às 13:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

O tsunami mortal que atingiu a costa da Indonésia na noite de sábado (22) não teve aviso prévio e aconteceu sem nenhum tremor anterior, segundo relatos de testemunhas. Uma primeira onda não foi tão forte. A segunda matou centenas de pessoas e destruiu casas e estradas. 

Não houve registro de terremotos, o que geralmente permite que autoridades emitam alerta de risco de tsunami. Mas na sexta e no sábado, o vulcão Anak Krakatoa registrou explosões. Na primeira análise de especialistas, foi a movimentação do vulcão que influenciou no tsunami. 

O vulcão surgiu da água há 90 anos e há cerca de 10 gera preocupações maiores e está sob vigilância na região. O "Filho de Krakatoa", tradução do nome indonésio, aumentou suas atividades desde junho do ano passado. Em outubro, um barco turístico que passava nas proximidades quase foi atingido pela lava expelida. 

Segundo pesquisadores, o vulcão começou debaixo d'água, até que por volta de 1928 sua cratera emergiu, tornando uma pequena ilha vulcânica que hoje em dia está a 300 metros do nível do mar. Desde então, a maior parte de suas erupções tem sido pequena. O vulcanólogo Ray Cas, da Universidade de Monash, Austrália, disse à AFP que o caso deste sábado também parece ter sido pequeno, mas pode ter coincidido com uma evento submarino, como algum deslizamento de terra, o que gerou o tsunami.

O chefe da Agência para o Controle de Desastres da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, também deu explicação parecida baseado na informação de atividade geológica registrada antes do tsunami. Pelo Twitter, ele atribiu o desastre a "uma combinação" do deslizamento de terras submarino provocado por uma erupção do Krakatoa com a maré alta durante a lua cheia. Ele diz que tsunamis no Estreito de Sunda não são comuns. "Não houve nenhum terremoto que desencadearia o tsunami depois. Essa é a dificuldade de determinar sua causa", disse.

A ilha do vulcão, que não é habitada, é um destino popular entre turistas. O local faz parte também do Parque Nacional de Ujung Kulo, patrimônio da Unesco, e é muito pesquisado. O vulcão ganhou nome de "Filho de Krakatoa" por ter sido formado pelo lendário Krakatoa, que o precedeu. Em 27 de agosto de 1883, o Krakatoa entrou em erupção e lançou cinzas a mais de 20 km de altura, com explosões que foram ouvidas até na Austrália. O fenômeno provocou mudanças no clima e gerou um tsunami que matou mais de 36 mil pessoas, no que é considerado um dos piores desastres naturais da história.

A Indonésia tem, hoje em dia, cerca de 130 vulcões ativos e está em uma área de muita atividade sísmica, o Círculo de Fogo do Pacífico.