Sessão gratuita exibe ‘Pátio’, primeiro filme de Glauber Rocha, e evoca Castro Alves

entretenimento
17.03.2022, 19:45:00
(Foto: Paula Fróes/Arquivo CORREIO)

Sessão gratuita exibe ‘Pátio’, primeiro filme de Glauber Rocha, e evoca Castro Alves

Evento no Cine Metha Glauber Rocha celebra os aniversários do poeta e do cineasta, que nasceram no dia 14 de março

Uma parceria do Cine Metha Glauber Rocha com o Sebo Galáxias comemora os aniversários de Castro Alves e de Glauber Rocha, ambos nascidos no dia 14 de março, no próximo domingo (20), às 18h, com uma sessão gratuita do filme "Pátio" (1959), o primeiro do cineasta baiano que se dizia uma encarnação do poeta. 

Será promovido também um recital ao pé da estátua, em plena praça, e o leilão do livro "A Filha de Castro Alves", também de 59, hoje uma raridade esquecida, que trata em estilo reportagem da vida de Vírginia Hylda de Castro Alves Gonçalves, a filha do poeta que a História não menciona.

Livro raro, 'A Filha de Castro Alves', de J. Mattos Filho, está no acervo do Sebo Galáxias (Foto: Reprodução)  

"A quantidade de coincidências é de fato muito intrigante: a data de nascimento, as mortes aos 24 e 42 anos, que é a mesma idade invertida, e inclusive o ano de lançamento do livro e do filme que exibiremos. Tudo leva a crer que Glauber não blefava ao dizer que era uma reencarnação de Castro Alves. E estando no Cine Glauber na Praça Castro Alves, não poderíamos deixar passar em branco o aniversário. 14 de março deveria ser instituído data excepcional na Bahia, dedicada à propagação artística", diz o poeta James Martins, curador do Sebo Galáxias.

Serviço
O quê: Celebração a Glauber Rocha e Castro Alves, com exibição de "Pátio"
Onde: Cine Metha Glauber Rocha, Praça Castro Alves
Quando: Domingo (20), às 18 horas
Quanto: Gratuito!

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas