Sem vitória em amistosos, Brasil cai no ranking da Fifa

A seleção brasileira perdeu o 2º lugar para França

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2019 às 11:22

- Atualizado há um ano

. Crédito: JUAN MABROMATA / AFP

O empate contra a Colômbia e a derrota para o Peru em amistosos realizados neste mês nos Estados Unidos custaram caro à seleção brasileira no ranking da Fifa.

Na nova atualização da lista feita pela entidade, divulgada nesta quinta-feira (19), o time comandado pelo técnico Tite caiu uma posição e agora está em terceiro lugar. Foi ultrapassado pela França, que venceu duas partidas pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2020 neste mesmo período levado em conta para definir a pontuação das seleções.

Em relação ao ranking de julho, último mês em que a Fifa atualizou anteriormente a sua listagem, o Brasil caiu de 1.726 para 1.719 pontos, enquanto os franceses subiram de 1.718 para 1 725. A liderança segue com a Bélgica, que também obteve duas vitórias pelas Eliminatórias da Eurocopa recentemente e está no momento com 1.752. A atualização do ranking em setembro leva em conta os resultados da última data Fifa, que contou com 78 amistosos oficiais, 60 jogos eliminatórios para a Copa do Mundo de 2022, que será no Catar, e 74 partidas qualificatórias para competições continentais (Eurocopa de 2020 e Copa da Ásia de 2023). Outra seleção que subiu na lista deste mês foi Portugal, do atacante Cristiano Ronaldo, passando do sexto para o quinto lugar - ultrapassou o Uruguai, que disputou amistosos nos Estados Unidos. Os outros países que ocupam o Top 10 são: Inglaterra (quarta posição), Espanha (sétima), Croácia (oitava), Colômbia (nona) e Argentina (10ª). Grandes seleções mundiais ainda estão abaixo do Top 10. São os casos da Holanda, em 13º lugar, da Itália, em 15º, e da Alemanha, em 16º. O Peru, atual vice-campeão da Copa América e que derrotou o Brasil no amistoso realizado em Los Angeles, ocupa a 19ª colocação. O maior avanço entre agosto e setembro foi obtido pela seleção de Granada, que subiu 13 colocações e passou para a 160ª posição. As maiores quedas ocorreram com a Nicarágua e com Eswatini (antiga Suazilândia), que caíram 11 colocações. O país da América Central está na 148ª posição e o da África, na 150ª.