Semana da Consciência Negra tem sarau de poesia e bate papo no Salvador Shopping

Evento gratuito será realizado no Teatro Eva Herz a partir das 18:30h desta terça-feira (21)

Publicado em 20 de novembro de 2017 às 19:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Um sarau de poesia e bate-papo. Essa é a proposto da campanha “Um dia para você lembrar de se conscientizar em todos os outros”, que nessa terça, 21, as 18h30, realizará um encontro com especialistas de diversas áreas no Teatro Eva Hertz (Livraria Cultura) para falar sobre identidade negra.

Os atores do Bando de Teatro Olodum abrem a programação com o recital Vozes Negras, que usa a poesia como ferramenta para falar de amor, resistência e afirmação, com ênfase na luta das mulheres pela igualdade de direitos. Dirigido por Jorge Washington, o espetáculo conta com performances da atriz Luciana Souza, da atriz e cantora Denise Correia, do ator e percussionista Fábio Santana e do violonista Mauricio Lourenço. Os atores do Bando de Teatro Olodum abrem a programação com o recital Vozes Negras, que usa a poesia como ferramenta para falar de amor, resistência e afirmação (foto: divulgação) O evento segue com um bate-papo sobre Iniciativas Negras para o Desenvolvimento de um Cenário Positivo. Compõe a mesa três especialistas que se destacam com diferentes formas de engajamento no combate ao racismo e compartilham suas experiências como o público sob mediação da jornalista Jamile Menezes, diretora do SoteroPreta, primeiro portal de notícias exclusivo sobre cultura negra em Salvador.

 

Uma das convidadas é a jornalista Maíra Azevedo, conhecida pela personagem Tia Má, que aposta no humor para discutir questões raciais e de gênero. Atração do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, ela acumula mais de 350 mil seguidores nas redes sociais, com vídeos que chegam a dois milhões de visualizações.

 

Outro nome confirmado é o de Patrícia Santos, pedagoga e especialista em gestão de pessoas. No seu currículo se destaca a criação da EmpregueAfro, consultoria de recursos humanos focada na diversidade étnico-racial, que busca incentivar a inclusão e ascensão do profissional negro e afrodescendente, principalmente no setor privado.

 

O jornalista Antônio Pita completa o trio, trazendo a experiência da Diáspora Black, plataforma digital idealizada para aproximar viajantes e anfitriões com o intuito de promover trocas e experiências de viagem centradas nos valores, símbolos e referências da cultura negra.

A iniciativa tem curadoria assinada pelo Salvador Shopping em parceria com Ilka Danusa, especialista em responsabilidade social e uma das fundadoras do Instituto Mídia Étnica. O evento integra um portfólio de ações de promoção de cidadania do empreendimento, com destaque para três condecorações consecutivas com o Selo da Diversidade Étnico-Racial, certificação concedida pela Secretaria Municipal da Reparação da Prefeitura de Salvador a empresas que aderem à proposta de valorização das diferenças, inclusão e combate ao racismo.

 

SERVIÇO

Recital Vozes Negras e bate-papo Iniciativas Negras para o Desenvolvimento de um Cenário Positivo

Quando: 21 de novembro (terça-feira), às 18h30

Onde: Salvador Shopping (Teatro Eva Herz da Livraria Cultura – Piso L2)

Entrada franca, com inscrições no local