Serviços municipais essenciais estão garantidos até quarta, diz prefeito

Prefeitura lançou operação priorizando áreas essenciais; obras estão suspensas

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 25 de maio de 2018 às 18:50

- Atualizado há um ano

Com a crise no abastecimento, os baianos têm sofrido com a falta de muitos produtos. Para que não faltem serviços essenciais em Salvador, a prefeitura resolveu lançar, na tarde desta sexta-feira (25), uma série de medidas sobre funcionamento de serviços durante a greve. O prefeito ACM Neto estabeleceu transporte público, saúde e limpeza urbana como prioritários na operação de contingência.

Para o transporte público, ele afirmou que a frota reduzida será mantida nas próximas segunda, terça e quarta do mesmo modo que aconteceu já nesta sexta: nos horários de pico, 80% da frota deve circular, nos demais horários rodam 40%. Nesse sábado, a frota, que normalmente já é reduzida, circulará com 50% da capacidade e no domingo, 30%."É bom informar que não havendo suspensão no movimento de paralisação do abastecimento de combustíveis, a frota tem condição de rodar até quarta. Depois disso, há risco", afirma o prefeito.Ele considera a possibilidade de redução ainda maior a partir de quarta, caso a paralisação continue.

O prefeito explica que em relação aos serviços de limpeza urbana, a situação é mais complicada. Embora o município tenha se organizado para manter os serviços de coleta dentro da normalidade, o caminho para o aterro municipal está interditado na região do CIA-Aeroporto."Inevitavelmente, nós vamos ter problema", lamentou.Ele pede que a população fique atenta aos horários da coleta e procure reduzir a quantidade de lixo produzida para evitar acúmulo de resíduos na cidade. Plano de contingência prioriza transporte, saúde e limpeza (Foto:SECOM/PMS) O prefeito afirma também que até a próxima quarta-feira, o funcionamento das ambulâncias do Samu está garantido. "Estamos trabalhando em esquema de plantão para priorizar o funcionamento das UPAs e do Hospital Municipal", disse. Outra prioridade em relação à saúde são as unidades de atenção básica e os multicentros.

"Até segunda-feira, todas as operações da prefeitura estão planejadas", afirmou Neto. Se houver extensão da paralisação, um novo plano de contingência será divulgado no início da próxima semana.

[[publicidade]]

Obras suspensas Além das medidas prioritárias, o prefeito suspendeu as atividades regulares de infraestrutura, como as da Secretaria de Manutenção e da Defesa Civil, que só vão atuar em caso de emergência. "A cidade está num período de chuvas, a gente não pode desconsiderar a ocorrência de alguma necessidade urgente. É um trabalho de precaução", explica Neto.

Embora prefira uma solução democrática, o prefeito se mostrou a favor da decisão do presidente Michel Temer de acionar as forças federais para liberar as estradas, já que, em sua análise, o cidadão está pagando um preço alto pela manifestação.

"Eu sempre defendo o diálogo. Entendo que o ideal é que esse movimento possa ser suspenso, para que o Brasil volte à sua normalidade de funcionamento. Eu acho que o movimento é meritório, mas chegou num ponto que é preciso ter responsabilidade com o Brasil", opinou.  

A rede municipal de educação vai funcionar normalmente enquanto houver transporte público, de acordo com Neto. O dia D de vacinação, marcado para este sábado, também está mantido. O ponto facultativo dos servidores municipais não está descartado, mas o prefeito vai esperar o andamento das negociações com os caminhoneiros para tomar atitudes a esse respeito.

*Com supervisão do editor João Gabriel Galdea