Semana de Fotografia acontece de 22 a 26 de outubro na Ufba

Serão mais de 30 horas de atividades fotográficas totalmente gratuitas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2018 às 21:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

Uma semana inteira dedicada à fotografia. Assim será a Semana de Fotografia que acontece de 22 a 26 de outubro, na Faculdade de Comunicação da Ufba, em Ondina. Palestras, debates, oficinas, exposições, leituras de portfólio e varal fotográfico vão fomentar a discussão em torno da produção e da pesquisa em Fotografia no Brasil. Serão mais de 30 horas de atividades fotográficas totalmente gratuitas.

Realizado pelo o Labfoto, o evento acadêmico trará também a experiência e o pensamento de fotógrafos e artistas visuais brasileiros em uma programação diversa. As palestras vão abordar temas relacionados à gestão de carreira, à fotografia comercial de moda, de família e de publicidade, ao mercado de galerias, às discussões sobre a Fotografia e Educação, ao Fotojornalismo, ao Ativismo fotográfico e à Fotografia de cinema. Fotógrafa e jornalista Marina Silva, repórter fotográfica do CORREIO, participará do evento (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO) Segundo o professor Rodrigo Rossoni, coordenador do Labfoto, “a ideia é fazer um evento que aborde a multiplicidade do fenômenos fotográficos, uma das marcas da fotografia na atualidade. Uma semana para todos: alunos, professores, profissionais”.

Programação A abertura da Semana de Fotografia acontece no dia 22, segunda-feira, a partir das 18h com a inauguração do Varal Fotográfico, composto por fotografias enviadas pelo público. A palestra de abertura, que acontece às 19h, terá como tema “A Fotografia na era de sua autonomia midiática” ministrada pelo professor e pesquisador da Universidade de São Paulo – ECA/USP, Wagner Souza e Silva. (Foto: Bárbara Wagner/Divulgação) As atividades noturnas serão compostas por palestras e acontecem de segunda à sexta, sempre das 19h às 21h30. Às tardes, a programação, que começa na terça e vai até a sexta, das 14 às 17h, é mais ampla. Além de palestras, haverá debates, oficinas e leitura de portfólios.

[[publicidade]]

Entre os nomes confirmados, além de Wagner Sousa e Silva (USP) está a fotógrafa do CORREIO Marina Silva. Também estão na grade os pesquisadores José Afonso da Silva Júnior (UFPE), Fábio Gatti (EBA-UFBA), Lívia Aquino (Unicamp e FAAP), José Francisco Serafim (UFBA), (Rodrigo Rossoni, UFBA); os artistas visuais Pedro David, Ayrson Heráclito (UFRB), Paulo Coqueiro; as fotógrafas Bárbara Wagner, Juh Almeida, Adeloyá Magnoni, Mavi Morais, Rosa Bunchaft, Cella Figueiredo, Lorena Vinturini, Fabíola Freire e Tayse Argôlo; e os fotógrafos Raul Spinassé, Edgar Azevedo, Rodrigo Wanderley e Dodô Villar completam a lista de convidados. Ayrson Heráclito (UFRB) está entre os nomes convidados (Foto: Divulgação) A Semana conta ainda com uma edição especial do Olhos da Rua – Semana de Fotografia com Tema Livre. Os ensaios podem ser enviados por fotógrafos e fotógrafas de diversas partes do país. Detalhes do envio em www.labfoto.ufba.br. Toda a programação também está disponível no site www.labfoto.ufba.br. Fotógrafa Bárbara Wagner está entre os nomes da semana (Foto: Reprodução) ServiçoO quê: Semana de FotografiaQuando: 22 a 26 de outubro de 2018Onde: Faculdade de Comunicação da UfbaHorários: Segunda a sexta, das 19 às 21h30; terça a sexta, das 14 às 17h