Sete estádios brasileiros querem receber final da Libertadores

Brasil é o recordista de candidaturas; Argentina e Peru também disputam

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2019 às 19:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Portal da Copa

A Libertadores deste ano está próxima de entrar em sua fase semifinal. Flamengo, Grêmio e Boca Juniors já estão garantidos na penúltima etapa da competição mais importante das Américas, restando a apenas a definição do confronto entre Cerro Porteño e River Plate para fechar o adversário do Boca. Ou seja: Argentina, Brasil e Paraguai ainda estão no páreo.

Contudo, brasileiros e argentinos também estão de olho na próxima edição da Copa. Junto aos peruanos, formam a trinca de nações candidatas a sediar a final do próximo torneio. A partir deste ano de 2019, a decisão é resolvida em jogo único. Nesta temporada, a final será noEstádio Nacional de Santiago, capital do Chile.

O Brasil é o recordista de candidaturas. Ao todo, são sete estádios no páreo: Maracanã, Morumbi, Beira-Rio, Mineirão, Mané Garrincha, Itaquerão e Arena do Grêmio. Lima, no Peru, e as cidades argentinas de La Plata e Córdoba fecham a lista de elegíveis.

A Conmebol se reuniu nesta semana com representantes dos dez estádios e deixou uma espécie de exercício de casa para todos: até a próxima quinta-feira (5), os candidatos precisam responder um caderno de encargos. Esse documento, de 48 páginas, cobra que os organizadores apresentem garantias para a realização do jogo junto a órgãos públicos locais.

O resultado do "processo seletivo" será divulgado no próximo mês de setembro. Todos os cadernos de encargos serão avaliados pela Conmebol, que vai preparar um relatório final com o vencedor.

As cidades brasileiras têm preferência para conseguir sediar a final. Isso porque a maioria dos estádios passou por reformas ou foram inaugurados para a Copa do Mundo de 2014. A única exceção é o Morumbi. 

Confira lista de candidatos: Maracanã - Rio de JaneiroCapacidade: 78.838Inauguração: 1950 | Reinauguração: 2013

Mineirão: Belo HorizonteCapacidade: 58 milInauguração: 1965 | Reinauguração: 2012

Morumbi - São PauloCapacidade: 67 milInauguração: 1960

Arena Corinthians - São PauloCapacidade: 48 milInauguração: 2014

Beira-Rio - Porto AlegreCapacidade: 50 milInauguração: 1969 | Reinauguração: 2014

Arena Grêmio - Porto AlegreCapacidade: 55.662Inauguração: 2012

Mané Garrincha - BrasíliaCapacidade: 69.349 Inauguração: 1974 | Reinauguração: 2013

Estádio Nacional - Lima (Peru)Capacidade: 43 milInauguração: 1952

Mario Kempes - Córdoba (Argentina)Capacidade: 57 milInauguração: 1976

Estádio Único - La Plata (Argentina)Capacidade: 53 milInauguração: 2011