Sessenta anos da UE são marcados por manifestações contra o Brexit

Início formal do processo de saída do bloco está previsto para esta quarta-feira (29)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de março de 2017 às 20:15

- Atualizado há um ano

Milhares de manifestantes se reuniram neste sábado (25) no centro de Londres para protestar contra os planos do Reino Unido de se retirar da União Europeia (UE). A marcha Unite for Europe incluiu muitas bandeiras da UE apenas alguns dias antes do país iniciar formalmente seu processo de saída do bloco, previsto para quarta-feira (29).

A manifestação acontece três dias após um ataque terrorista em frente ao Parlamento britânico que deixou quatro mortos. Os organizadores consideraram adiar a passeata, mas decidiram ir em frente.

O dia de ontem marcou os 60 anos de fundação da União Europeia. Em Berlim, manifestantes derrubaram simbolicamente um muro feito de caixas de papelão no local onde a cidade foi dividida, em outro sinal de apoio à unidade do bloco europeu. Foi realizada uma passeata próxima ao Portão de Brandemburgo, que já foi símbolo das divisões da Alemanha, e agora simboliza sua unidade. Os participantes lançaram balões nas cores da bandeira da União Europeia.

Os organizadores estimaram a participação em 6 mil pessoas. Líderes europeus se reuniram, ontem, em Roma, onde assinaram uma declaração formal de unidade para marcar a data.