Semifinais na Austrália terão estreantes no masculino e feminino

Grego de 20 anos e americana de 25 são as sensações no Aberto da Austrália

Publicado em 22 de janeiro de 2019 às 15:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Saeed Khan/AFP

Com facilidade inesperada, o espanhol Rafael Nadal avançou à semifinal do Aberto da Austrália, nesta terça-feira (22). O número dois do mundo arrasou o norte-americano Frances Tiafoe por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/2, em apenas 1h47min.  Ainda sem perder sets, o dono de 17 títulos de Grand Slam alcançou sua 30ª semifinal em torneios deste nível. Nesta estatística, ele está atrás do suíço Roger Federer, que foi a 43 semifinais de Grand Slam, do sérvio Novak Djokovic, com 34, e do norte-americano Jimmy Connors, com 31. Em seu caminho até a final está o grego Stefanos Tsitsipas, de 20 anos, algoz de Federer nas oitavas de final e uma das promessas da nova geração. Mais cedo, nesta terça, ele eliminou o espanhol Roberto Bautista-Agut em quatro sets: 7/5, 4/6, 6/4 e 7/6 (7/2). Tsitsipas é o atual 15º do ranking. Na quinta-feira, Nadal vai enfrentar Tsitsipas pela terceira vez no circuito. Nos dois jogos anteriores, o espanhol venceu sem ceder sets. Ambas as partidas foram disputadas no ano passado, uma no saibro e outra em quadra dura. Será a primeira vez que o tenista grego disputará uma semifinal de Grand Slam.

Feminino Cada vez mais embalada no Aberto da Austrália, a checa Petra Kvitova fez mais uma vítima nesta terça-feira e garantiu o seu lugar na semifinal em Melbourne, o que não acontecia desde 2012. A número 6 do mundo arrasou a local Ashleigh Barty por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, em 1h08min. Ainda sem perder um set sequer no primeiro Grand Slam da temporada, Kvitova vai disputar a semifinal em Melbourne pela segunda vez na carreira. Na primeira, há sete anos, não conseguiu avançar à decisão. Desta vez, terá pela frente, em sua tentativa de alcançar a final, a americana Danielle Collins. O duelo é inesperado. Danielle Collins, 25 anos e atual 35ª do ranking, nunca havia passado da primeira rodada de um Grand Slam até este Aberto da Austrália. Em parte isso se explica porque a americana estudava e competia no circuito universitário dos EUA até 2016. Mas entrou no circuito profissional da WTA em 2014, no US Open.

Agora ela já soma cinco vitórias em Melbourne. Nesta terça, o quinto triunfo foi obtido sobre a russa Anastasia Pavlyuchenkova, de virada, pelo placar de 2 a 1, com parciais de 2/6, 7/5 e 6/1.

E os outros semifinalistas? As outras semifinais serão definidas na noite desta terça (22), caso da chave feminina, e na madrugada de quarta-feira (23), caso da masculina. Em quadra estarão Naomi Osaka x Elina Svitolina, às 21h, e Serena Williams x Karolina Pliskova, às 23h. Entre os homens, Milos Raonic x Lucas Pouille, à 0h15, e Novak Djokovic x Kei Nishikori, às 5h30.