Serviços de buffet tem maior ganho médio no estado da Bahia

Segundo a plataforma Get Ninjas, faturamento por evento chega a R$ 900

Publicado em 30 de dezembro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO

Vantagem extra na comparação com a concorrência, presença digital e apelo de bom desconto são só alguns dos atributos que ajudam a garantir um bom lucro para quem presta um serviço. Mas onde é que está este maior ticket médio? 

A pedido do CORREIO, o GetNinjas,  plataforma que reúne mais de 30 mil de prestadores de serviços só na Bahia, listou os cinco serviços que acumularam maior lucratividade no estado. No topo do ranking estão os serviços de buffet, em que o ganho médio por festa chega a R$ 900. Em seguida vem os serviços de buffet, assistência técnica em televisão (R$ 430), pedreiro (R$ 330), assistência técnica  para geladeira e freezer (R$ 250) e assistência técnica para máquina de lavar (R$ 215). 

“Serviços para eventos ganham força no final de ano. Neste final de 2019, eventos foi o sexto serviço mais solicitado no mês de outubro, sendo que a maior parte dos pedidos foi para Aniversário (37%), Eventos de Formatura (19%) e Casamentos (18%). São cliente que, geralmente, costumam estar dispostos a investir mais, pois precisam planejar bem antes”, analisa o presidente do GetNinjas, Eduardo L'Hotellier.

Ainda de acordo com ele, os profissionais que se destacam diante da concorrência são aqueles que conseguem unir qualidade e atendimento. “Este é o grande diferencial. Na plataforma, por exemplo, os profissionais que têm mais avaliações positivas em seu perfil sempre acabam atraindo mais clientes”.

Valor agregado

Outro ponto importante para agregar valor ao produto ou serviços e, consequentemente, alcançar uma boa lucratividade está em conhecer bem não só o mercado, mas também o público, como afirma a analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), Valquíria de Pádua.

“O empreendedor deve adotar o comportamento de consumidor e analisar o que o levaria a adquiri-los. Dessa forma, ele terá noção de onde estão as oportunidades e como explorá-las”, explica.

A também analista do Sebrae, Taiane Jambeiro, acrescenta que o benefício faz toda a diferença aumenta a disposição do consumidor em comprar, independente do valor que irá pagar.

“O valor agregado está relacionado ao benefício que o cliente enxerga no produto ou serviço face ao preço que paga por ele. As pessoas compram soluções para resolver uma dor ou alcançar um desejo”. 

Experiência

O valor gasto pelo cliente depende muito da experiência que este empreendedor proporciona, como destaca ainda o do especialista em Gestão, Liderança e Vendas  e professor do MBA da Fundação Getúlio Vargas, Alexandre Baer.

“Busque inovar e criar novas soluções para que este consumidor tenha uma experiência altamente positiva e impactante, pois aí ele vai procurar esta experiência, que é valor e não preço”. 

Para o diretor de operações da plataforma de solução para empreendedores digitais, HeroSpark, Rafael Carvalho vale apostar em montar uma oferta que seja única, seja difícil de ser replicada por outros players, escalável e ainda que seja considerada melhor que as de seus concorrentes.

“Melhorar o seu mix de produtos, oferecer novas possibilidades a este cliente, serviços agregados e estimular a recompra são mais algumas alternativas que pode ajudar bastante também a faturar mais com o seu negócio”, pontua Carvalho. 

RELATO: EMPREENDEDORA GANHA R$ 4 MIL POR FESTA  Para Ana Carolina, final de ano aumenta o volume de encomendas, principalmente, para casamentos e eventos corporativos (Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO) Ana Carolina Baruck, empreendedora  Trabalho no ramo de buffet há oito anos e posso dizer que este é um mercado onde a gente comercializa um sonho e que há quem até vende o carro para fazer o casamento, mas não abre mão da festa. Por isso, o setor está sempre aquecido, principalmente, nesta época de fim de ano. Tenho duas festas por dia do final de semana fechadas até dezembro, sem contar com os eventos corporativos que dominam de segunda à sexta-feira. Em média, eu chego a  faturar até R$ 4 mil em uma festa para 100 pessoas. Claro que o preço é importante para quem quer ter um bom ticket médio pelo serviço que presta, mas eu acredito que acima do preço está a estratégia de sonhar esse sonho junto com o cliente. Ou seja, você precisa oferece um atendimento maravilhoso e conquistar a confiança dele, porque ele está pagando para ver um sonho acontecer. Eu mostro o que realmente posso oferecer já que preço, sempre vai ter outro profissional que vai cobrar mais caro ou mais barato, mas o diferencial está mesmo em construir esse laço com o seu cliente. É aí que ele vai dizer sim ou não. Se não criar esse vínculo - independente do preço - não tem negócio. Outro fato que agrega muito é a forma de pagamento. Á vista, esse cliente vai ter um desconto melhor, algo entre 5% a 10%, coisa que é mais difícil no pagamento a prazo, dependendo da data da festa. Uma forma a mais de buscar estes clientes são as plataformas para prestadores de serviços, já que as pessoas estão hoje dia em totalmente online. O cliente que eu consigo offline, na verdade, são as indicações. Vale apostar nestas plataformas para buscar novos clientes e novas abordagens e com isso, aumentar também seus ganhos. Seja doce ou salgado, decoração ou na oferta de mão de obra para trabalhar nas festas, o cliente busca mesmo é qualidade. É muito bom quando você o ouve dizer no dia da festa que você fez que estava tudo exatamente como ele sonhou e imaginou. Empatia é fundamental.

OS CINCO SERVIÇOS COM MAIOR TICKET NA BAHIA

Buffet completo (que abarca apenas a comida, apenas o espaço ou as duas coisas juntas)  R$ 900

Assistência técnica de televisão  R$ 430

Pedreiro  R$ 330

Assistência técnica (geladeira e freezer)  R$ 250

Assistência técnica (máquina de lavar roupa)  R$ 235   

LUCRO DO NEGÓCIO

Como precificar?  É importante levar em consideração os gastos com material, deslocamento, a complexidade e tamanho do trabalho, como também o tempo de execução necessário para prestar aquele serviço ou desenvolver o produto. 

Aprimoramento Na hora de agregar valor, é necessário também aprimorar aquilo que vende. Isso exige pesquisa de pmercado, concorrentes, testes e ouvir também o cliente. Não perca a qualidade de vista. 

Promoções e combos O empreendedor pode apostar também nesta estratégia para aumentar sua competitividade na hora de vender. No entanto,  No entanto, é preciso ter o cuidado em poder atender o aumento da demanda que venha a surgir. Também é necessária uma atenção com o custo de produção para não acabar comprometendo seu lucro. 

Vantagem O empreendedor precisa deixar bem claro para o seu consumidor qual a real vantagem do seu produto em comparação com o concorrente. Quando o benefício é mais alto que o custo, o primeiro determina a compra. 

Estímulo ao consumo Uma outra estratégia para estimular a compra está na oferta de descontos progressivos. Isso estimula o consumo diante de um cliente que  não quer perder o benefício do desconto. 

Credibilidade É fundamental construir esta relação de confiança. A segurança de que ele vai ter aquele produto ou serviço no prazo e com a qualidade que ele espera faz toda a diferença - essa credibilidade bem consolidada supera o preço.