Série de reportagens do CORREIO sobre violência na capital é finalista de prêmio internacional

salvador
28.04.2012, 08:43:00
Atualizado: 28.04.2012, 11:54:48

Série de reportagens do CORREIO sobre violência na capital é finalista de prêmio internacional

Série foi publicada entre 11 e 15 de julho. Cadernos Agenda Bahia disputam Sebrae

Da Redação

A série 1000 Vidas (1000 Lives, em inglês), publicada pelo CORREIO em julho de 2011, foi indicada ontem como finalista do prêmio internacional Data Journalism Awards, que reconhece trabalhos de excelência em jornalismo de dados. O prêmio é organizado pela Global Editors Network, European Journalism Centre e pelo Google. O trabalho, dos jornalistas Juan Torres e Victor Uchôa, iniciado a partir do milésimo homicídio do ano em Salvador e RMS, mostrou uma análise profunda da violência na capital baiana e  foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo.



O anúncio do Data Journalism Awards foi feito ontem de manhã, no Festival Internacional de Jornalismo, na Itália, pelo diretor do European Journalism Centre, Wilfried Ruetten, o editor de notícias interativas do The New York Times, Aron Pilhofer, e o presidente da Global Editors Network, Bertrand Pecquerie. “A lista de inscritos foi, por falta de palavra melhor, impressionante em profundidade”, disse Ruetten.

A série 1000 Vidas - selecionada entre mais de 300 trabalhos de 60 países - está indicada na categoria “Visualização de dados e contação de histórias”, e concorre diretamente com oito trabalhos: quatro dos Estados Unidos, um do Reino Unido, um da Rússia, um do México e um da Gazeta do Povo, do Paraná. Veículos entre os mais influentes do mundo, como The Guardian (Reino Unido), The Wall Street Journal (Estados Unidos), The Economist (Reino Unido) e El Mundo (Espanha), estão entre os 58 finalistas de todas as categorias. Só há mais um trabalho do Brasil, da Editora Abril. O resultado final será anunciado no dia 16 de maio.

Sebrae
Uma série de cadernos especiais do Agenda Bahia, publicada entre agosto e outubro de 2011, está na final estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A série foi coordenada pela jornalista Rachel Vita, editora de conteúdo do Agenda Bahia. Foram selecionados 18 trabalhos nas categorias impresso, radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo. Mais dois veículos da Rede Bahia estão entre os finalistas de telejornalismo: TV Bahia (duas indicações) e TV São Francisco (duas indicações). Os vencedores, que vão concorrer ao Prêmio Sebrae nacional, serão anunciados quinta-feira.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/harmonia-recebe-ludmilla-e-ferrugem-em-gravacao-de-dvd-no-wetn-wild/
Gravação acontece na estreia d'A Melhor Segunda Feira do Mundo, no dia 6 de janeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-juice-wrld-morre-aos-21-anos-nos-estados-unidos/
Ele sofreu convulsão no aeroporto; artistas lamentam
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fotografa-faz-ensaios-para-negros-a-preco-acessivel-no-reconcavo/
Ellen Katarine também é trancista, dreadmaker e estudante de História na UFRB
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thiaguinho-chora-ao-cantar-musica-que-escreveu-para-fernanda-souza-veja/
Cantor começou a se emocionar durante a canção 'Deixa Tudo Como Está'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dancarino-morre-e-outras-duas-pessoas-ficam-feridas-em-ataque-de-faccao/
Três homens e uma mulher em um carro atiraram contra moradores em São João do Cabrito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-se-finge-de-gato-e-mia-embaixo-da-cama-para-nao-ser-achado-por-policiais/
Ele é suspeito de ter participado de um latrocínio em Fortaleza
Ler Mais