Setores público e privado da Bahia participam de evento sobre desenvolvimento social

‘BA Avança Experience’ promoveu visita a polos de inovação e sustentabilidade de Salvador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2021 às 18:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: Junior Gois/Divulgação
. por Junior Gois/Divulgação

Sabe o que significa ser ESG para o mundo dos negócios? Em inglês, Environmental, Social and corporate Governance (ESG). Em bom português, significa ser uma empresa com ótimas práticas ambientais, sociais e de governança. Uma forma de trabalho diferente que teve a sua essência e o seus resultados demonstrados para empresários baianos e autoridades do setor público no evento 'BA Avança Experience', nesta quarta-feira (24). 

Uma verdadeira tour apresentada pela Amcham Salvador, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, e elaborado para desenvolver nos empresários do estado um olhar socioeconômico. No passeio, que contou com a presença da vice-prefeita Ana Paula Matos, os participantes fizeram um roteiro por armazéns de alimentos nos bairros de Pau da Lima e Vila Barro Branco.

[[galeria]]

Experiência que, para Iara Schimmelpfeng, diretora de operações e suprimento da Petrobahia, foi fundamental. "É muito interessante poder ver ações desenvolvidas na cidade que, às vezes, a gente nem sabia. Por mais que tivesse uma publicidade aqui e ali, nunca fomos visitar. Essa conexão com inovação é algo muito importante", diz.

Milena Oliveira, vice-presidente de marketing e relacionamento da Rede UniFTC, concordou com Iara e ressaltou o valor do diálogo entre gestão municipal e empresários."A integração entre os setores público e privado, além do Sebrae, que está no caminho, permite estabelecer parcerias que são o caminho para o desenvolvimento social. Sem dúvidas, é importante ver que é possível e o potencial que temos para isso", destaca.A avaliação positiva do evento não foi feita apenas pelo empresariado. Autoridades do setor público também gostaram da integração, como conta Ivan Paiva, diretor de Resiliência da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador (Secis).

"Empresários de várias áreas viram de perto os nossos projetos na área inovação que são feitos com negócios de impacto social e também o nosso equipamento daqui do COLABORE, que é feito de contêineres reaproveitados e todos os sistemas de tecnologia sustentáveis aqui implantados que são um exemplo", fala Paiva 

Outra que celebrou a oportunidade de estar em contato com os empresários foi Sandra Paranhos, diretora geral da ONG Parque Social, que quis apresentar algo específico na tour:

“Uma possibilidade de que Salvador seja realmente a cidade do futuro, onde existem vários projetos para que a nossa sociedade se torne resiliente e, para o seu povo, o melhor que pode existir em trabalhos sociais, que é nosso foco. Tudo isso para disponibilizar o que as comunidades mais carentes precisam através dos nossos projetos desenvolvidos aqui", conta. 

Lilian Martins, líder regional da Amcham, afirma que o evento foi uma grande oportunidade para o empresariado vivenciar a experiência do ESG. “Além da troca entre os participantes, viver a experiência de conhecer projetos sociais tão importantes in loco faz com que empresa e sociedade possam caminhar juntos, com um olhar do futuro que já é presente ”, conclui Lilian.