Setembro traz Primavera, Netuno e ocultação de Marte pela Lua; confira o calendário celeste

mundo
02.09.2020, 13:18:00
Atualizado: 02.09.2020, 13:20:52
Céu do mês: ocultação de Marte pela Lua e início da primavera iluminam setembro (Jean-Joseph Napoléon/Unsplash)

Setembro traz Primavera, Netuno e ocultação de Marte pela Lua; confira o calendário celeste

Se você gosta de astronomia, atente-se para as datas mais importantes do cosmos neste mês

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Com a chegada de setembro, o mês receberá a Primavera, no dia 22 deste mês, e ainda contará com alguns fenômenos celestes durante os próximos últimos dias de Inverno. Entre os destaques estão a ocultação de Marte pela Lua na noite do próximo sábado (5). A ocultação poderá ser observada de quase todo o Brasil. As informações são da Revista Galileu.

Setembro reserva também alguns fenômenos celestes. Se você gosta de astronomia, atente-se para as datas mais importantes do cosmos neste mês:

  • Dia 5: Por trás da Lua

Pelo segundo mês consecutivo, a Lua se posiciona muito próxima a Marte, e em quase todo o território nacional será possível observar nosso satélite ocultando o planeta vermelho. Isso acontece a partir das 23h30min (horário de Brasília) para os estados mais a oeste. Os observadores mais a leste verão a ocultação um pouco mais tarde, após a meia-noite.

  • Dia 11: Procurando Netuno

O oitavo planeta é um desafio aos observadores do céu, e só pode ser encontrado com auxílio de telescópios. Nesta noite, Netuno atinge a melhor posição para observação. Procure seu pálido disco azulado na constelação de Aquário, não muito longe da estrela Phi Aquarii.

  • Dia 22: Encontro ao crepúsculo

Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, faz uma aproximação com a estrela Spica, alfa de Virgem. O encontro acontece no comecinho da noite desta segunda-feira. Use a Lua crescente como referência. O par estará diretamente abaixo dela, no horizonte oeste.

  • Dia 22: Sol ao Sul

Às 10h31min (horário de Brasília) o Sol atravessa o equador celeste e adentra a metade sul do céu. É o início da primavera no hemisfério sul e do outono no hemisfério norte. Os dias ficam cada vez mais longos.

*Matéria originalmente publicada em O Povo Online, parceiro do CORREIO pela Rede Nordeste

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas