Sema e Inema criam grupo para proteger a fauna baiana 

Em agosto, um estudo apontou que 744 espécies de flora estão ameaçadas de extinção no estado

Publicado em 13 de setembro de 2017 às 20:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/ Sema

Depois de divulgar uma lista, em agosto, com 331 espécies da fauna que estão ameaçadas de extinção na Bahia, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) publicou uma portaria conjunta com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (13), instituindo um Grupo de Trabalho (GT). O objetivo será criar programas, projetos, normas e procedimentos relativos a gestão da fauna na Bahia. 

No dia 17 de agosto, a Sema publicou o resultado de um estudo, realizado em parceria com mais de 40 instituições, que apontou que 331 espécies animais correm risco de extinção na Bahia, são 54 bichos e outras 133 espécies que correm perigo de sumir do mapa, enquanto mais 141 delas aparecem em situação considerada vulnerável.  O grupo vai acompanhar a situação da fauna na Bahia (Foto: Divulgação) Ao todo, mais de 10% das 2.607 espécies avaliadas apresentam alguma ameaça. Entre elas estão o papagaio-do-peito-roxo, a onça-pintada, o ouriço-preto, o gavião-real, a preguiça-de-coleira, o peixe mero, a jararacuçu-tapete, e a perereca-de-capacete. 

[[galeria]]

A Secretaria informou desta vez que o GT vai subsidiar ações para preservação das espécies, e intensificar as estratégias de fiscalização e aplicação das leis para a conservação da fauna na Bahia. O grupo deverá pensar alternativas para estabelecer procedimentos, normas e programas que beneficiem a conservação e o manejo das espécies.

[[publicidade]]

A lista foi elaborada depois de um estudo que avaliou 1.255 espécies da flora consideradas raras, endêmicas ou sob ameaça de extinção no território estadual. Ao todo, 122 estão na categoria Criticamente em Perigo (CR), 356 Em Perigo (EN) e 266 em situação Vulnerável (VU).