'Ser policial é uma missão gratificante, mas árdua', relata delegada aprovada em concurso

Taciane Vasconcelos conta como conseguiu passar no concurso para delegada da Polícia Civil da Bahia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de março de 2017 às 04:00

- Atualizado há um ano

Taciane passou em concurso para delegada da Polícia Civil na Bahia (Foto: Almiro Lopes/CORREIO)Um dia, após vários de reflexão e de pesquisa, eu decidi que ia fazer concurso para delegada. Era uma quinta-feira. Na sexta, eu baixei o último edital do cargo que tinha tido e disse que ia colocá-lo como meta. No sábado, saiu o edital da Polícia Civil da Bahia. Eu pensei, é esse! Imprimi e tracei minhas metas. No último mês que antecederia a prova eu iria tirar férias para me dedicar integralmente aos estudos. Assim fiz!

Na preparação, fiz os cursos on-line do CERS reta final para DPC-BA, para as provas objetiva e  discursiva. Isso me ajudou muito. Mas não foi só isso, tem que ter base. Eu sempre amei Direito Penal, então me dediquei muito na universidade, fiz pesquisa na área e passei em duas seleções de estágios: MPE e MPF.

Trabalhava pelo dia, estudava à noite, tinha namorado e família. Fiz monografia e OAB na área criminal. Nesse tempo eu tive graves problemas familiares, meu pai faleceu. Parei um pouco. Depois, iniciei os concursos: DPC/MG, TRF/5ª, DF/PR, DF/SE. Parei para pensar o que queria da vida... descobri, lutei. Ao decidir por delegada, já comecei a treinar a prova física.

Não pode esperar passar nas fases. Ser policial civil é uma missão gratificante, mas árdua. Temos que ter muito conhecimento, jurídico e psicológico; raciocínio rápido; preparo físico e flexibilidade. E tem mais: para fazer concurso fora, tem que contar em sair de casa, ficar longe da família, ser dona de casa e, ainda, ser mulher!".

[[saiba_mais]]