Semana do Sono tem ação educativa em shoppings na Bahia; veja dicas

Ação será nesta sexta-feira (17 de março) em diversos shoppings da Estado. Fonoaudiologia estará presente

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de março de 2017 às 10:44

- Atualizado há um ano

A Liga Bahiana do Sono realiza nesta sexta-feira (17), em comemoração ao Dia Mundial do Sono, uma grande ação nos shoppings da Bahia. O grupo é formado por profissionais de saúde que trabalham com distúrbios do sono na Bahia e conta com a participação de médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e dentistas.

Este ano, a campanha tem o objetivo de aumentar o conhecimento da população sobre os inúmeros problemas de sono que acometem toda a população e são frequentemente negligenciados ou simplesmente desconhecidos. 

Ao longo do dia, os profissionais de saúde estarão com campanhas educativas no Shopping Barra e Shopping Bela Vista, em Salvador; Boulevard Shopping, em Feira de Santana; Shopping Jequitibá, em Ilhéus/Itabuna; e na Praça Abrantes, em Camaçari.

Serão distribuídos cartazes com o objetivo de elucidar a população sobre os diversos problemas relacionados ao sono, como a insônia e a apneia obstrutiva do sono. De acordo com a última pesquisa do Instituto do Sono, 63% dos brasileiros têm algum problema relacionado ao sono.

Os fatores que evidenciam essas dificuldades são os mais variados, como a correria do dia a dia, as extensas jornadas de trabalho e o crescente uso de aparelhos eletrônicos. Essa redução do tempo de sono acaba prejudicando o funcionamento de diversos sistemas fisiológicos no organismo, aumentando o risco de doenças e/ou acidentes. As mais comuns são Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (Saos) e insônia.

DICASREGULE SEU RELÓGIO Estabeleça horários para deitar e acordar.  

AMBIENTE FAVORÁVEL Mantenha o quarto confortável, controlando a temperatura, luminosidade e barulho.  

LUZ ARTIFICIALEvite o uso de aparelhos eletrônicos (celular, computador e televisão próximo do horário de dormir).

CAFÉ E ESTIMULANTES Evite consumir café ou outras bebidas estimulantes à noite.  

BEBIDAS ALCOÓLICAS Evite bebidas alcoólicas à noite.

EVITE PROBLEMAS NA HORA DE DORMIR Não fique pensando em problemas do dia-a-dia e não tente fazer planejamentos no horário de dormir