Seminário sobre o futuro dos portos da Bahia abre inscrições gratuitas

Evento gratuito acontece nesta sexta-feira (15)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de março de 2019 às 08:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/Arquivo CORREIO

Qual o plano de desenvolvimento para os próximos 20 anos dos portos de Salvador, Ilhéus e Aratu-Candeias? Esse será o tema do Seminário Bahia de Todos os Portos, que será realizado na próxima sexta-feira (15), das 8h às 19h, no Terminal Marítimo de Passageiros de Salvador, na Avenida da França, no Comércio.

O Bahia de Todos os Portos é uma oportunidade para quem quer conferir o portfólio de investimentos nos portos da Bahia ou para conhecer o grande potencial de investimentos privados e geração de novos negócios.

Os interessados em conhecer as oportunidades de negócio nestes locais podem preencher o formulário abaixo ou acessar o site: www.especiais.correio24horas.com.br/seminariocodeba/.

[[embed]]

Logo após o credenciamento, a programação começa às 8h30 com uma mesa de abertura. Em seguida, às 9h, uma palestra magna será realizada sobre as diretrizes da política portuária nacional, com Disney Barroca Neto, coordenador geral de Modelagens de Arrendamentos Portuários do SNPTA do Ministério da Infraestrutura.

Às 10h, Rondon Brandão do Vale, diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), ministrará uma segunda palestra sobre oportunidades de investimentos nos Portos da Bahia. Para encerrar as atividades da manhã, Joaquim Vieira Ferreira Levy, presidente do BNDES, explanará, às 11h15, sobre linha de créditos para investimentos portuários privados. O Bahia de Todos os Portos abordará os próximos 20 de anos dos Portos da Bahia (Foto: Almiro Lopes / Arquivo Correio) Durante à tarde, a programação retorna com a realização de três painéis. O primeiro, às 14h, será sobre novas perspectivas de investimentos privados no porto de Aratu-Candeias. Adary Oliveira, presidente da Associação Comercial da Bahia, será o mediador. Gabriel da Cunha Oliva, executivo senior da Empresa Colomi Iron Mineração, vai falar sobre o Projeto Integrado Mina-Ferrovia-Porto. Já Marlisa Piovesan Reche, diretora de Logística de Químicos e Vinílicos da Braskem, abordará o tema A Logística que Queremos para o Brasil.

O segundo painel será às 15h sobre as melhorias na infraestrutura do Porto de Ilhéus. A mediação deste ficará a cargo de Alberto Carvalho Vieira Junior, da Empresa Bahia Mineração (BAMIN). Domênico Acetta, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviária da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, tratará sobre Dragagem de Aprofundamento.

O terceiro painel abordará o Porto de Salvador e suas Perspectivas de Projetos, às 15h30. Este último painel será mediado por Marcos Galindo, coordenador do Comitê de Portos da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Participam deste momento Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador e da Wilson Sons Logística, empresas do grupo Wilson Sons, que vai falar sobre a Ampliação do Terminal de Contêineres, e Paulo Villa, diretor executivo da Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), que apresentará a proposta do "HUB-PORT".

O evento continua sua programação às 16h30 com a palestra Porto 4.0 – Automatização e Informatização Portuária, com Fernanda Rumblesperger, diretora de Gestão e Modernização Portuária do Ministério da Infraestrutura.

Está prevista para as 17h uma mesa de debates sobre investimentos no Portos Públicos da Bahia. Os convidados são Daniel Lustosa, diretor de negócios da J. Macêdo, João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Mauro Guimarães Pereira, superintendente Geral do Cofic, e Helano Pereira Gomes, diretor de Negócios da Empresa Ultracargo. O presidente interino do Conselho de Administração da Codeba, Augusto Cesar Carvalho Barbosa de Souza, será o moderador.

O Seminário Portfólio de Investimentos nos Portos da Bahia – Oportunidades de Outorgas é uma realização do jornal CORREIO e a Codeba, com o patrocínio da J. Macêdo e Ultracargo, apoio institucional da Braskem e apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Associação dos Usuários de Portos da Bahia (Usuport), Associação Comercial da Bahia e Contermas.

Toda programação, sujeita a alterações, está disponível também no endereço www.especiais.correio24horas.com.br/seminariocodeba/.