Servidores estaduais da saúde protestam por problemas com Planserv

O ato aconteceu nesta terça-feira (26), no Hospital Roberto Santos

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Amorim
  • Gabriel Amorim

Publicado em 26 de fevereiro de 2019 às 23:14

- Atualizado há um ano

Um protesto organizado pelo Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde) ocorreu nesta terça-feira (26), no Hospital Roberto Santos, em Salvador. O ato tratou das dificuldades encontradas pelos servidores para utilizar o Planserv, plano de saúde da categoria.

Segundo a atual presidente do Sindsaúde, Ivanilda Brito, as dificuldades vêm ocorrendo desde o final do ano passado e o uso do plano tem sido cada vez mais difícil para as 520 mil pessoas atendidas. “Só conseguimos marcar as consultas para depois de dois ou três meses. Procedimentos não vem sendo autorizados e até para exames laboratoriais tem sido exigido relatório médico”, comentou ela.  

A presidente destacou ainda que os servidores não conseguem compreender a razão de tantas dificuldades, já que o plano é pago com desconto direto na folha de pagamento. “Não tem risco de inadimplência e ainda tem servidor no interior que é descontado e não utiliza o plano por não ter uma rede de atendimento”, destacou.

O Sindsaúde prometeu encaminhar nesta quarta-feia (27) um documento à Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), com questões relativas ao plano.  

Relembre Problemas envolvendo o plano de saúde dos servidores do Estado ocorrem desde o início deste ano quando algumas especialidades médicas, como anestesistas, suspenderam seus atendimentos eletivos através do plano. A cirurgiã plástica e presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), Ana Rita de Luna, explica a posição das categorias. “Desde o final do ano passado tivemos assembleias para discutir a questão até que algumas especialidades decidiram suspender os atendimentos de procedimentos eletivos”, esclareceu. 

A suspensão do Sindimed ocorre desde o último dia 6 de fevereiro e não atinge procedimentos de urgência e emergência. Segundo a médica, a categoria protesta, principalmente, pela revisão de tabela para algumas especialidades. “Tem especialidades que a anos não tem revisão. E não se trata só de pagamento Essa falta de revisão implica nos procedimentos médicos, já que a tabela não se atualiza com o melhor que a medicina tem para oferecer”, explicou. Desde que a decisão foi tomada, o Sindimed ainda não conseguiu diálogo para tentar solucionar a questão.

Procurada, a Saeb informou, por meio de nota, que o Planserv está em pleno funcionamente e “que sempre mantém diálogo com seus prestadores e com entidades sindicais”.  

* Com supervisão da editora Mariana Rios