Seminário Cidades semeia o novo em Salvador

agenda bahia
04.09.2017, 13:33:00
(Evandro Veiga/CORREIO)

Seminário Cidades semeia o novo em Salvador

Agenda Bahia engajou agentes de diversos setores sociais

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O novo já nasceu em Salvador. E se fortaleceu, na última quarta-feira, 30, quando centenas de pessoas de variadas formações - muitos jovens - participaram da segunda etapa do Fórum Agenda Bahia 2017, que teve Cidades como tema. 

Na  sede da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), elas levaram ideias, dividiram conhecimentos e ouviram sugestões e projetos que podem ser adaptados para mudar a realidade da capital baiana. O novo é assim, compartilhado, motivador, sustentável, estimulante, participativo, social, inovador, divertido.

O evento reuniu palestrantes que são referências mundiais, a exemplo do urbanista colombiano Carlos Cadena Gaitán, a especialista em mobilidade sustentável Clarisse Linke, o empresário Mateus Mendonça e outros. 

Eles trouxeram experiências e conhecimentos sobre temas caros aos soteropolitanos e inspiraram e mobilizaram a participação do cidadão para além das oficinas, painéis e grupos de trabalho. Ao final daquele dia, estava criado um legado para o futuro da capital baiana. 

Fórum

Esta foi a oitava edição do Fórum Agenda Bahia. Seguindo com sua natureza inovadora, a primeira etapa, ocorrida em julho, foi o Hackathon, uma maratona de inovação entre estudantes, programadores e empreendedores sociais que disputaram, por um final de semana inteiro, o melhor projeto para o Centro Histórico de Salvador. 

Outra tradição mantida neste ano é seu caráter prático, de construir projetos e sugestões de políticas públicas para melhorar os problemas enfrentados pelo estado, pelo setor produtivo e pelos cidadãos da Bahia. Aspecto reforçado nesse seminário com a realização de oficinas exclusivas para gestores públicos e empresários. 

“Essa programação foi pensada para estimular a todos que, junto com os especialistas, vão buscar soluções que melhorem os centros urbanos. Sabemos que, junto com vocês, com certeza conseguiremos”, destacou Renata Correia, acionista e diretora do CORREIO, empresa que promove o evento.  

“Estamos  cada vez mais  investindo em planejar, em programar, em pensar no amanhã, o Agenda Bahia faz esse trabalho há 8 anos. Inovar é preciso”, completou o presidente da Fieb, Ricardo Alban.  

“O Agenda Bahia tem crescido ao longo dos anos. Este ano, a temática foi bem atual diante do cenário. Participei também das palestras pela manhã e achei que o evento como um todo é vitorioso, um evento muito colaborativo para a cidade. Espero que as pessoas que têm poder de decisão possam assimilar isso e dar consequência a esse dia”, falou Vicente Mattos, diretor de relações institucionais do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA). 

O Fórum Agenda Bahia 2017 é uma realização do CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; patrocínio da Braskem, Coelba e Odebrecht; e apoio da Revita. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas